[RESENHA #688] VILÃO - V. E. SCHWAB

Sinopse: Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.

Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um.

Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer. 

Resenha: Em Vilão conhecemos Victor Vale e Eliot Cardale (Eli), dois jovens amigos que estudam e se conheceram na Universidade de Merit. Apesar da amizade, existe entre eles uma saudável competição intelectual, mas isso é algo que foi acentuado no Seminário Geral de Ciências, administrado pelo professor Lyne. Aliás, os dois são considerados os melhores estudantes da instituição e estão trabalhando em  seus projetos para a conclusão do curso. Victor opta por estudar os indutores físicos e emocionais da adrenalina, enquanto Eli busca estudar a possibilidade da existência dos EOs, pessoas dotadas de habilidades sobrenaturais. 

Em princípio, a escolha de Eli deixa Victor contrariado, pois ele acredita que o seu amigo está sendo extremamente ousado. Contudo, Eli segue firme em seu propósito, pois ele acredita que a adrenalina é algo extremamente importante para o surgimento dos EOs. Eli acredita que em situações de risco de morte, a adrenalina é um fator primordial para o surgimento dos EOs, mas logo Victor muda de ideia e ele demonstra interesse e vontade de trabalhar nesse projeto com o amigo.


Determinado a ganhar notoriedade, Victor resolve colocar em prática essa teoria com o amigo, pois eles querem descobrir se a relação entre a adrenalina e os EOs é verdadeira e para isso, Victor se oferece como cobaia. A tentativa com Victor dá errada, mas Eli obtém sucesso. Inconformado com o insucesso, Victor passa novamente pelo experimento e dessa vez ele consegue o retorno desejado e adquire a capacidade de controlar sua dor e a dos outros. Contudo, o que a dupla mal sabe é que esses experimentos podem gerar consequências extremamente terríveis, incluindo um abalo nessa amizade.


"Ele e Eli estavam ligados um ao outro, por sangue, morte e ciência. Eles eram iguais, agora mais do nunca. E Victor sentia falta de Eli. Queria vê-lo. E queria vê-lo sofrer." p. 88


Opinião: Vilão é um livro bem escrito, trata-se de uma mistura de ficção científica com ficção fantástica, dois gêneros literários que eu particularmente gosto muito. A autora optou pela narrativa em terceira pessoa e foi uma boa escolha. Quanto aos personagens, eles foram bem construídos e possuem profundidade, quero destacar Mitch, Syd e Victor, esse último é irreverente e sarcástico. Aliás, os personagens secundários não são meros figurantes, não passam despercebidos e conhecemos seus pensamentos e pontos de vista sobre tudo o que ocorre.

Outro aspecto que normalmente eu gosto e raramente me decepciona é a adoção de flashbacks nas histórias, pois aqui foi muito bem utilizado e nos possibilita conhecer melhor a história sobre os personagens, e com isso podemos ver a evolução de cada um com o passar do tempo. A autora abre espaço para, de forma secundária, trabalhar o tema religião por meio de Eli, pois ele é um ser humano humilde e temente a Deus, mas diante das pessoas que o cercam, demonstra ser arrogante e existe um certo paradoxo nessa relação.

A Editora Record está de parabéns pela edição, pois ficou linda a capa e tem tudo a ver com a história. A diagramação está bem legal, as folhas são amareladas e a fonte está em tamanho confortável. Super recomendo a leitura de Vilão, pois é um livro envolvente e conta com um desfecho surpreendente. Fiquei com aquele gostinho de "quero mais", mas para a minha e nossa alegria vamos ter continuação.



Sobre a Autora: V.E. Schwab é autora best-seller de Vicious, vencedor dos prêmios Publishers Weekly Best Book e Amazon Best Book of the Month. Foi semifinalista do Goodreads Choice 2013 Book Awards e ficou entre as melhores publicações de fantasia de 2014, de acordo com as indicações de leitura da ALA (American Library Association). Suas obras estão no topo da lista de leitura de diversos autores, desde Laini Taylor até Chuck Wendig. Também é autora de A guardiã de histórias e A bruxa de Near.

Ficha Técnica:
Título: Vilão
Autora: V. E. Schwab
Tradução: Flavia de Lavor
Editora: Record
Páginas: 364
Ano: 2019
ISBN: 9788501113726
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Hey,
    comprei Vilão na Feira do livro da minha cidade e to curiosa para ler. Apesar de fantasia não ser meu forte, acho que quando isso se mistura com outros gêneros acaba dando certo.
    Também sou fã de flashback, a gente fica muito mais dentro da história quando autores usam isso

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada da autora e não foi por falta de indicações ou elogios. Os outros títulos dela nunca me chamaram a atenção, mas esse enredo aqui já m e chamou mais a atenção e acho que funcionaria melhor pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yvens!
    Eu não li ainda nada da autora, mas desde que esse livro foi lançado aqui no Brasil, é impressionante como todo mundo já leu e parece que todos gostaram muito da leitura.
    Essas críticas positivas até me deixaram interessada, mas ultimamente não estou muito no clima de fantasia, principalmente tendo que comprar o livro. Os últimos livros de fantasia que li foi porque fazia já muito tempo que tinha eles parados aqui em casa.
    Ótima resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/10/resenha-as-garotas-mulheresemfoco.html

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adorei o enredo, também gosto de ficção em todos os sentidos, essa mistura deve ter ficado bem interessante. Pela sua resenha a historia é bem descrita e na terceira pessoa temos um olhar amplo dos personagens, parabéns pela resenha, estou muito curiosa para saber mais da premissa do livro, dica anotada. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei de conferir sua opinião sobre Vilão, um livro que está sendo muito bem comentado. Só li um livro da autora até hoje e fiquei com vontade de ler outros pois curti a escrita dela, acho que vou arrumar um exemplar desse livro logo para ver tudo o que Eli e Victor vão viver.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Eu li um livro da V.E. Schwab e gostei bastante, na época subestimei bastante a autora, mas felizmente fui surpreendida. Estou com muita vontade de ler esse livro, mas fiquei confusa com uma coisa que escreveu na resenha o que leva ao questionamento de “quem é o vilão?”. Adorei a resenha e a dica. Vou ler em breve com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir