About Me

header ads

[RESENHA #655] DESAFIADORES DO DESTINO - FELIPE CASTILHO

Sinopse: As Ilhas Falkland estão mergulhadas em uma sangrenta disputa territorial entre dois reinos: Lemúria e Atlântida. Muitos inocentes já morreram ao longo do conflito, incluindo os gorgs, moradores originais do lugar. Para isso, a ORU (Organização dos Reinos Unidos) envia uma equipe diplomática até o distante sul para tentar pôr um ao conflito. Liderados pela misteriosa Lune Lefevre, uma equipe é montada às pressas: uma mulher indestrutível, um gênio excêntrico que usou o próprio cérebro em um experimento envolvendo autômatos, um meio-atlante bilionário e um homem treinado nas artes de combate de todas as tribos indígenas das Américas. Do meio deste grupo improvável poderá surgir a solução para o fim do conflito ou o evento que desencadeará uma destruição muito maior que a disputa territorial. "Desafiadores do Destino: Disputa por Controle" é uma aventura em que a magia de deuses antigos e monstros esquecidos encontra as engrenagens e autômatos de mentes muito à frente de seu tempo. 

Resenha: Desafiadores do Destino foi publicado pela Avec Editora e que foi projetado e elaborado por seis mãos: Felipe Castilho (autor), Mauro Fodra (desenhista) e Mariane Gusmão (colorista). Aqui conhecemos o conflito por território entre os poderosos reinos de Atlântida e Lemúria, mas para acabar com os constantes conflitos entra em cena a ORU (Organização dos Reinos Unidos). Essa organização une pessoas com habilidades excepcionais, na verdade mercenários dotados de certas habilidades para realizar uma missão diplomática entre os dois reinos e a reunião ocorre nas ilhas Faukland habitadas pelos Gorgs quem sofrem com essa guerra.

O grupo de mercenários é liderado por Lune Lefevre, uma mulher misteriosa que esconde o seu passado e carrega em seu próprio corpo uma força descomunal; Nay uma mulher considerada indestrutível e que carrega um profundo desejo de vingança. Além delas há um cientista extremamente maluco que tem o Dr. Frankenstein como rival. Também compõe o grupo um guerreiro índio e um meio-atlante milionário. Esse encontro não ocorre conforme o esperado pela ORU e o acordo de paz vai por água abaixo, agora os mercenários precisam lutar pelas próprias vidas.
Opinião: Eu voltei a ler quadrinhos e principalmente a ler quadrinhos nacionais por meio da Avec Editora que investe constantemente em talentos nacionais e "Desafiadores do Destino" foi mais uma experiência agradável proporcionada pela editora. Felipe Castilho criou um enredo redondo e bem equilibrado, a leitura fluiu muito bem devido a história envolvente. Castilho apresenta em parceria com o ilustrador Mauro Fodra e a colorista Mariane Gusmão um mundo incrível e extremamente vivo aos olhos do leitor.

Os personagens são interessantes e bem construídos, mas não há um grande aprofundamento na história deles e também nenhum deles conseguem sobressair diante do outro, isso ao meu ver está relacionado com a história que é de certa medida curta. Mas isso não é algo negativo, pois provavelmente novos volumes virão.

Esse é um quadrinho steampunk (subgênero da ficção científica) e o clima de steampunk fica bem claro diante das máquinas e engenhosidades apresentadas. É interessante acompanhar a relação entre os grandes prédios e tecnologias em face aos índios e comunidade tribal. Em suma, a narrativa visual de Mauro Fodra é espetacular e figura como um dos grandes pontos positivos do quadrinho/graphic novel. Outro aspecto positivo são os seres e criaturas diversas e bizarras apresentas ao longo da trama, isso me deixou particularmente interessado e fascinado.
Desafiadores do Destino é uma leitura divertida, faz uso de referência as mitologias africana e européia, tem um pouco dos clássicos do terror e da ficção científica, além de uma bela pitada de aventura e ação. Apesar de ser um volume introdutório, Desafiadores do Destino me deixou extremamente curioso para conhecer mais sobre esse universo fantástico e mal posso aguardar pelos próximos volumes.

Ficha Técnica:
Título: Desafiadores do Destino: Disputa Por Controle
Autor: Felipe Castilho
Ilustrador: Mauro Froda
Cores: Mariane Gusmão
Editora: Avec
Páginas: 64
Ano: 2018
ISBN: 9788554470289
Onde Comprar: https://amzn.to/2RW0cAN

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Olha que bacana, temos tantos autores talentosos em nosso país, gostei muito de conhecer essa hq tão criativa escrita por um brasileiro. Desejo sucesso nesse e nos próximos volumes!

    ResponderExcluir
  2. Oi,tudo bem ?

    Nossa amei a dica,pois semana passada conheci as HQ´S da editora Avec (Carnívora e Le Chevalier) e até agora estou curtindo muito . Com toda certeza está também é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  3. Que legal, mais brasileiros nos mundos dos quadrinhos. Ótima pedida para quem é fã.

    ResponderExcluir
  4. Adoro quadrinhos e graphic novels. Meu gênero de leitura favorito. Eu não conheço muitos quadrinhos nacionais além de Maurício de Sousa, acho que preciso pesquisar mai um pouco.

    Adorei essa indicação, abraços!

    ResponderExcluir
  5. Que HQ irada! Confesso que fiquei bem curioso para saber dessa história. Eu preciso voltar a ler HQs com mais frequência, que bom das editoras estarem investindo nesse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de ler HQ. E achei bem interessante esse fato de vc voltar a ler principalmente quando se trata de HQ's nacionais. Essa HQ parece ser bem envolvente.

    ResponderExcluir
  7. Muiot bacana sua abordagem, gosto deste subgenero Steampunk tenho uma amiga que é loka mesmo pelo genero. Gostei demais de conhecer esta HQ vou mostrar seu post.

    ResponderExcluir