[RESENHA #724] COLEÇÃO FOLHA A REPÚBLICA BRASILEIRA 130 ANOS - VOL. 17: CASTELLO BRANCO


Sinopse: Este ano a República brasileira faz 130 anos e esta coleção da Folha busca apresentar um panorama histórico do regime que substituiu a Monarquia. Entretanto, a coleção não tem o intuito de festejar uma efeméride, mas sim de apresentar ao leitor um olhar em retrospecto a fim de reconhecer as superações, conquistas e avanços, e também detectar as crises, fragilidades e contradições da República. Com a Coleção Folha A República Brasileira, será possível percorrer as origens desse regime, que surgiu em 1889 com a queda da Monarquia, e seus desdobramentos até a chegada da redemocratização. Os 28 volumes apresentarão os contextos e o desenrolar de conspirações, revoltas e conflitos que permitiram a consolidação da República, permeando também a ditadura militar, pois é inevitável que a história da República seja também a da consolidação da democracia.

Resenha: Humberto de Alencar Castello Branco, nasceu 20 de setembro de 1897, em Fortaleca/CE. Seu mandato foi de 15/04/1964 a 15/03/1967, foi marcado pelo golpe militar que o colocou no poder, a cassação de líderes políticos, tortura, medidas socialmente regressivas, controle da inflação e arrocho de salários. Faleceu em 18 de julho de 1967, em Fortaleza/CE aos 69 anos de idade.


Foi no dia 15 de abril de 1964 que o Brasil teve a transição da democracia para a ditadura militar, com a posse do presidente Castello Branco, que derrubou João Goulart com o golpe de estado que ocorreu entre os dias 31 de março e 1º de abril daquele ano.


Castello Branco tinha a intenção de devolver o poder do Brasil aos civis, mas logo percebeu que não conseguiria cumprir tal promessa. Seu governo foi marcado como o começo do fim da democracia no Brasil que perduraria por mais de duas décadas. Foi o governo dos Atos Institucionais para "limpar" o país dos "elementos subversivos", com a perseguição de deputados, generais, intelectuais, artistas e jornalistas, que tiveram seus direitos cassados. Também foi o governo da criação do AI-2, que extinguiu os partidos políticos que deram lugar ao surgimento ao MDB e Arena, agremiações inventadas pela ditadura.


"A obra coletiva, a Coleção Folha A República Brasileira - 130 Anos não abre espaço a idiossincrasias e opiniões nem, no extremo oposto, pretende objetividade e isenção, uma vez que a rigor, tais conceitos só existem enquanto metas. Entre os dois polos, os autores apostam no equilíbrio da seleção e da apreciação dos fatos, com intento de prover subsídios para melhor compreender o presente e projetar o futuro." Oscar Pilagallo.


Sobre a edição: A Coleção Folha A República Brasileira é formada por 28 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado. Os volumes serão divididos em duas seções: a primeira, de abertura, abordará o mandato do presidente em foco. A segunda traçará seu perfil biográfico, abrangendo mais do que suas realizações políticas. Além disso, os textos também apresentarão fatos que marcaram a época e curiosidades que ilustram a narrativa histórica. Ao fim de cada volume, o leitor irá encontrar uma cronologia do período em questão e indicações bibliográficas comentadas.

A coleção é amplamente ilustrada com fotografias, registros pessoais e militares, cartas, mapas, cartazes, excertos de jornais e revistas da época, material que foi minuciosamente pesquisado dentre os principais museus e arquivos brasileiros. Cada volume contém a reprodução de documentos com inestimável valor histórico, que ajuda a entender melhor os grandes acontecimentos que marcaram a narrativa do nosso país. 

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha A República Brasileira
Presidente: Castello Branco
Autor: Eliane Lobato
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 64
Ano: 2019
ISBN: 9788581934648
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Olá , para quem curte a história do nosso país a coleção Folha A República Brasileira é um achado . Grande ideia da Eliane Lobato reunir essa preciosidade.

    ResponderExcluir
  2. Acho super válido livros que contam a história do nosso país, pois o livros trazem fatos importantes daquela época, a coleção está maravilhosa a coleção é uma riqueza para nós, abraços.

    ResponderExcluir
  3. 130 anos de historia de um país sofrido tanto pela ditadura quanto pela corrupção que até hoje reina no Brasil. adorei a resenha.. sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Esta coleção é magnífica,pois nos dar oportunidade de conhecer toda esta trajetória que para muitos de nós ainda são pouco conhecidas,essencial para aprofundar nossos conhecimentos.
    Excelente resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu amo história 😊 a folha está de parabéns por está coleção.. É sempre bom conhecer nossa história

    ResponderExcluir
  6. Ola tudo bem?
    Parabens pelo excelente post onde se trata da lembrança de uma época e dos presidenciáveis que ali atuava.

    ResponderExcluir
  7. Seria muito legal ter uma coleção assim na estante. Gosto muito de ler para entender melhor toda a movimentação política que, de alguma forma, construiu o país em que vivemos hoje. Excelente indicação e resenha.

    ResponderExcluir
  8. Uma coleção que não pode faltar na estante pra quem gosta de historia, achei a edição muito bem trabalhada.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Bem interessante! Sou formada em História. Seria muito bom poder ter na coleção. Me pareceu ser rico em informações e detalhes. Que ótimo vocês estarem divulgando. Muito bom voltar a visitar seu blog, muito sucesso em 2020

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Já tinha visto essa nova Coleção da Folha e babado muito nela, pois acho importantíssimo termos livros como esse, que mostrem mais da nossa história, visto que vai fazer as pessoas conehcerem melhor os fatos e o que ocorreu. Gostei de conhecer mais do livro através do seu post!

    Beijos!

    ResponderExcluir