[RESENHA #690] CRÔNICAS ESPACIAIS - NEIL DEGRASSE TYSON


Sinopse: Por que o homem se maravilha com o espaço? E por que devemos explorá-lo? Conseguimos chegar tão longe – aonde seremos capazes de ir no futuro? Quais são os desafios que impedem entusiastas de realizar o sonho de explorar os confins do universo? E o que ou quem encontraremos lá?

Neil deGrasse Tyson é um tipo raro de cientista, capaz de explicar de maneira clara e brilhante os mistérios do cosmos para o grande público. Agora, suas reflexões se viram para a relevância e o futuro da exploração espacial. Dividido em três partes, este livro busca responder como e por que não ultrapassamos as fronteiras mais distantes do universo.

Mais uma vez, seus insights encantadores e provocativos brotam a partir de tópicos intrigantes, desde erros que moldaram a história recente dos programas espaciais, asteroides assassinos, lições por trás de Star Trek até como alienígenas, caso existam, podem nos encontrar. Por fim, Neil deGrasse nos leva a avaliar o nosso lugar no cosmos e a admirar, estupefatos, todas as suas maravilhas.



Resenha: Em ''Crônicas Espaciais'' um dos cientistas mais ilustres do mundo atual, que virou praticamente uma celebridade, Neil deGrasse Tyson, explica em três partes muito didáticas Por que devemos conquistar o espaço, Como e Porquê ainda não conseguimos. O livro tem um índice com os títulos dos tópicos explicados pelo autor. Todos os textos são tirados de entrevistas, artigos publicados, palestras e apresentações de Neil que foram adaptadas para o livro. Os assuntos variam entre viagens espaciais, cultura nerd no entretenimento até alienígenas, todos extremamente fáceis de entender na linguagem do cientista já acostumado a falar para leigos entusiastas.



Opinião: Para você que é curioso sobre a o universo e astronomia, sem dúvida o nome Neil Degrasse Tyson não é estranho. Muito possivelmente você é fã desse cientista que, como Hawking, tornou questões complexas da Física mais divertidas para ler e estudar. O autor de ''Origens'' e novo apresentador da série ''Cosmos'' (anteriormente apresentada pelo também ilustre Carl Sagan) continua nesse livro a nos explicar de forma fácil e relacionável aspectos e estudos sobre viagens espaciais e vida extraterrestre. Todos os textos são permeados pelo bom humor inerente ao autor. Também são assuntos atuais e relevantes, os quais são discutidos amplamente até mesmo nos cenários Hollywoodianos (vide Intererestelar, Perdido em Marte, Gravidade, Ad Astra e etc).

Neil vai puxando o fio de um assunto a outro, interconectando suas palestras e artigos, para explicar a necessidade do ser humano conquistar o universo, de forma e o que ainda está nos impedindo. Tem espaço para tudo de mais legal por aqui: asteróides, aliens, programas espaciais, séries nerds que abordam os temas e a Nasa. Apesar de sempre ser otimista e divertido, Neil não poupa críticas quando precisa fazê-las. Isso o torna mais confiável e dá mais profundidade à discussão.

A diagramação do livro é bem legal, permitindo quadros para ilustrar os tweets irônicos e engraçadinhos de Neil, sempre dentro do tema do capítulo. Um dos artigos que mais gostei foi ''Como provar que você foi abduzido por alienígenas'', onde Neil comenta algo que eu mesma sempre pensei sobre os abduzidos: por que NINGUÉM nunca traz uma prova da abdução? Nem no corpo, nem nas mãos. Que tal aproveitar uma distração dos aliens e agarrar, sei lá, um cinzeiro cósmico que comprovaria sua abdução e seria um ótimo objeto de estudo? Algo a se pensar, não é?

Enfim, o livro é divertido, dinâmico e, principalmente, didático, ensinando com facilidade assuntos que normalmente a gente acha difíceis de entender. Para os fãs de canais como History e Discovery Channel, esse livro é um prato cheio. Para aqueles que querem começar a se aventurar no assunto, melhor ainda.


Sobre o autor: 
Neil deGrasse Tyson é mundialmente conhecido pela excelência de sua pesquisa e pela sua atuação de divulgador da ciência. É astrofísico no American Museum of Natural History e diretor do Hayden, em Nova York. 

Ficha Técnica:
tulo: Crônicas Espaciais
Autor: Neil deGrasse Tyson
Tradução: Rosaura Eichenberg
Editora: Planeta
Páginas: 384
Ano: 2019
ISBN: 9788542216608
Onde comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários