[RESENHA #684] SKYWARD - BRANDON SANDERSON

Sinopse: O novo épico de um dos maiores autores de ficção especulativa do mundo: Brandon Sanderson, agora na Planeta Minotauro Nesse novo épico do aclamado autor Brandon Sanderson, o futuro da humanidade depende dos sonhos de uma garota Derrotada, devastada e levada quase à extinção, a raça humana se vê presa em um planeta distante, constantemente atacado por misteriosos combatentes alienígenas. Spensa, uma adolescente, anseia por se tornar piloto e se juntar à resistência. Quando descobre os restos de uma velha nave, um modelo que a garota nunca tinha visto na vida, percebe que esse sonho pode enfim se tornar realidade. Para isso, no entanto, a garota precisará consertar a grande nave, aprender a pilotá-la e – talvez o mais difícil – convencer a inteligência artificial que controla os restos da embarcação a ajudá-la: essa incrível nave, de alguma forma, parece ter uma alma própria. 

Resenha: Brandon Sanderson é um autor que conheci quatro anos atrás quando comprei um livro dele pela capa e desde então busco ler todos seus livros que chegam no Brasil. Imaginem a minha surpresa quando vi que "Skyward" chegaria ao catálogo do selo Planeta Minotauro nesse ano? É claro que solicitei esse lançamento na editora. Mas chega de conversa e vamos ao que interessa.

Aqui conhecemos Spensa Nightshade, uma garota apaixonada por histórias dos guerreiros de outrora. Spensa vive no planeta Detritus com seu pai, um piloto de caça e ela possui um grande sonho, ela quer seguir os passos do seu pai e se tornar um piloto da resistência para lutar na guerra contra os misteriosos e temidos Krell, uma raça alienígena que constantemente tenta exterminar os seres humanos. Aliás, os seres humanos foram quase extintos e os sobreviventes se refugiaram no planeta Detritus, onde criaram uma resistência e são constantemente atacados pelo Krell, que os mantém encurralados. Mas o mundo de Spensa vai por água abaixo quando seu pai foge do campo de batalha e a garota se vê como filha de um covarde.


"O sonho do meu pai se tornara realidade. Ao derrotar os Krell, mais de nove anos antes, aqueles pilotos de caça ainda inexperientes inspiraram uma nação. Dúzias de clãs resolveram abandonar suas culturas nômades e finalmente se reuniram, colonizando Ígneo e as cavernas ao redor. Cada um dos clãs ainda mantinha seu nome, que podia ser traçado até a nave ou à área da nave na qual seus ancestrais tinham trabalhado. Meu clã era o Motorizados, pois descendíamos da equipe que trabalhara na sala de máquinas. Juntos, nos chamávamos de Desafiadores. Um nome tirado da nossa espacial original." p. 20

Já adolescente, mas vivendo sob a mancha e sombras do passado, Spensa precisa lidar contra todas as adversidades e deverá ser persistente para provar à todos que está preparada para ser piloto de caça. Ela precisa fazer de tudo para demonstrar que é capaz de combater por seus pares, mas o caminho para realizar o seu sonho tende ser ainda mais difícil, pois ela tem uma inimiga nas forças de defesa, a almirante Ironsides. Essa mulher não quer a filha de um covarde nas linhas de defesa, mas ela não esperava que a jovem Spensa Nightshade fosse contar com a ajuda de um velho amigo de seu pai nessa caminhada.

Opinião: Skyward foi uma leitura envolvente e agradável, outra ótima experiência com os livros do Brandon Sanderson. Tenho em mãos um livro de ficção científica Young Adult com ambientação espacial, além do mais, esse é um livro repleto de aventura e ação, e um dos pontos positivos do livro é justamente os momentos de ação que são de tirar o fôlego, deixando tudo bem realista. Mas não é somente de aventura e batalhas que vive o livro, pois a própria jornada da jovem Spensa é uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento, ela precisa enfrentar diversos desafios para realizar o seu sonho e também levanta diversos questionamentos sobre muitas coisas que acontecem ao redor de si.



É justamente o crescimento da personagem que a torna cativante, pois ela se torna uma pessoa forte e determinada. Os personagens secundários também são bem construídos, cada um tem seus próprios desafios para enfrentar e sonhos para alcançar, todos são desenvolvidos ao longo do livro e aos poucos os conhecemos por meio de Spensa. O universo criado por Brandon Sanderson em Skyward é fascinante e intrigante. Detritos é um planeta que vive cercado por lixo espacial e abriga o que restou dos seres humanos, estes devido aos ataques da raça alienígena precisam viver escondidos em cavernas. Os sobreviventes mal conseguem ver o céu do planeta, tamanha é a poluição da atmosfera.

Skyward é um livro que nos permite imaginar e viver uma grande aventura ao longo dos personagens, desbravando mundos e enfrentando perigos diversos. Esse é realmente um livro que vai te deixar curioso sobre o que vai acontecer com Spensa e vai fazer devorar cada página. Super recomendo a leitura para quem curte ficção científica ou deseja começar a desbravar o gênero. É simplesmente incrível!!


Sobre o autor: Brandon Sanderson é um escritor de fantasia e ficção científica norte-americano, nativo de Lincoln, Nebraska. Ele completou seu mestrado em Escrita Criativa em 2005 na Brigham Young University, onde hoje leciona a mesma matéria. Ele foi indicado duas vezes ao prêmio John W. Campbell, ganhou o prêmio Hugo e duas vezes o prêmio David Gemmell, entre outros. Sanderson é conhecido pelos seus mundos, narrativas e sistemas de magias originais, em livros como Elantris, a série Mistborn, a série Executores, The Stormlight Archive, Warbreaker, Alcatraz, dentre outros. Também é conhecido por ter finalizado a épica saga A Roda do Tempo, de Robert Jordan, depois da morte do autor em 2007, tendo sido escolhido pela própria esposa e editora de Jordan, Harriet McDougal, por ter ficado imensamente impressionada com o trabalho de Sanderson em Mistborn.

Ficha técnica:
Título: Skyward
Autor: Brandon Sanderson
Tradução: Marcia Blasques
Editora: Planeta Minotauro

Páginas: 400
Ano: 2019

ISBN: 9788542215113
Onde Comprar: Amazon


Postar um comentário

9 Comentários

  1. Nossa, gostei demais dessa indicação, essa obra parece ser repleta de aventuras, curti muito a premissa que ela nos traz, deve ser uma leitura e tanto!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros que agucem a nossa curiosidade e que tambem nos faça refletir sobre alguns assuntos. Esse eu ainda não tinha visto, mas já quero ler.

    ResponderExcluir
  3. De tanto verem as pessoas falar desses livros, estou ficando com muita vontade de ler, mesmo não sendo o meu estilo predileto... Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. De tanto verem as pessoas falar desse livro, estou ficando com muita vontade de ler, mesmo não sendo o meu estilo predileto...

    ResponderExcluir
  5. Que dica bem legal. O livro parece ser incrível.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu não conhecia nem o autor e nem o título, mas achei a premissa muito legal. Eu gosto muito dessa pegada de ficção científica e faz muito tempo que eu não pego uma pra ler. Vou procurar sobre esse livro. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da prerrogativa do livro. Confesso que não conhecia o autor, mas já me deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa para ler, esse é meu tipo de livro. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? O que dizer dessa edição? Que coisa mais linda! Não conhecia o autor mas gostei bastante de toda a trama que ele construiu. Pela sua resenha dá para perceber que tem muita aventura e a história é bem dinâmica. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir