[RESENHA #652] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 18: DI CAVALCANTI


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica. 

Resenha: Quando Lucas viu aquelas flores, já foi logo correndo pegar seus pincéis e Laura já sabia que iriam em mais uma viagem rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1929, quando Emiliano di Cavalcanti, já com seus trinta e dois anos, terminava seu quadro Vaso de Flores.


Emiliano de Albuquerque Mello, nasceu em 06 de setembro de 1897, no Rio de Janeiro. Quando criança era carinhosamente chamado de Didi e mais tarde decidiu usar um sobrenome da filha que não constava na sua certidão de nascimento, foi aí que nasceu Di Cavalcante.

Com dezenove anos de idade, entra na faculdade de direito e vai morar em São Paulo. Porém, a arte fala mais alto e em 1921, abandona o curso de direito e se torna um dos responsáveis pela Semana de Arte Moderna. Logo depois se muda para Paris, já com a certeza daquilo que deseja para seu futuro.


Em suas viagens europeias, conhece os movimentos artísticos cubismo e expressionismo, que tiveram uma influência muito forte nos trabalhos de Di Cavalcante, onde conseguiu misturar essas técnicas com sua visão do Brasil, lhe dando um estilo todo seu.

Di Cavalcante, ao longo de sua vida teve a impressionante marca de mais de 9 mil obras assinadas por ele, incluindo desenhos, caricaturas e pinturas. Também ilustrou livros de Mário de Andrade, Jorge Amado, Vinícius de Moraes e Álvares Azevedo, deixando uma enorme contribuição para a arte brasileira. Di Cavalcante nos deixou em 26 de outubro de 1976.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Di Cavalcanti
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Canizales
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934334
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

0 Comentários