[RESENHA #641] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL.13: LEONARDO DA VINCI


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Não tinha jeito, quando Lucas começava a desenhar algo, Laura já sabia que iriam em uma viagem rumo ao conhecimento do mundo da arte. Daquela vez foram parar em Milão, no refeitório dos padres de Maria delle Grazie, onde o grande Leonardo da Vinci terminava um de seus quadros mais famosos, A Última Ceia.


Nascido em 15 de abril de 1452, Leonardo da Vinci era filho de um tabelião e de uma componesa. Como seus pais não eram casados, até os cinco anos, o pequeno Leonardo viveu com sua mãe, mas depois disso passou a viver no campo com a família de seu pai e uma de suas brincadeira preferidas era observar os pássaros, talvez seu grande desejo de voar tenha nascido justamente alí naquelas terras onde viveu quando criança.

Ainda na adolescência, da Vinci mudou-se para Florença onde foi trabalhar na oficina do grande Andrea del Verrocchio, que diz a lenda que quando viu o talento de Leonardo, decidiu nunca mais pegar num pincel. Se a lenda é verdadeira ou não, uma coisa, Verrocchio viu com fidelidade: o grande talento daquele seu aluno que viria a ser um dos maiores artistas de todos os tempos.


Quando tinha trinta anos, da Vinci foi viver em Milão, onde ficou por dezessete anos. Foi nessa época em que criou A Última Ceia e também a prestigiada Virgem dos Rochedos, que por sinal existem duas versões da pintura.

Quando voltou a Florença, pintou um dos quadros mais conhecidos e apreciados de todos os tempos, a bela Gioconda, também conhecida como Mona Lisa. Além de ter criado um retrato que ficou marcado na história, da Vinci se utilizou de todo o seu conhecimento e técnica, principalmente, do sfumato [esfumaçado] para dar um ar de beleza misteriosa que ainda, nos dias de hoje, encanta a qualquer um que aprecie esse excepcional trabalho.


Bom, Laura e Lucas, além de terem conhecido um pouco mais sobre Leonardo da Vinci, que foi pintor, arquiteto, engenheiro, matemático, músico, escritor, inventor e muito mais, também puderam apreciar diversas pinturas fantásticas desse que pode ser considerado o maior artista de todos os tempos. Mas agora está na hora de irem para casa, mas logo, logo eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.
  

Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Leonardo Da Vinci
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Júlio Vanzeler
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934280
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

0 Comentários