[RESENHA #676] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 29: EL GRECO


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Lucas nem pensou, foi só ver sua amiga Laura brincando com suas bonecas e lá foi ele buscar seus pincéis e tela, enquanto isso Laura já sabia que eles iriam viajar no tempo rumo ao conhecimento do mundo das artes. Naquele dia foram parar no ano de 1590, quando El Greco finalizava um de seus quadros mais famosos, A Sagrada Família.


Doménikos Theltokópoulos nasceu em 1541, em Creta, uma ilha grega, que nessa época fazia parte da República de Veneza. Filho de uma família rica, El Greco decidiu estudar pintura e aos vinte e seis anos foi continuar sua educação em Veneza..

Com um futuro muito promissor, El Greco fez fama quando foi convidado para assinar vários trabalhos na igreja de São Domingo Velho, onde entre outras obras criou A Trindade e A Ascensão da Virgem, que lhe rendeu bastante sucesso, mas não mais como a que pintou para a sacristia da Catedral de Toledo, sua obra mais famosa, Espólio de Cristo.


Entre os anos 1597 e 1607, El Greco estava com bastante trabalho, pois seu estúdio não parava de receber encomendas de esculturas, afrescos e altares. Além de grande pintor, Doménikos Theotokópoulos também passou a ser bastante respeitado como arquiteto e escultor. Por sua fama, que já corria ia longe, El Greco recebeu o convite, vindo de Sevilha, para retratar o cardeal Don Fenando Niño de Guevava.

A grande obra-prima de El Greco, O Enterro do Conde de Orgaz, foi pintada entre 1586 e 1588, que se destinava à igreja de um hospital em Toledo. Anos depois, já doente, a obra foi finalizada por seu filho. Doménikos faleceu um mês depois disso, na cidade espanhola que sempre o recebera muito bem.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora  é hora de voltarem para casa. Mas pode deixar que logo, logo, eles voltam com mais curiosidades do mundo da pintura.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: El Greco
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Vasco Gargalo
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934440
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Fantásticas as coleções que a Folha faz. Fico encantada. Vou aguardar as próximas resenhas.

    ResponderExcluir