About Me

header ads

[RESENHA #648] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 17: REMBRANDT


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Foi só Lucas colocar sua boina e começar a pintar seu autorretrato e pronto, lá vai ele, acompanhado de Laura, para mais uma viagem ao mundo da pintura. Naquele dia foram parar no ano de 1635, quando Rembrandt acabava mais um de seus famosos autorretratos. 


Rembrandt Harmenszoon van Rijn, nasceu no dia 15 de julho de 1606 em Leiden, na Holanda. Desde muito cedo, se revelou talentoso e sempre teve o apoio de seus pais. Nono filho da família, Rembrandt, começou a ter aulas muito cedo, mal sabia pegar num pincel.

Com dezenove anos de idade, Rembrandt, abriu estúdio com um amigo. Logo, depois, mudou-se para Amsterdã, onde começou a trabalhar como retratista. O sucesso também chegou cedo na vida do pintor, pois logo os artistas queriam aprender suas técnicas inovadoras e os mais ricos queriam um quadro do jovem pintor.


Depois de se casar com a mulher de sua vida, Saskia van Uylenburg, a sobrinha do negociante de suas obras, Rembrandt criou obras que ficaram muito famosas, como A Ronda Noturna, que na verdade nunca foi o nome original da obra, como foi descoberto em 1947. 

Rembrandt foi um homem talentoso, mas sofreu muito com a morte dos filhos e de sua mulher. Viveu até o sessenta e três anos e deixou uma obra lindíssima e inovadora. Quadros como A Noiva Judia, onde demonstra tamanha destreza com as técnicas de pintura como espessuras, sombras, profundidade e transparências, se tornou um dos mais apreciados e valiosos do mundo.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Rembrandt
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Alex Gozblau
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934327
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

2 Comentários

  1. oi!
    Que legal :D eu não conhecia essa Coleção Folha Pintores para Crianças, vou comprar para meus sobrinho ele ama pintar...

    ResponderExcluir
  2. Olá, amei poder ver algumas fotos do interior da edição, a coleção parece sensacional, trazendo a história de artistas famosos como esse pintor de uma forma muito bacana para o público mais jovem.

    ResponderExcluir