Sinopse: O serial killer mais adorado do país está de volta. Em Querido e devotado Dexter, um novo assassino em série assusta as ruas de Miami tanto pela técnica quanto por sua ousadia. Perturbado, Dexter se vê obrigado a deixar o disfarce de bom moço de lado para percorrer um caminho instigante, no qual por vezes se confundem caça e caçador. Esse é o segundo livro de Dexter, que inspirou a série de televisão homônima. O famoso protagonista trabalha na polícia, mas desde cedo seu real ofício é liquidar os serial killers, sempre camuflado e sem levantar suspeitas. 

Resenha: Querido e Devotado Dexter é o segundo volume da série Dexter e foi publicado originalmente em 2005 nos Estados Unidos e chegou aqui no Brasil em 2009 por meio da editora Planeta de Livros. Aqui Dexter tenta se manter ainda mais focado no seu hobby noturno e para isso precisa tomar todos os devidos cuidados, deve manter a sua aparência de bom moço e ser muito astuto, pois ele tem alguém em seu rastro, esse alguém é nada mais, nada menos que um companheiro do Departamento de Polícia de Miami, é o Sargendo Doakes.


“Meu querido lado obscuro me instiga a atacar – agora -, mergulhar meus caninos enluarados na carne vulnerável, ah, tão vulnerável, do lado oposto da cerca. Mas ainda não é o momento, e então espero, vigiando minha vítima, que se esgueira, de olhos arregalados, sabendo que algo a observa, mas sem notar que estou aqui, a três passos da cerca. Poderia deslizar facilmente, como a lâmina que sou, e executar minha mágica, mas espero, pressentido, embora invisível.” p. 9

Doakes está de olhos abertos em Dexter e fica em cima de Dexter, para isso ele precisa abdicar de várias coisas em sua vida. Doakes pressente e acredita que Dexter tem algum segredo bem podre. O detetive não sabe que a sua presa precisa da noite para liberar o “Passageiro das Trevas” para brincar com criminosos que saíram ilesos de seus crimes. Enquanto tem o sargento em seu encalço, Dexter passa a dormir na casa de sua namorada Rita e esse é um lugar essencial para a poeira baixar, servindo como um disfarce perfeito.

“Há noites em que o Passageiro das Trevas precisa sair para brincar. É como levar o cão para passear. Podem-se ignorar os latidos e os arranhões na porta por algum tempo, mas cedo ou tarde o animal precisa sair à rua.” p. 15.

Mas essa tranquilidade e esse momento de sossego na vida noturna de Dexter não dura muito tempo, pois o destino coloca em seu caminho um serial killer extremamente cruel que deixa um rastro de assassinatos pela cidade. Esse serial killer é chamado por Danco, ele é um antigo colega de Doakes. Danco é um médico extremamente perigoso, cruel e está com sede de vingança, ele simplesmente gosta de amputar suas vítimas e isso chama a atenção do “Passageiro das Trevas”. Agora Dexter precisa correr contra o tempo para  ajudar a sua irmã Deborah Morgan (Debra) descobrir qual é a próxima vítima, enquanto precisa tomar todos os cuidados para não ser descoberto por Doakes.

Opinião: Primeiro quero deixar claro que adorei a escrita do Jeff Lindsay, é extremamente viciante, ele consegue manter um equilíbrio na trama e há momentos de tensão em diversas passagens da história, algo que me agradou bastante. Outro aspecto positivo são os personagens, eles são bem trabalhados, são complexos e chama atenção a ironia apresenta por Dexter, algo que dá um toque de humor na obra. Ainda sobre Dexter, é interessante acompanhar a relação dele com sua namorada Rita, o quanto ele esforça para tentar ser um excelente namorado, mas também para ter uma relação próxima com Astor e Cody, filhos de Rita.

Querido e Devotado Dexter é um livro que cumpre bem a proposta de suspense e horror, trata-se de um suspense policial intrigante, inteligente e muito sangrento. Durante a leitura é impossível não realizar uma comparação entre o Dexter do livro com aquele apresentado na série. Aqui o personagem é mais racional e sádico, além disso é ainda menos humano e achei particularmente interessante essa mudança de visão que tive sobre o personagem. Esse é um livro que recomendo para aqueles que gostam de romance policial, mas principalmente para aqueles que curtem esse universo de Dexter que muitos conheceram na TV.

Sobre o Autor: Jeff Lindsay é o pseudônimo do americano dramaturgo e romancista Jeffry P. Freundlich (nascido em 14 julho de 1952), mais conhecido por seus romances sobre sociopata vigilante Dexter Morgan. Muitas de suas obras publicadas anteriormente incluem sua esposa Hilary Hemingway como um co-autor. Sua esposa é sobrinha de Ernest Hemingway e um autor em sua própria direita. Lindsay nasceu em Miami e graduou-se Everglades Ransom High School em 1970, e de Middlebury College, Vermont, em 1975.


Ficha técnica:
Título: Querido e Devotado Dexter (Dexter #2)
Autor: Jeff Lindsay
Tradução: Eliana Rocha
Editora: Planeta

Páginas: 272
Ano: 2019
ISBN: 9788576654704
Onde Comprar: Amazon