[RESENHA #656] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 20: VELÁZQUEZ


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica. 

Resenha: Foi só Lucas se fantasiar como um famoso pintor e se preparar para fazer um quadro de sua amiga Laura e pronto, já foram eles viajar no tempo e rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1656, em Madri, quando Diego Velásquez, terminava um retrato de Margarida Teresa, uma das filhas do rei.


Filho de um sevilhana e um advogado português, Diego Velázquez nasceu em 06 de junho de 1599, em Sevilha. Sendo o mais velho de oito irmãos, começou cedo a ter aulas de desenho e como resultado, antes mesmo de aprender a ler e a escrever já pintava como um artista.

Com apenas dez anos, foi contratado como aprendiz no estúdio de um pinto não muito talentoso, mas bastante poderoso no meio artístico de Sevilha. Velázquez teve que trabalhar muito para conseguir boas notas nos exames e ter autorização para abrir seu próprio ateliê, mas para a nossa sorte, sua dedicação lhe rendeu frutos e depois de alguns anos ele conseguiu.


Aos vinte anos, conseguiu ser nomeado pelo rei Filipe IV como pintor oficial da corte depois de tê-lo impressionado com um quadro de Sua Alteza Real montado em seu cavalo. Seu prestígio era tanto que Velázquez era tratato como um príncipe na corte. 

Todos queriam ter um retrato assinado pelo grande artista, até mesmo o papa Inovêncio X, que teve seu desejo realizado quando Velázquez voltou para Itália, após ter ido para sua Espanha por problemas de saúde.


Diego Velázquez tinha cinquenta e sete anos quando pintou sua obra-prima: A Família IV, ou como ficou mais conhecido As Meninas. Um quadro de rara beleza e técnica impressionante. Diego trabalhou muito durante toda a sua vida e nos apresentou trabalhos impressionantes e é tido como o pintor dos pintores tamanho respeito que teve e tem no meio artístico. Velázquez faleceu em 6 de agosto de 1660 em Madri, a cidade que o recebeu como um rei.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo. 

Ficha Técnica: 
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Velázquez
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Anna Castagnoli
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934358
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

0 Comentários