Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Nem bem Lucas começou a pintar um quadro de sua amiga Laura e pronto, já foram eles viajar no tempo e rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1598, quando Caravaggio estava pintando o deus romano do vinho, das festas e da natureza, Baco.


Michelangelo Merisi, nasceu em 29 de setembro de 1571, em Milão e boa parte de sua infância passou na casa de seus avós, em Caravaggio, de onde Merisi escolheu seu nome artístico.

Com uma família que sempre investiu na formação artística de Caravaggio, já com treze anos começou a ter aulas com um dos mais importantes artistas da cidade. Com vinte e um anos, pegou suas malas e se mudou ara Roma e não demorou para que seu talento fosse reconhecido. Caravaggio recebeu um convite do cardeal Del Monte para decorar a Capela Contarelli, na Igreja de São Luís dos Franceses, o que foi um enorme sucesso.


Caravaggio nunca foi uma pessoa muito tranquila, sempre estava se envolvendo em brigas e confusões, e foi por causa de uma dessas brigas que ele teve que fugir de Roma e acabou indo parar em Nápoles, onde andava pelas ruas em busca de inspirações para seus quadros e, claro, mais confusões. 

Por onde passava, Caravaggio, era convidado para pintar igrejas, capelas, palácios, catedrais e muito mais, seus quadros eram verdadeiras obras-primas, como o Amor Vitorioso, que deu muito o que falar na época ou São Mateus e o Anjo, que chegou a ter duas versões, sendo uma delas destruídas na Primeira Guerra Mundial.


Caravaggio tinha o sonho de poder voltar para Roma, mas foi no caminho de volta, no verão de 1610, muito doente e aos trinta e oito anos, que Michelangelo Merisi se despediu da vida, deixando um legado impressionante de obras de valores incalculáveis para o mundo da arte.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Caravaggio
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Canizales
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934341
Onde Comprar: Coleções Folha


0 Comentários