[RESENHA #658] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 21: BOTTICELLI


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica. 

Resenha: Lucas mal começou a pintar um quadro de perfil de sua amiga Laura e pronto, já foram eles viajar no tempo e rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1495, quando Sandro Botticelli dava os últimos retoques no retrato de Dante Alighieri, o célebre autor de A Divina Comédia.


Mais novo de cinco irmãos, Sandro Botticelli, não tinha nenhuma vontade de aprender italiano, aritmética ou história, só queria era desenhar e sonham que poderia ser um grande artista. Nascido em 1º de março de 1445 em Florença, era sensível e curioso, mas era bastante preguiçoso para as tarefas comuns. Seu pai o mandou trabalhar em uma oficina de ourives, juntamente com seu irmão Antonio, que lhe colocou o carinhoso apelido de Botticelli.

Mas quando se tratava de artes, a preguiça de Sandro passava longe, pois logo que pôde, se matriculou na Escola Florentina do Renascimento e pouco tempo depois a família Médici, decidiu investir no pequeno Botticelli. Com apenas vinte anos de idade, Sandro já tinha sua própria oficina com vários pintores contratados. O sucesso era tanto que na alta sociedade daquele tempos, todos queriam um retrato do jovem artista italiano.


Aos trinta e seis anos, Botticelli recebeu um convite do papa Sisto IV para que o artista pintasse uma parte da famosa Capela Sistina. Mas as boas notícias não pararam por aí, um respeitado político comprou o quadro O Nascimento de Vênus, que tinha quase dois metros de altura e três de largura contando a hitória da deusa da beleza e do amor que nasceu da espuma do mar. 

Sandro Botticelli ficou conhecido pela elegância de suas obras e pela importância aos mínimos detalhes, que pode ser admirado no quadro Primavera, por exemplo. Ali, inclusive, consta mais uma vez o amor de sua vida, Simonetta Vespucci, que morreu jovem e por isso, Sandro jamais amou ninguém mais. Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, faleceu em 17 de maio de 1510 na cidade que o viu nascer e que tanto o acolheu ao longo de sua produtiva vida.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo. 

Ficha Técnica: 
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças 
Artista: Botticelli 
Autora: Isabel Zambujal 
Ilustrações: Francesc Grimalt 
Editora: Folha de São Paulo 
Páginas: 32 
Ano: 2019 
ISBN: 9788581934365 
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

0 Comentários