[RESENHA #670] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 26: BOSCH


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Lucas não para quieto, pois foi só ver o lindo presépeio de sua amiga Laura que já deu aquela vontade de pintar um belo quadro. Daí,  Laura já sabia que eles iriam viajar no tempo rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1494, quando Hieronymus Bosch terminava A Adoração dos Reis Magos, um quadro de madeira pintado à óleo, encomendado para a decoração de um altar.


Um dos mais "misteriosos" artistas, Jheronimus van Aken, nasceu por volta de 1450 em Hertogenbosch, uma cidade holandesa que fica a oitenta quilomentros de Amsterdã, e que tinha uma grande atividade comercial e espiritual, pois no século XV, a cidade contava com nada menos que dezessete mosteiros. E foi de onde van Aken tirou seu nome artístico, pois gostava de assinar Hieronymus Bosch.

O misterioso pintor e gravador de iluminuras, nunca precisou se preocupar em vender suas obras para sobreviver, pois vinha de uma família de pintores e gravadores, além de ter se casado com a filha de um dos homems mais ricos da região de onde morava. Mas nem por isso deixou de trabalhar em sua arte durante toda sua vida. Um de seus trabalhos mais importantes foi o quadro em óleo sobre madeira Tentações de Santo Antão, onde Bosch mistura os quatro elementos do Universo, o Céu, a Terra, a Água e o Fogo, com cenários bíblicos. Uma obra realmente impressionante que pode ser apreciada nos dias de hoje no Museu de Arte Antiga, em Lisboa.


Bosch não parava de impressionar, seu quadro O Jardim das Delícias, demostra através de três painéis, o Céu, a vida na terra e o Inferno. Essa obra impressiona tanto por sua beleza e qualidade quanto pela sua entranheza e riqueza de personagens fantásticos.  

Hieronymus Bosch, morreu em 09 de agosto de 1516, na cidade onde nasceu aos sessenta e seis anos, deixando cerca de quarenta obras de arte trabalhosas, detalhistas e impressionantes. Bosch também foi considerado o primeiro artista fantástico, com seu estilo imaginativo, tendo inclusive, influenciado bastante o pintor espanhol Salvador Dalí.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Bosch
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Francesc Grimalt
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934419
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

0 Comentários