About Me

header ads

[RESENHA #666] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 24: RAFAEL


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Quando Lucas tinha uma ideia para uma pintura, Laura já sabia que eles iriam viajar no tempo rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar na Itália no ano de 1506, quando Rafael dava as últimas pinceladas em seu autorretrato.


Rafael Sanzio nasceu na cidade italiana de Urbino no dia 06 de abril de 1483 e cresceu em maio as artes em geral durante o reinado de Frederico III de Montefeltro, o Duque de Urbino, que desejava que sua cidade se tornasse o centro do movimento Renascentista.

Rafael era um prodígio e aos quinze anos já havia pintado um autorretrato. Mas o pequeno Sanzio teve que se mudar para a casa de seu tio, após a morte de seu pai. Foi lá que se aproximou da arte sacra, pois seu tio era um sacerdote. Logo depois, Rafael começou a ter aulas com Pietro Perugino, um famoso mestre italiano que influenciou muito a sua forma de pintar.


Em 1504, Rafael se muda para Florença onde é recebido de braços abertos e é convidado para participar da decoração da igreja de São Francisco, onde cria o quadro O Casamento da Virgem, que lhe dá bastante prestígio e abre as portas de seu sucesso, tanto que quatro anos depois, Rafael se vê trabalhando na residência oficial dos altos membros da Igreja Católica, no Vaticano, criando o painel batizado de Escola de Atenas, onde retrata os filósofos da antiguidade, Aristóteles e Platão.  

Em 06 de abril de 1520, no mesmo dia em que completava trinta e sete anos de idade, Rafael Sanzio nos deixava, na mesma cidade em que nasceu, por sinal. Um artista prodígio de enorme talento e que por toda a sua curta vida, pode fazer o que mais amava, a pintura.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Rafael
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Nívola Uyá
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934396
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Amei seu artigo, estou acompanhando seu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!

    Parabéns!

    Meu Blog: Resultado Cap Legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taynara, fico muitíssimo agradecido. Isso é o nosso combustível para continuar trazendo informações, dicas e resenhas para vocês. Mais uma vez, muito obrigado e volte sempre sim.... beijos.

      Excluir