[RESENHA #638] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 12: SALVADOR DALÍ

Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Foi só Lucas começar a pintar um quadro naquele dia de calor insuportável, e pronto, Laura já sabia que iriam em uma viagem rumo ao conhecimento do mundo da arte. Naquele dia foram parar na Catalunha, no ano de 1931, onde Salvador Dalí estava terminando uma de suas obras mais famosas, A Persistência da Memória


Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, nasceu na pequena cidade de Figueres, na Barcelona em 1904. Foi uma criança mimada e terrível, principalmente com sua irmã, Anna Maria, com quem brigava muito, para o desespero de todos na casa da família de Dalí.

No outono de 1922, Salvador Dalí entrou para a Escola de Belas-Artes, em Madri, onde conheceu o poeta Federico Garcia Lorca e o cineasta Luis Buñuel, dois gênios com quem também trabalhou, mas como a maioria dos artistas daquela época, não demorou muito para Dalí ir para Paris, onde foi apresentado ao movimento surrealista.


Em 1914, Kandinsky teve que abandonar tudo por causa da Primeira Guerra Mundial e voltar para sua terra natal, onde ficou até 1921, voltando para a Alemanha. Aos trinta e quatro anos, o pintor conseguiu, mesmo sendo autodidata, entrar para a Academia de Belas-Artes de Munique.

Em 1929, o artista conheceu Elena Ivanovna Diakonova, sua futura mulher e musa inspiradora em muitas de suas obras que viriam a ser criadas. Casaram-se no civil em 1934 e só quando Dalí chegou aos cinquenta anos é que se casaram na igreja. Foi um relacionamento nada tranquilo, mas com uma verdadeira história de amor.


Bom, Laura e Lucas, além de terem vistos belas obras surrealistas, conseguiram conhecer coisas muito interessantes desse grande mestre criativo e cheio de bom humor. Mas agora está na hora de irem para casa, mas logo, logo eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.



Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica: 
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças 
Artista: Salvador Dalí 
Autora: Isabel Zambujal 
Ilustrações: Sebastião Peixoto 
Editora: Folha de São Paulo 
Páginas: 32 
Ano: 2019 
ISBN: 9788581934273
Onde Comprar: Coleção Completa/em lote/individual
.



Postar um comentário

0 Comentários