Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.
Resenha: Laura adorava quando Lucas se preparava para pintar mais um quadro dela, principalmente pelo fato que todas as vezes era só Lucas começar a pincelar e pronto, viajavam no tempo rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1935, quando Almada Negreiros pintava uma tela de sua mulher, a pintora Sarah Afonso e seu filho, José.
José
Sobral de Almada Negreiros nasceu no dia 07 de abril de 1893, na Roça
da Saudade em São Tomé e Príncipe, uma colônia portuguesa. Lá viviam o
pai, um tenente da cavalaria, a mãe e os irmãos José e Antônio. Mas com a
morte da mãe, muito cedo, os irmãos tiveram que ir estudar no colégio
interno de Capolide, em Lisboa. Um tempo depois, Almada foi estudar na
Escola Internacional, onde os professores e alunos já aplaudiam seu
enorme talento.
Outro projeto fruto da amizade entre Almada e o arquiteto, foi o painel Partida de Emigrantes, que retratava o país na década de 1940, feito para a Gare Marítima de Alcântara e da Roca do Conde Óbidos. Também em 1941, Almada foi homenageado pelo governo, através do Secretariado de Propaganda Nacional, um agrado ao "Mestre", que contava na época com quarenta e oito anos de idade.
Sua última obra foi encomendada pela Fundação Calouste Gulbenkian e Almada deu o sugestivo título de Começar, um painel de grandes dimensões gravado em pedra calcária. Pintor, poeta-pensador com um grande senso de humor, dramaturgo, romancista, desenhista e bailarino, José de Almada Negreiros nos deixou em 15 de junho de 1970, em Lisboa.
Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.
Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.
Ficha Técnica:

Artista: Almada Negreiros
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Sebastião Peixoto
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934372
Onde Comprar: Coleções Folha
0 Comentários