[RESENHA #633] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 10: TARSILA DO AMARAL


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Nem bem Lucas começou a pintar um quadro com Laura de modelo, e pronto lá foram as nossas crianças em mais uma viagem rumo ao conhecimento do mundo da arte. Dessa vez foram parar no Brasil de 1928, em São Paulo, justamente quando Tarsila do Amaral pintava aquele que seria sua obra mais famosa, o quadro o Abaporu.


Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886 e, junto aos seus seis irmãos, cresceu feliz em Capivari, pequena cidade do interior de São Paulo. Ao cair da noite, frequentemente, ela e os irmãos cantavam acompanhados pela mão ao piano e ouviam o pai declamar poesia. Tarsila cultivou o gosto pela artes e o contato com as tradições e costumes da vida rural, o que acabou sendo evidenciado em toda a sua obra.

Quando pequena, foi morar em São Paulo na casa do avô e frequentar a escola. Logo depois, foi estudar em Barcelona, onde conheceu e ficou encantada com a pintura. Foi lá que fez a sua primeira pintura, uma imagem do Coração de Jesus.


Anos depois foi para Paris para frequentar a Academia Julian, onde se saiu muito bem. Com seu talento sendo reconhecido, foi aceita no Salão Oficial dos Artistas Franceses, onde se familiarizou também com os movimentos de vanguarda como o cubismo e o futurismo.

Com saudades do Brasil, Tarsila voltou para o país em 1922, quatro meses após a Semana de Arte Moderna. Logo se juntou com Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade e criaram o prestigiado Grupo dos Cinco, que defendia por meio da arte a cultura brasileira.


Bom, Laura e Lucas, além de terem vistos belas obras, conseguiram conhecer coisas muito interessantes dessa grande artista brasileira que foi premiada, respeitada e adorada no mundo das artes e também fora dela. Mas agora está na hora de irem para casa, mas logo, logo eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo. 

Ficha técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Tarsila do Amaral
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Vasco Gargalo
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934259
Onde Comprar: Coleção Completa/em lote/individual

Postar um comentário

0 Comentários