[RESENHA #642] A CRIANÇA DE FOGO - S. K. TREMAYNE


Sinopse: O marido perfeito. O enteado perfeito. A mentira perfeita? Quando Rachel se casa com o maravilhoso David Kerthen e se muda para Carnhallow, sua vida é tomada por luxos, romance e um carinhoso enteado, Jamie. Porém, sua nova casa e sua nova família estão cercadas de segredos e mistérios que ela nem sequer consegue imaginar. O comportamento de Jamie começa a mudar, e suas perturbadoras profecias ameaçam abalar a sanidade de Rachel. À medida que o passado da família vem à tona, ela passa a questionar a verdade por trás da trágica morte da primeira esposa de David, temendo que a predição feita por seu enteado, de que ela irá morrer no dia de natal, se torne realidade. Fantasmas habitam os corredores de Carnhallow, mil anos de história ecoam nos frios túneis, antes ricas minas de estanho e cobre, que se expandem sob a propriedade, e a vida que Rachel acreditava ser perfeita de repente se torna um terrível pesadelo. 

Resenha: Em "A Criança de Fogo" temos como protagonista Rachel Daly, uma mulher com cerca de trinta anos de idade, que trabalha como fotógrafa e acabou de se casar com David Kerthen, um advogado extremamente sucedido em sua atividade, mas que perdeu a sua primeira esposa e viu na sua relação com Rachel uma nova oportunidade de recomeçar. A relação entre os dois é aparentemente muito boa e o casamento tem tudo para transcorrer sem quaisquer problemas. Contudo, Rachel precisa abrir mão da sua vida e emprego em Londres, pois após se casar ela precisa mudar para a casa da família de David, na região da Cornualha Ocidental.

"Estou na velha sala de jantar, onde as janelas da minha enorme casa nova são voltadas para o norte: na direção do Atlântico, dos penhascos de Penwith e de uma escuridão delineada. Essa forma escura em par é a mina Morvellan: a casa do poço e a casa da bomba." p. 13.



Nesse novo lar ela precisa conviver com a mãe de seu esposo, mas também com Jamie Kerthen, filho de David e seu enteado. Jamie é uma criança super carinhosa que está enfrentando uma grande dificuldade, ele ainda não conseguiu superar a perda de sua mãe e sente a presença da mesma pelos cômodos da casa. Por outro lado, o surgimento de uma nova figura feminina em sua vida não o faz mudar de comportamento, pois ele trata Rachel muito bem.

Com o passar do tempo Jamie vai mudando o seu comportamento, e ele começa a ter experiências perturbadoras, o que incluí algumas profecias. A relação que para Rachel parecia ser fácil começa a se deteriorar, pois ela passa muito tempo sozinho com o garoto, o que demonstra ser uma grande provação e isso ocorre pelo simples fato de Jamie ser completamente diferente do que aparentava ser, tendo em vista que ele alega conversar e ver a sua falecida mãe, sem contar os sonhos bizarros que tem com Rachel.

"Consigo ver no escuro. É maravilhoso. As vozes viraram luzes. Elas guiam os meus pés descalços e velozes até a cozinha gelada, que está tão silenciosa quanto eu me lembro. Todos os eletrodomésticos morreram. São cadáveres agora. A geladeira, o freezer, tudo morto. Carnhallow House é um necrotério, o lugar onde tudo vem para morrer. Onde tudo é movido no subterrâneo, para o porão e para os túneis das minas." p. 341

A gota d'água para Rachel é quando o garoto afirma que ela vai morrer no dia de natal, isso mexe profundamente com ela, pois foi no mesmo dia que Nina morreu, morte essa sob circunstâncias misteriosas. Inconformada com o comportamento de Jamie e suas previsões, Rachel busca informações sobre como a primeira esposa de David morreu, mas também estranha o comportamento do seu marido que é contra a qualquer tipo de acompanhamento psicológico para Jamie.



Opinião: Eu já conhecia a escrita de Tremayne por meio do livro "As Gêmeas de Gelo", que por sinal é muito bom. O autor tem uma escrita de fácil compreensão, a narrativa em grande parte é envolvente e para que gosta uma leitura fluida e direta eu super indico. As descrições e detalhes ficam por conta da ambientação e isso é algo interessante, pois ele descreve a mansão centenária e sombria, mas também as diversas minas de cobre e estanho que integram a propriedade e possuem uma longa história.

Eu gostei dessa mescla de sobrenatural com o real e isso pode criar dúvidas nos leitores em alguns momentos, pois nos leva a refletir sobre o que de fato aconteceu com Nina e o que está acontecendo com Rachel e Jamie. Os personagens são bem construídos, mas infelizmente não me despertaram muita empatia. O desfecho me surpreendeu, mas fiquei com a sensação que poderia ser melhor. Em suma, "A Criança de Fogo" é um bom livro de suspense, tem as suas reviravoltas e no geral não é um livro marcante, mas vai atender muitos leitores de suspense/thriller psicológico.


Sobre o Autor: Pseudônimo do autor Sean Thomas, S. K. Tremayne é um romancista best-seller, premiado escritor de viagens, e um contribuidor regular de jornais e revistas ao redor do mundo. Nasceu em Devon, vive agora em Londres.

Ficha técnica:
Título: A Criança de Fogo
Autor: S. K. Tremayne
Tradução: Regina Winarski
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 368
Ano: 2019
ISBN: 978-8528623161
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

7 Comentários

  1. eu vi muitos comentários positivos sobre esse livro. Eu gosto muito de livros que envolvem crianças "peculiares", sempre acho que dá pra rolar uma trama muito boa.
    Adorei sua resenha, quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Minha chateação ultimamente com thrillers psicológicos é que eles têm sido só medianos. Não sei se é pela quantidade de histórias do gênero que leio ou se os autores tão preguiçosos. Não chamou muito minha atenção esse.

    ResponderExcluir
  3. olá!
    Esse livro sempre me perdeu pela sua capa, mas achei que conhecendo um pouco mais de sua história poderia até me interessar; Entretanto o fato da mulher largar toda a sua vida em prol desse casamento já me deixou com raiva e não gosto de personagens que agem assim.
    O restante do texto só me faz pensar que o livro é bem normal.

    Silviane Casemiro
    Blogueiras Cansadas@Blogueiras.Cansadas

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Li algumas críticas bem positivas sobre o livro e achei o enredo bem instigante. Relacionamentos familiares, segredos, além do sobrenatural que dá um tom diferente à trama. Fiquei bem curiosa com essa leitura principalmente para conhecer a escrita do autor. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Li este livro há pouco tempo e eu gostei. Não acho que algumas revelações tenham sido feitas do jeito correto, e algumas foram meio sem lógica para mim porém compensa muito pela escrita dele que é ótima.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Puxa, adorei a história, mexeu comigo. Eu não gosto muito de sobrenatural, mas acho que leria essa. Fiquei curiosa para conhecer absolutamente tudo, especialmente o gurizinho. Adorei a resenha e a sua opinião, obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não leio muitos livros do gênero, mas quero mudar isso e confesso que esse me chamou muita atenção! Gostei de ver a sua resenha e, sem dúvidas, já vou colocar na minha wishlist ;D

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir