[RESENHA #708] COLEÇÃO FOLHA A REPÚBLICA BRASILEIRA 130 ANOS - VOL. 10: ARTHUR BERNARDES


Sinopse: Este ano a República brasileira faz 130 anos e esta coleção da Folha busca apresentar um panorama histórico do regime que substituiu a Monarquia. Entretanto, a coleção não tem o intuito de festejar uma efeméride, mas sim de apresentar ao leitor um olhar em retrospecto a fim de reconhecer as superações, conquistas e avanços, e também detectar as crises, fragilidades e contradições da República. Com a Coleção Folha A República Brasileira, será possível percorrer as origens desse regime, que surgiu em 1889 com a queda da Monarquia, e seus desdobramentos até a chegada da redemocratização. Os 28 volumes apresentarão os contextos e o desenrolar de conspirações, revoltas e conflitos que permitiram a consolidação da República, permeando também a ditadura militar, pois é inevitável que a história da República seja também a da consolidação da democracia.

Resenha: Arthur da Silva Bernardes, nasceu em Viçosa/MG, em 08 de agosto de 1875. Seu mandato, 15/11/1922 a 15/11/1926, foi marcado pelo autoritarismo, considerado um déspota, governou sob estado de sítio, sufocando rebeliões, perseguindo subversivos, atacando a imprensa e até mudando a Constituição para aumentar os poderes do executivo. Faleceu em 23 de março de 1955, no Rio de Janeiro aos 79 anos de idade.


Epitácio Pessoa foi o primeiro nordestino eleito na Presidência e o primeiro e único a ser eleito enquanto ausente do país. De personalidade forte e muitas vezes inflexível, teve muitas dificuldades na gestão das várias crises que afloram em uma sociedade em rápida ascensão.


Apesar de seu autoritarismo, Arthur Bernardes viu o movimento do tenentismo crescer durante seu governo, movimento esse que poria fim à república da qual ele representava. Para tentar parar o movimento operário, o autoritário presidente, adotou políticas sociais que mais tarde seriam formalizadas por Getúlio Vargas.


"A obra coletiva, a Coleção Folha A República Brasileira - 130 Anos não abre espaço a idiossincrasias e opiniões nem, no extremo oposto, pretende objetividade e isenção, uma vez que a rigor, tais conceitos só existem enquanto metas. Entre os dois polos, os autores apostam no equilíbrio da seleção e da apreciação dos fatos, com intento de prover subsídios para melhor compreender o presente e projetar o futuro." Oscar Pilagallo.


Sobre a edição: A Coleção Folha A República Brasileira é formada por 28 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado. Os volumes serão divididos em duas seções: a primeira, de abertura, abordará o mandato do presidente em foco. A segunda traçará seu perfil biográfico, abrangendo mais do que suas realizações políticas. Além disso, os textos também apresentarão fatos que marcaram a época e curiosidades que ilustram a narrativa histórica. Ao fim de cada volume, o leitor irá encontrar uma cronologia do período em questão e indicações bibliográficas comentadas.

A coleção é amplamente ilustrada com fotografias, registros pessoais e militares, cartas, mapas, cartazes, excertos de jornais e revistas da época, material que foi minuciosamente pesquisado dentre os principais museus e arquivos brasileiros. Cada volume contém a reprodução de documentos com inestimável valor histórico, que ajuda a entender melhor os grandes acontecimentos que marcaram a narrativa do nosso país. 

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha A República Brasileira
Presidente: Arthur Bernardes
Autor: Pietro Sant'Anna
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 64
Ano: 2019
ISBN: 9788581934570
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Tudo bem!? Tenho visto muitos igs e bloa comentarem sobre as coleções que estão saindo pela Folha! A que me interessou foi a da Agatha Christie. Pois foram livros que iniciaram minha vida de leitora quando eu era bem adolescente, pegando escondido os livros rsrs Além de outros autores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeffa!!
    Não tinha conhecimento dessa coleção, tanta informação preciosa sobre os processos políticos que o Brasil passou, nos tempos em que estamos vivendo esse tipo de publicação se faz mais do que importante, ela se faz necessária ao máximo. Só não entendi porque você cita Epitácio Pessoa no livro de Arthur Bernardes. Vou conferir as resenhas dos outros livros da coleção, porque sinceramente eu não conhecia Arthur Bernardes.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante e rico em conhecimento, bem interessante mesmo, parabéns pela postagens adorei saber um pouco lendo aqui. Não sabia dessa coleção. Mas agora estou bem curiosa e irei ler as outras publicações.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Estou acompanhando essa coleção através do seu blog e tenho gostado muito dos posts, o trabalho gráfico ficou bem bonito!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Tenho me interessado cada vez mais por não ficção e fatos históricos. Me interessei pela leitura e tentarei dar uma chance ano que vem <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Que interessante a coleção. Não sou muito de ler sobre história do Brasil, mas a coleção é interessante para quem gosta de temas colecionáveis nessa área.

    ResponderExcluir
  7. Adoro as coleções da Folha! Acho tão caprichosas e com títulos tão importantes que sempre fico com vontade de adquirir todas! Gostei da temática dessa nova coleção, pois parece ser bastante informativa e trazer grande aprendizado. Ficarei de olho.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Essa coleção está incrível. Tenho lido muitos elogios sobre. Ainda mais pela Folha trazer um assunto não tão discutido entre as pessoas. Eu gosto muito de história apesar de focar mais em história geral. É bom saber como foi a evolução do nosso país. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não conhecia essa obra, mas ela deve abordar muitos temas importantes e até mesmo chocantes da época. E sobre a edição... deve ser incrível encontrar fotografias que retratem perfeitamente esse marco da história.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Fiquei sabendo dessa coleção, acho ótimo para aprender mais sobre o nosso país. Você pretende comprar toda a coleção? Eu não lembrava desse presidente??? Achei ótimo você trazer esse livro aqui para estimular o estudo da nossa história!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir