[RESENHA #722] MUNDOS APOCALÍPTICOS - JOHN JOSEPH ADAMS (ORG.)


Sinopse: Fome, Morte, Guerra e Peste: os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, o presságio do Fim dos Dias. Esses são os pilares das histórias contidas nesta coletânea. Desde Blade Runner a Mad Max, passando por Cântico para Leibowitz e Black Mirror,  escritores e roteiristas de todos os cantos se dedicaram a especular a respeito do fim do mundo. Ao longo de muitos anos, imaginaram cenários catastróficos, onde imperam o caos, o desespero e a calamidade. Seja falando de uma hecatombe nuclear, da iminente mudança climática ou de um cataclisma vindo do espaço, esses visionários abordaram um dos mais desafiadores e permanentes temas da ficção especulativa: a natureza da própria vida, posta à prova diante de um colapso social completo. 

Resenha: Ficção científica é um gênero da literatura que me fascina profundamente, pois há diversos subgêneros e principalmente uma infinidade de temas que são explorados, passando por críticas social, econômica, política, militar e muito mais. Contudo, há um tema explorado no campo da ficção científica que me fascina ainda mais, é justamente a ideia de cenários apocalípticos ou pós-apocalípticos, pois é nesses cenários que vemos diversas transformações nos seres humanos, seja para o bem ou mal, mas principalmente como eles lidam com as adversidades para sobreviverem.

Agora vocês podem imaginar a minha alegria quando eu soube que o selo Planeta Minotauro iria publicar um livro de contos abordando algo que eu tanto gosto. Mundo Apocalípticos foi organizado por John Joseph Adams e conta com cerca de vinte e dois contos, muitos foram escritos por autores renomados e conhecidos pelo público brasileiro, outros pouco conhecidos ou até mesmo desconhecidos pelos leitores de forma geral. Abaixo selecionei alguns contos que achei interessante.

O fim da confusão toda é o primeiro conto e foi escrito por ninguém menos que Stephen King, e acompanhamos a história de dois irmãos, um deles é considerado um gênio e está trabalhando em um projeto que visa deixar as pessoas menos agressivas. O projeto tem tudo para dar certo e de certa forma trazer a paz mundial, mas nem tudo ocorre como esperado.

Em seguida o conto Sucata escrito por Orson Scott Card e aqui a história é ambientada em um futuro distante. O protagonista da história tenta convencer seus amigos a explorar uma cidade subaquática que outrora pertenceu aos mórmons e reza a lenda que a cidade possui riquezas em abundância, ou seja, o protagonista acredita que pode ter dias melhores se conseguir pegar parte do tesouro submerso.

Escrito por Paolo BacigalupiO povo da areia e da escória é um conto que apresenta seres humanos modificados geneticamente que trabalham como guardas para um grande conglomerado de mineração, mas tudo muda quando eles encontram um cachorro faminto, um ser vivo considerado extinto até aquele momento.

Escuros, muito escuros eram os túneis é um dos primeiros contos publicados pelo renomado autor George R. R. Martin  e aqui acompanhamos um grupo de cientistas que são enviados da Lua para a Terra, eles tem como objetivo ver o que sobrou do planeta e nessa expedição eles precisam explorar túneis subterrâneos em busca de um tesouro antigo.

Em Entre o Diabo e o Profundo Mar Azul temos como protagonista uma motoqueira que procura uma dose de adrenalina e emoção em sua vida. Para conseguir atingir o seu objetivo ela consegue um novo emprego e deverá servir como mensageira, devendo levar um pacote até a cidade de Sacramento. Em sua jornada, deve atravessar um cenário altamente radioativo e aquele que pode ser considerado o Diabo em pessoa nesse mundo pós-apocalíptico.

Em meio aos 22 contos há espaço para algumas autoras da literatura de ficção científica, mas um conto é especial, pois foi escrito pela Octavia Butler, uma escritora que me fascina e o conto da vez é Sons da fala. Nesse conto uma epidemia afeta profundamente a capacidade do ser humano de falar, pois elas se tornam mudas, mas as capacidades de ler e escrever também são prejudicadas e tudo vira um caos.



Opinião: Mundos Apocalípticos é um grande livro em ambos sentidos, seja na qualidade dos contos, bem como no tamanho do livro que são quase 500 páginas, mas isso é extremamente positivo aos olhos daqueles leitores que são fãs de ficção científica e eu sou um deles. Digo isso porque há grandes nomes da literatura de ficção científicas, mas também há nomes que eram desconhecidos por mim e talvez pelo público em geral. Durante a leitura alguns contos me remeteram à alguns livros ou universos da ficção científica como o livro "Um cântico para Leibowitz" que explora o apocalipse e o mundo após uma guerra nuclear.

Quero destacar um conto em especial e que foi acima citado por mim, "Sons da Fala". Esse trabalho da Octavia é bem interessante e ela nos demonstra como a sociedade regride devido uma epidemia/doença que afeta a capacidade de falar do homem. Outro tema importante e presente em nosso cotidiano é a tecnologia, um assunto que foi explorado pelo autor Paolo Bacigalupi, tendo em vista que ele demonstra o quanto os seres humanos foram transformados pelo uso constante da tecnologia e ele nos faz questionar o quanto os protagonistas possuem de humanidade em si e o quanto ainda são seres humanos.



Esse livro possui uma riqueza de temas variados, isso ao meu ver é super interessante, pois não deixa a leitura cansativa ou enfadonha. Há alguns contos mais longos e outros mais curtos, alguns colocam as mulheres como objetos, outros apresentam cenários opressores e violentos. Eu adorei a experiência e oportunidade de ler Mundos Apocalípticos, primeiro por poder conhecer contos de alguns autores(as) que gosto, segundo por poder conhecer de perto autores(as) que ainda não conhecia e por fim, por ser um livro incrível e rico em críticas, pois isso é importante para refletirmos sobre o mundo em que vivemos e que desejamos deixar para nossos filhos e descendentes. Em suma, esse é um livro incrível e imperdível!

Ficha técnica:
Título: Mundos Apocalípticos
Organizador: John Joseph Adams
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 496
Ano: 2019
ISBN: 978-8542217193
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

26 Comentários

  1. Que coletânea maravilhosa! Fiquei super curioso! Tenho uma queda pela temática... E gosto dessa hipótese do que seria exatamente um mundo apocalíptico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curto muito essa temática, é um livro bem legal e acima da média em se tratando de contos sci-fi. Sugiro que leia!

      Excluir
  2. Olá

    Também amo ficção científica porque a infinitude de visões que podem ser exploradas nesses livros é incrível e impossível de não cativar qualquer leitor.
    Eu gosto dos temas com tecnologia e perdas de alguma capacidade diferente dos seres humanos em relação aos outros animais.

    Vou já pesquisar o preço do livro para me presentear.

    Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que você vai gostar Jhow, é um livro bem completinho e diversificado no aspecto temas abordados!

      Excluir
  3. Nossa, como é que eu não conhecia esse livro? Eu também gosto do gênero e dos muitos temas que ele engloba. Adorei saber que tem um conto do meu amado King e já quero ler. Parece ser um livro excelente, adorei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem ?
    Acho que é um tema vasto e que pode ser extremamente explorado, é fato. Mas confesso que não é o gênero que me cativa. No entanto, devo confessar que pela sua resenha tão bem escrita e envolvente, não tem como não ficar curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Ainda não conhecia Mundos Apocalípticos, mas quando citou se tratar de uma ficão científica, já me ganhou, pois gosto muito do gênero. Adorei conhecer um pouco dos contos que trouxe e sem dúvidas parece ser o tipo de obra que fica marcada. O fato de alguns contos trazerem a mulher como objeto e apresentar cenários opressores e violentos apenas me deixam mais animada. Arrasou demais no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas confesso que sua resenha me deixou mega curioso! Esta na minha lista de leituras para esse ano ❤

    ResponderExcluir
  7. Estou engatinhando ainda no gênero de ficção científica e confesso que estou amando. Ainda não conhecia o livro e já fiquei curiosa porque dá pra ter um pouquinho de cada autor. Já quero.

    ResponderExcluir
  8. Olá Yvens, tudo bem?

    Primeiramente, muito obrigado por compartilhar.

    Esse é um tema que também me fascina bastante, e nas leituras, o melhor "final" que já vi foi apresentado por H. G. Wells em "A Máquina do Tempo".

    Ele argumenta que o desenvolvimento tecnológico tornará a vida tão fácil que em algum momento deixaremos de desejar. Quando isso acontecer, passaremos os dias dormindo, comendo, fazendo sexo e outras coisas que não demandam grande esforço. Contudo, apenas uma classe, os Elóis, desfrutará desses benefícios em detrimento do sofrimento de outra classe, os Morlocks. Mas no final, os primeiros, apesar de viverem em um mundo paradisíaco, servirão de alimentos para os últimos.

    Se olharmos para o abismo que está se formando entre os que possuem e os despossuídos, e para quão mais fácil está se tornando a vida para o primeiro grupo, não posso deixar de dar o braço a torcer para a teoria de Wells.

    Mais uma vez, obrigado por compartilhar e parabéns pela escrita. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra mas fiquei muito interessada nos nomes que a compõem, acho que é uma obra muito interessante e que irei adorar ler com toda a certeza! Irei procurar agora para adquirir ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Adorei conferir suas impressões sobre a leitura e conhecer um pouco mais sobre o enredo e detalhes sobre a obra. Porém, não é exatamente o tipo de leitura que curto, então, prefiro passar a dica...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro foge um pouco do que você está habituada a ler, mas ainda assim é um livro que vale a pena. Obrigado pela visita Diane!

      Excluir
  11. Sinceramente eu não tenho costume de ler livros desse gênero, no entanto adoro histórias que se passam em cenário apocalípticos ou pós-apocalípticos, e esse de contos me despertou interesse. Acredito que vou adorar essa leitura e me envolver em cada conto, acho que será uma experiência interessante.

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem???

    Esse livro me interessou por juntar grandes nomes em um livro apenas, além da edição maravilhosa e do tema, assim que lançou comprei e pretendo ler em breve.
    Adorei sua resenha e fiquei mais interessada em ler ainda.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Oi, amei saber da existência desse livro, gosto muito de contos e especialmente os que você destacou na resenha me chamaram muito a atenção, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? O volume de páginas não assusta por serem contos, mas adorei saber que encontramos grande qualidade no conteúdo. Vi diversos nomes conhecidos, o que me animou, afinal sou fã de ficção científica. Dica super anotada, e lembro de ter visto falar sobre o lançamento, mas depois perdi de vista. Adorei!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Ficção científica não é um gênero no qual eu me aventuro tanto, no entanto, fiquei bem curiosa em relação a essa antologia por dois contos em específico o do King e da Octávia, que inclusive mereceu destaque seu.
    Sua resenha só fez me deixar ainda mais curiosa pela leitura. Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, só escritores prestigiados no meio literário que compuseram essa obra. Confesso que estou muito curioso para ler, estarei fazendo isso em breve, pois o interesse está grande. Parabéns pela excelente resenha!

    ResponderExcluir
  17. Oie menino, tudo bem? Eu sou completamente apaixonada por livros de contos. Como minha vida é corrida, pra não deixar de ler, sempre encaixo contos ou poesias na minhas metas, pois não tem a obrigação de ler o livro todo de uma vez. Ficção cientifica está entre meus gêneros favoritos da vida. Sou apaixonada por Kig e o livro começar com um conto dele é bem promissor. Eu adorei a dica, e já está na wishlist.

    Bjs
    Nelmaliana Oliveira (Profissão: Leitora)

    ResponderExcluir
  18. Ficção Científica não é um gênero que eu leio com muita frequência, mas como este ano estou tentando mudar esse hábito e conhecer novos livros e ler novos gêneros, vou me arriscar e colocar este livro na lista de leituras de 2020.

    ResponderExcluir
  19. Li poucos livros nesse gênero e já tem muito tempo, acho que o ultimo foi um sub-gênero que foi a trilogia Enders (acho que é isso mesmo e me lembro que curti pra caramba. Não é um gênero que me faça parar para ler algo sempre, porém, entretanto, esse eu leria com certeza por ser uma coletânea de contos, amo livros montados assim, adoraria conhecer.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro e também não imaginava que era um livro de contos, e muito menos ficção científica hahaha. Gosto bastante do gênero, apesar de não ler tanto quanto desejava. Sendo assim, deixei essa dica anotadinha, pois acredito que vai me conquistar e quem sabe dessa forma já não comece a ler algo do King?!

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Yvens, tudo bem?
    Eu AMO livros de contos e sem dúvida esse seria um para colocar na minha lista para 2020. ADORO sci-fi e ver que há tantos autores consagrados nessa antologia é de encher os olhos de qualquer leitor que realmente preza boa qualidade.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá Yvens!!!
    Eu adorei a resenha do livro e sim ele faz a gente refletir algumas coisas que de certa forma vemos nos dias atuais.
    Acerca de livros que trazem sobre apocalipse, eu gosto que os autores trazem várias possibilidades como este poderia a vim acontecer.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Achei a ideia do livro bem interessante. Mesmo não sendo fã de contos fiquei curiosa para conferir essas histórias, acredito que vou gostar mais de uma que de outras, mas espero ter uma boa experiencia com a leitura assim como você. Valeu pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir