[RESENHA #679] COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS - VOL. 30: PICASSO


Sinopse: Com textos leves e divertidos, e ricamente ilustrados, as crianças terão contato com as produções dos grandes mestres, do renascentismo à arte moderna, como Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso. A arte brasileira também é contemplada por grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Ao fim de cada volume, há atividades de desenho para que as crianças se expressem com linhas, formas e cores, além de uma série de jogos que desafiam o leitor. Sendo assim, esta coleção não só estimula o imaginário e a criatividade dos pequenos, mas também apresenta a vida e a obra de grandes pintores de maneira didática e lúdica.

Resenha: Naquele dia, nem bem Laura se posicionou como modelo de Lucas e lá foram eles viajar no tempo rumo ao conhecimento do mundo das artes. Daquela vez foram parar no ano de 1937, quando Pablo Picasso finalizava seu quadro A Mulher Chorando, que retratava sua quarta esposa, Dora Maar, que não podia ter filhos.


Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruíz y Picasso, mais conhecido como Pablo Picasso, nasceu na cidade de Málaga no dia 25 de outubro de 1881.

Quando a família se muda para Barcelona, aos quatorze anos, Pablo entra para a Escola de Belas-Artes de La Lonja, e para alegria do pai, logo notam que o jovem era muito talentoso, passando-o para um ano mais avançado. Logo ao quinze anos de idade já participava da maior exposição de Barcelona com o quadro, A Primeira Comunhão.


Pablo foi para Paris e passou por uma fase bem difício, tanto que teve que queimar alguns quadros para poder se aquecer no quarto gelado onde dormia. Mas as coisas melhoraram quando conheceu artistas modernistas e foi com a parceria do pintor Georges Braque que se criou o movimento cubista, uma revolução que alterou o rumo da pintura.  

Durante a Guerra Civil Espanhola, no ano de 1937, revoltado, Picasso cria a obra de arte Guernica, que retratava o sofrimento da guerra. Hoje, essa obra pode ser vista em Madri, no Centro de Arte Rainha Sofia.

Aos setenta e sete anos, Picasso, se muda para Vauvenargues, um palácio no sul da França onde conhece Jacqueline Roque, com quem se casa e vive feliz até sua morte em 08 de abril de 1973, com noventa e um anos de idade e um legado considerado espetacular para o mundo da arte.


Bom, Laura e Lucas aprenderam muito sobre pintura nessa linda viagem e agora é hora de voltarem para casa e se despedirem, pois agora eles vão precisar colocar em prática tudo que aprenderam nesse lindo mundo das artes.


Sobre a edição: A Coleção Folha Pintores para Crianças é formada por 30 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado e com algumas reproduções de cada artista por volume. A lombada no final da coleção forma uma ilustração de Laura e Lucas, os "hosts" de toda essa viagem artística. Também, no final de cada volume, existem atividades lúdicas para a criançada se divertir com o artista referenciado. Realmente, uma coleção que vale cada centavo.

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha Pintores para Crianças
Artista: Picasso
Autora: Isabel Zambujal
Ilustrações: Gonçalo Viana
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 32
Ano: 2019
ISBN: 9788581934204
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ficou muito legal essa coleção. Tenho uma do Monet. que já li p minha sobrinha a pouco tempo. Eles adoram. e eu também me divirto.

    ResponderExcluir