[RESENHA #635] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 11: KANDINSKY

Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Nem bem Lucas começou a pintar um quadro com Laura de modelo, e pronto lá foram as nossas crianças em mais uma viagem rumo ao conhecimento do mundo da arte. Como Lucas estava com vontade de pintar um quadro de balões, não deu outra, foi só começar e, junto com Laura, foram parar na Alemanha de 1930, justamente quando Kandinsky terminava um de seus quadros mais apreciados, o Shallow-deep.


Wasily Kandinsky nasceu em Moscou em 4 de dezembro de 1866, mas com a separação de seus pais, foi morar com uma tia em Odessa, na Ucrânia. Lá teve aulas de música e desenho, e isso tudo só com 5 anos de idade, quando já mostrava que tinha talento para as artes.
Mas foi só em 1895, com vinte e nove anos, que Kandinsky conseguiu seguir seu sonho de ser artista, logo depois de ver Montes de Feno, de Monet, pois depois disso, não deu mais para segurar seu grande desejo.


Em 1914, Kandinsky teve que abandonar tudo por causa da Primeira Guerra Mundial e voltar para sua terra natal, onde ficou até 1921, voltando para a Alemanha. Aos trinta e quatro anos, o pintor conseguiu, mesmo sendo autodidata, entrar para a Academia de Belas-Artes de Munique.

Com cinquenta e seis anos se tornou professor da escola Bauhaus e aos sessenta e sete, se mudou para Neully-sur-Siene, na França, onde foi convidado para participar de uma exposição em Nova York. Kandinsky foi ativo até o final de sua vida, em 13 de dezembro de 1944, falecendo como cidadão francês como queria.


Bom, Laura e Lucas, além de terem vistos belas obras, conseguiram conhecer coisas muito interessantes desse grande artista. Mas agora está na hora de irem para casa, mas logo, logo eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.
 

Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha técnica: 
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças 
Artista: Kandinsky 
Autora: Isabel Zambujal 
Ilustrações: Vasco Gargalo 
Editora: Folha de São Paulo 
Páginas: 32 
Ano: 2019 
ISBN: 9788581934266 

Postar um comentário

0 Comentários