[RESENHA #669] FEITOS DE SOL - VINICIUS GROSSOS


Sinopse: E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?

Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.

A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo.

Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.

Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.

Resenha: A virada do ano 1999 para o ano 2000 foi marcado pelo "medo" das pessoas de o fim do mundo chegar. Os religiosos acreditavam que era quando Jesus iria voltar, já os mais descrentes, tinham como justificativa do fim, o bug do Milênio, quando as máquinas não iriam reconhecer a mudança do ano e, assim, entrar em colapso, liberando mísseis que poderiam acabar com a espécie humana.

Cícero era ateu, mas acreditava no bug do milênio. Ele sabia que o mundo iria acabar. Ponto. Mas isso não o impedia de querer saber o final da sua coleção de HQ favorita. Na verdade, isso que o desesperou, pois justamente perto do fim do mundo a única loja da cidade que vendia esses quadrinhos, acabara de fechar. Mas foi nesse desespero que ele conheceu Vicente, um garoto de sua idade, mas completamente seu oposto.

"O toque da pele dele foi incrível, como se me passasse toda a vontade de viver que tinha dentro de si, porque era quente, intenso, quase queimava." p. 50

Vicente bebia, fumava e gostava de fazer tudo que para qualquer pessoa poderia ser normal, como ler quadrinhos, ouvir música e sair com os amigos. Mas pra ele, tudo isso deveria ser feito às escondidas, pois seus pais, religiosos fervorosos, achavam que tudo aquilo iria desvirtuar o filho.

A amizade entre Cícero e Vicente se desenvolve ao redor do quadrinho querido, mas vai se estendendo conforme vão apreciando a companhia um do outro. Porém, Cícero percebe que estar ao lado de Vicente é muito melhor do que imaginava... Ele começa a se sentir diferente. E qual é a sua surpresa quando percebe ser correspondido em seus sentimentos.

"Naqueles instantes mágicos, deixamos de ser dois garotos preocupados com o fim do mundo e vibramos com o ritmo de um Universo em que nada, absolutamente nada, era impossível." p. 66

Porém, pior do que o fim do mundo é lidar com a família de Vicente, que não pode nem sonhar com o romance que o filho está começando a viver. Os dois só querem aproveitar o tempo que lhes resta antes do fim. Viver esse romance pode ser tudo o que precisam, mas não seria tão simples quanto gostariam.


Opinião: Apesar de eu ter nascido antes da virada pro ano 2000, ainda era muito pequena nessa época, mas cresci ouvindo as pessoas falando como foi, como todos realmente pensavam que tudo iria acabar naquele ano. Mas não acabou, é claro. Então, quando comecei a ler esse livro, que tinha como plano de fundo esse cenário, eu só conseguia pensar "nossa, como vai ser quando eles pereberem que não vai acabar?". Posso dizer que fiquei bem agoniada, mas no melhor dos sentidos.

Cícero é um rapaz doce, mas um pouco antissocial. Ele tem uma melhor amiga. Pronto. Sempre foi muito difícil de fazer amizades, por isso, quando a amizade com Vicente acontece, rápido e de forma tão natural, ele estranha e nós comemoramos. Ele abraça essa amizade com toda força e carinho e, inevitavelmente, acabamos torcendo para eles como casal ao perceber os sentimentos do rapaz pelo outro. 

"O meu quarto, o meu corpo e os meus sentidos pareciam novos. Até respirar estava diferente. Será que era isso o que as pessoas sentiam quando estavam apaixonadas? Apaixonado?! Eu?!" p. 85

Vicente, por outro lado, apesar de vir de uma família extremamente religiosa, é muito pé no chão e tem sede de viver. Eu consegui ver como ele fazia bem ao Cícero, que passou a ver a vida de uma forma um pouco mais divertida e se divertir com isso ao lado do rapaz. Mas o fato de Vicente ser totalmente atencioso com Cícero foi o fator determinante para que eu acabasse torcendo para os dois. 

Há, também, os demais personagens que fizeram a história mais especial, como a amiga de Cícero, que era tão alto astral que foi impossível não adorá-la. Menina emponderada e, não só aceitou o amigo como ele é, como o ajudou a se enxergar. Como não amar? E a avó de Vicente? Ela é uma senhora adorável, que ama o neto como ele sempre foi e busca ajudá-lo e dar um pouco de "normalidade" para uma vida tão opressiva quanto a que ele leva. Se eu puder eleger uma personagem maravilhosa, essa seria ela. 

"O jeito mais fácil de destruir a si próprio é lutar vontra quem você é!" p. 137

Mas não menos importante, temos a mãe de Cícero, uma mulher que foi abandonada ainda grávida, mas criou o filho sozinha, fazendo o seu melhor e sendo extremamente presente em sua vida. Alexandra representa muitas mães e por isso, ela recebeu todo o meu amor. Quando ela descobre sobre a sexualidade do filho, acho que foi um dos momentos que eu mais esperava ver e um dos que mais me apertou o coração. Mas valeu tanto a pena, que reli para poder absorver o quão maravilhosa é essa personagem.

O romance, como comentei antes, acontece de forma natural, quando vemos já estamos prendendo a respiração junto com os meninos, esperando a reação do outro e até sorrindo em determinados momentos. O livro também tem uma trilha sonora maravilhosa, diga-se de passagem, que completou o combo. E o grande climax da história, quando vem, chega arrancando nossos corações e nos deixando tão presos em suas páginas que só conseguimos parar ao ler o final. 

"Feitos de Sol" é um livro com um romance tocante, mas também com muitas partes divertidas e intensas. Um livro perfeito para se divertir, apaixonar e, mais do que tudo, refletir. Refletir sobre o outro, sobre os direitos, sobre o amor e sobre a vida, porque todas as pessoas merecem viver seus amores. E é justamente isso que "Feitos de Sol" me mostrou em uma trama muito bem articulada e encantadora. 


Sobre a Edição: O livro conta com uma capa que tem tudo a ver com a história, não apenas pelo título, mas também pelo seu enredo. As folhas são grossas e amareladas, e o espaçamento e fonte têm um tamanho ideal para leitura, de modo a não cansar a vista. Não encontrei erros de ortografia ou digitação. Para completar, a Faro Editorial enviou, junto com o livro, um CD com a playlist de Vicente, de modo que podemos ouvir as músicas que compõem o livro e nos sentirmos ainda mais dentro da história.


Sobre o Autor: Vinícius é taurino, jornalista, carioca e, assim como Cícero e Vicente, também acreditou que o mundo ia acabar no fim dos anos 1999. Mas nada aconteceu e, assim, ele pôde escrever livros. Seu primeiro romance pela Faro Editorial, O Garoto Quase Atropelado será lançado em sete países da América Latina. Também lançou 1+1 - A Matemática do Amor e O Verão em que tudo mudou, ambos em parceria. Vinícius mora em São Paulo e tem a tradição de fazer uma tatuagem para cada livro publicado.

Ficha Técnica:
Título: Feitos de Sol: Um Amor Capaz de Incendiar o Mundo
Autor: Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Ano: 2019
ISBN: 9788595810808
Onde Comprar: Saraiva - Amazon

Postar um comentário

0 Comentários