About Me

header ads

[RESENHA #661] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 22: ALMADA NEGREIROS


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Laura adorava quando Lucas se preparava para pintar mais um quadro dela, principalmente pelo fato que todas as vezes era só Lucas começar a pincelar e pronto, viajavam no tempo rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1935, quando Almada Negreiros pintava uma tela de sua mulher, a pintora Sarah Afonso e seu filho, José.


José Sobral de Almada Negreiros nasceu no dia 07 de abril de 1893, na Roça da Saudade em São Tomé e Príncipe, uma colônia portuguesa. Lá viviam o pai, um tenente da cavalaria, a mãe e os irmãos José e Antônio. Mas com a morte da mãe, muito cedo, os irmãos tiveram que ir estudar no colégio interno de Capolide, em Lisboa. Um tempo depois, Almada foi estudar na Escola Internacional, onde os professores e alunos já aplaudiam seu enorme talento.

Aos vinte anos de idade, Almada, já havia inaugurado sua primeira exposição, que foi, inclusive, alvo de uma crítica positiva do maior poeta português, Fernando Pessoa, o que gerou uma forte amizade entre os dois. E não foi apenas essa amizade célebre que gerou frutos, alguns anos depois, Pardal Monteiro, um dos arquitetos mais respeitados da época, convidou Almada para desenhar os vitrais da nova igreja de Nossa Senhora de Fátima, e nunca mais se separam tamanha amizade.


Outro projeto fruto da amizade entre Almada e o arquiteto, foi o painel Partida de Emigrantes, que retratava o país na década de 1940, feito para a Gare Marítima de Alcântara e da Roca do Conde Óbidos. Também em 1941, Almada foi homenageado pelo governo, através do Secretariado de Propaganda Nacional, um agrado ao "Mestre", que contava na época com quarenta e oito anos de idade. 

Sua última obra foi encomendada pela Fundação Calouste Gulbenkian e Almada deu o sugestivo título de Começar, um painel de grandes dimensões gravado em pedra calcária. Pintor, poeta-pensador com um grande senso de humor, dramaturgo, romancista, desenhista e bailarino, José de Almada Negreiros nos deixou em 15 de junho de 1970, em Lisboa.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Almada Negreiros
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Sebastião Peixoto
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934372
Onde Comprar: Coleções Folha





Postar um comentário

9 Comentários

  1. Uau! Uma ótima forma de colocar as crianças em contato com a arte clássica, bem mais atrativa do que as enfadonhas aulas de arte que as escolas proporcionam, é disso que os pequenos precisam para se interessar pela rica cultura que há no mundo: que seja lúdico!

    Ótima sugestão!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gente?! Como assim? Não sabia disso, fiquei super interessada para comprar pros meus filhos. Vou procurar por aqui. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu estou adorando essa Coleção Folha Pintores para Crianças <3 esta belíssima...

    ResponderExcluir
  4. adorei o livro, parece ser ótimo!
    as pinturas certamente chamam atenção das crianças

    ResponderExcluir
  5. Que inciativa maravilhosa da Folha! Uma coleção sobre pintores apresentada de uma forma lúdica e bastante atraente para os pequenos, muito bacana. Quem tem filhos não pode deixar de adquirir :)

    ResponderExcluir
  6. olá , que bela coleção , é uma iniciativa bem interresante ,essa imersão dos baixinhos com a pintura . Já quero comprar para os netos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esta coleção, que maneira maravilhosa de atrair as crianças para o mundo das artes.

    ResponderExcluir
  8. Achei incrível a ideia da Folha de trazer grandes pintores em histórias voltadas para as crianças. O livro está lindo, as ilustrações são incríveis. Acredito que serão livros que agradarão a todos, adultos e crianças.

    ResponderExcluir
  9. Oi,tudo bem ?

    Amei essa coleção, encontramos uma edição e obra,mas linda que a outra. Uma ótima indicação .

    ResponderExcluir