[RESENHA #680] COLEÇÃO FOLHA A REPÚBLICA BRASILEIRA 130 ANOS - VOL. 01: A HISTÓRIA DA REPÚBLICA


Sinopse: Este ano a República brasileira faz 130 anos e esta coleção da Folha busca apresentar um panorama histórico do regime que substituiu a Monarquia. Entretanto, a coleção não tem o intuito de festejar uma efeméride, mas sim de apresentar ao leitor um olhar em retrospecto a fim de reconhecer as superações, conquistas e avanços, e também detectar as crises, fragilidades e contradições da República. Com a Coleção Folha A República Brasileira, será possível percorrer as origens desse regime, que surgiu em 1889 com a queda da Monarquia, e seus desdobramentos até a chegada da redemocratização. Os 28 volumes apresentarão os contextos e o desenrolar de conspirações, revoltas e conflitos que permitiram a consolidação da República, permeando também a ditadura militar, pois é inevitável que a história da República seja também a da consolidação da democracia.

Resenha: Com os 130 anos da República brasileira, a nova coleção da Folha, traz para seus leitores toda a História da República em 28 volumes. Nesse primeiro volume intitulado, justamente de A História da Republica, somos apresentados a um apanhado das fases da República Brasileira: Primeira República (1889-1930), Era Vargas (193-1945), Hiato Democrático (1945-1964), Ditadura Militar (1964-1985) e Redemocratização (1985-2019).


Tendo ênfase no olhar retrospecto da história, a coleção visa apresentar as superações, conquistas e avanços, mas também suas falhas, crises, fragilidades e contradições em todas as fases da República.

A Republica brasileira nasceu de um movimento de elite, o que pouco se diferenciou da Monarquia, pois como antes a participação popular era muito restrita e mais ainda ao lado dos acordos, conchavos e fraudes que continuavam a tirar do povo o direito do poder.

No início da República, pouco mais de 5% da população votava nas eleições presidenciais, o que só foi mudar com a Revolução de 30, onde a figura central era Getúlio Vargas. Nessa mesma época o Brasil se industrializou e os trabalhadores ganharam a proteção social.


Na fase do Hiato Democrático, foi desenvolvida a democracia de massa no Brasil, com a fundação de grandes partidos nacionais, que defendiam visões de mundo, que via a polarização entre o capitalismo americano e o comunismo soviético. 

A Grande mudança veio com o golpe de 1964, que com o apoio do empresariado, do conservadorismo da Igreja e parte da classe média, os militares assumiram o poder com a derrubada de João Goulart da presidência. Esse período só foi superado em 1985 com a redemocratização e a consolidação da Constituição de 1988. Vimos o primeiro presidente a sofrer um impeachment em 1992, quando o até então, Fernando Collor de Mello, foi rejeitado pela população brasileira.

O país demorou para se livrar da hiperinflação, o que foi debelado com o Plano Real em 1994 de Fernando Henrique Cardoso, que depois de dois mandatos consecutivos, foi sucedido por Luiz Ignácio  Lula da Silva, o líder sindical que criara o PT [Partido dos Trabalhadores]. Lula conseguiu eleger Dilma Rousseff, que no seu segundo mandato, sofreu o segundo impeachment do país. Sucedida pelo vice, Michel Temer, que assumiu o papel de presidente, mas ficou aquém da expectativa. Nas últimas eleições as reações antipetistas da sociedade elegeu Jair Bolsonaro como o primeiro presidente assumidamente de direita.


"A obra coletiva, a Coleção Folha A República Brasileira - 130 Anos não abre espaço a idiossincrasias e opiniões nem, no extremo oposto, pretende objetividade e isenção, uma vez que a rigor, tais conceitos só existem enquanto metas. Entre os dois polos, os autores apostam no equilíbrio da seleção e da apreciação dos fatos, com intento de prover subsídios para melhor compreender o presente e projetar o futuro." Oscar Pilagallo.


Sobre a edição: A Coleção Folha A República Brasileira é formada por 28 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado. Os volumes serão divididos em duas seções: a primeira, de abertura, abordará o mandato do presidente em foco. A segunda traçará seu perfil biográfico, abrangendo mais do que suas realizações políticas. Além disso, os textos também apresentarão fatos que marcaram a época e curiosidades que ilustram a narrativa histórica. Ao fim de cada volume, o leitor irá encontrar uma cronologia do período em questão e indicações bibliográficas comentadas.

A coleção é amplamente ilustrada com fotografias, registros pessoais e militares, cartas, mapas, cartazes, excertos de jornais e revistas da época, material que foi minuciosamente pesquisado dentre os principais museus e arquivos brasileiros. Cada volume contém a reprodução de documentos com inestimável valor histórico, que ajuda a entender melhor os grandes acontecimentos que marcaram a narrativa do nosso país. 

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha A República Brasileira
Subtítulo: A História da República
Autor: Oscar Pilagallo
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 96
Ano: 2019
ISBN: 9788581934440
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Nossa essa coleção está sensacional e me deixou com muita vontade de adquiri-la, vou ver se consigo ♥
    Amei demais o post!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayanni, eu adorei também. É bem informativa e igualmente ilustrada. Essa semana ainda tem o volume 2, Marechal Deodoro. Te espero por aqui. Muito obrigado. Beijos.

      Excluir
  2. A Folha caprichou mais uma vez com essa bela coleção. Será um material de estudo muito bom. Achei linda as ilustrações.

    ResponderExcluir
  3. Agora estou me perguntando como que eu não sabia da existência dessa coleção!
    Uma das minhas aulas preferidas na faculdade é sobre a história da republica e fiquei super empolgada agora! Também achei as fotos/ilustrações maravilhosas! Adorei, já quero tudo! hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã desse tipo de livro, e poucas resenhas me deixam com vontade de ler, mas você consegue despertar o interesse pela leitura. :)
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jeffa! Eu sou uma adoradora de história, especialmente a do Brasil. Se eu pudesse voltar atrás, teria me dedicado a essa faculdade.
    Então, já to aqui encantada com a coleção e cobiçando ela. Achei bem bonita e acho que é uma forma gostosa e tranquila de pegar informações sobre o nosso país. Ótima resenha e ótima dica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Uma coleção bastante interessante para conhecer melhor a história do nosso país. Gosto do capricho que a Folha tem com essas edições.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que incrível!!! Adoraria ter essa coleção na minha estante. Apaixonada por História, vejo nela uma maravilha!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Primeiramente, eu não conhecia o site e estou fazendo um tour por ele, amei tudo. E segundamente, amei essa coleção, a Folha arrasa! Ficaria lindo demais, esses 28 volumes na minha estante!
    E por último, e não menos importante, adorei a forma que você resenhou, foi maravilhosa! Parabéns.

    www.utopiavk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Vi a divulgação dessa nova coleção lá no instagram e achei a iniciativa bem legal. Para aquelas pessoas que gostam do assunto e aquelas que procuram saber mais. Fiquei bem curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir