[RESENHA #663] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 23: MODIGLIANI


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Dessa vez quem estava com vontade de viajar era Laura. Por isso, ela se preparou e chamou seu amigo Lucas para pintar um quadro seu e foi só ele começar a pincelar e pronto, viajaram no tempo rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1919, quando Amedeo Modigliane pintava um retrato de Jeanne Hébuterne, a mãe de sua única filha.



Amedeo Modigliani nasceu no dia 12 de julho de 1884, na cidade italiana de Livorno, bem a tempo de salvar toda a família da miséria, pois naquela época nenhum e segundo uma antiga lei, nenhum credor poderia levar nada do que encontrassem na cama de uma mãe com um recém-nascido e foi justamente isso que aconteceu com os Modigliani.

Mas a sorte durou até os onze anos de Amedeo, que começou a sofrer graves problemas de saúde e chegou até ser proibido de frequentar a escola. Sendo assim, sua mãe começou a dar aulas ao quarto Modigliani e logo percebeu o talento de seu filho. Então, a senhora Modigliani começou a levar seu filho aos museus e também fez de tudo para que ele se tornasse um artista, e conseguiu.



Aos vinte e dois anos de idade, Amedeo se mudou para Paris e três anos depois de se instalar na cidade, expôs O Violoncelista, um dos seus quadros mais apreciados de sua carreira. Em 1909, quando de muda para o bairro de Montparnasse, Modigliani resolve se dedicar à escultura e logo expõe suas obras na casa do grande amigo português, Amadeo de Souza-Cardoso.

Com apenas trinta e cinco anos de idade, em 24 de janeiro de 1920, Amadeo Modigliani perde a batalha contra a tuberculose, sua esposa, Jeanne Hébutgerne, não resiste ao sofrimento da perda de seu amado e dois dias depois também falece. Ambos foram enterrados no famoso cemitério do Père-Lachaise, em Paris.



Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.



Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.


Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Modigliani
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Tiago Albuquerque
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934389
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

0 Comentários