[RESENHA #730] IMPÉRIOS - JANE BURBANK & FREDERICK COOPER


Sinopse: Para entender o mundo de ontem e de hoje Impérios não segue a narrativa convencional que afirma que o império resulta inevitavelmente no Estado-Nação. O foco deste trabalho inovador está no modo como os diferentes impérios surgiram, competiram entre si e construíram estratégias de governo, ideias políticas e afiliações humanas durante um longo período de tempo: desde a Roma e a China antigas até os nossos tempos. Como cada império desenvolveu seus repertórios de poder, lidou com povos e territórios anexados, acolheu ou rechaçou culturas estrangeiras são algumas das questões analisadas em cerca de dois mil anos de história e cobrem impérios da Europa e da Ásia e seus domínios na América e na África. A busca pelo lucro por meio da anexação de vastas regiões produziu formas de governo que tocam nos tempos modernos e nos dizem respeito ainda hoje. 

Resenha: História geral é algo que me atrai, mas principalmente tudo o que cerca a história sobre os antigos Impérios da humanidade e quando surgiu a oportunidade de ler "Impérios: Uma nova visão da história universal" escrito pela Jane Burbank e Frederick Cooper eu não pensei duas vezes ao solicitar junto à Planeta de Livros. Aliás, esse livro foi publicado em 2019 e foi escolhido como o livro do ano pela World History Association.

A ideia desse livro surgiu a partir de uma conversa informal entre os dois autores especialistas nos Impérios coloniais francês e britânico com enfoque na África e o objetivo era levar informações aos estudantes de forma clara e sucinta informações sobre a história política internacional ao longo dos últimos séculos e logo no início da leitura os autores deixam claro que vivemos em um mundo cercado por centenas de Estados, são quase 200 ao redor do globo com cada um ostentando a sua soberania, bandeira, símbolos e lugares nas Nações Unidas. Contudo, eles deixam claro que ao longo da história nem sempre foi assim, nem sempre o ser humano viveu em unidades políticas que representavam um único povo, algo fácil de ser ver nos dias atuais, mas sim sob o julgo de um Império que era composto por diversos povos e etnias.

A própria ideia de uma equivalência entre Estado e Nação é um fenômeno mais recente, algo oriundo do século XX, século esse que teve grandes mudanças no sistema geopolítico. Entre as mudanças podemos destacar uma recente nos anos de 1990 quando a Iugoslávia sofreu profundas transformações motivadas pela busca e expressão de sua própria nacionalidade, já que era composto de diversos povos da região dos Bálcãs como sérvios, eslovenos, macedônios, bósnio e croatas.

Mas não é só de federações ou impérios mais recentes que o livro é composto, os autores abrem espaço para apresentar análises sobre o Império Romano e sua influência nas partes ocidentais e orientais da Europa, sua expansão para o norte da África e sua própria existência que durou por cerca de 600 anos. Jane e Frederick também falam sobre os impérios chineses e russos, suas influências na Europa Oriental e Ásia, demonstrando as tradições de cada um, mas também as tensões entre eles.


Opinião: Impérios é um livro extremamente rico em informações, os autores não poupam detalhes sobre os mais diversos impérios que surgiram e desaparecerem nos últimos 2.000 mil anos. Eles demonstram suas formas de governo e estado, trazem informações sobre suas tradições, influências e sociedades. Ainda que o livro forneça diversas informações, você que ama história vai perceber que já conhece algumas delas e no fundo os autores realizam um excelente síntese sobre diversos pontos da história.

É interessante entender como os Impérios e Estados de outros tempos administraram pessoas de culturas e etnias diferentes de forma direta ou indireta ao longo da história, mas ao mesmo tempo algumas dúvidas e reflexões são levantadas e entre elas fiquei me questionando se os Impérios eram de todos ruins e porque o nacionalismo deu errado em tantos países. Mas esse é só um questionamento pessoal, pois os autores não divagam nessa temática ou melhor, não exploram essa temática.



O objetivo deles é saber qual e como foi a política para os Impérios obterem sucesso ao administrar e lidar com pessoas diferentes e de formas diferentes. Os autores fazem uma análise por meio de uma estrutura comparativa e demonstram os desafios enfrentados por esses Impérios. Em suma, esse é um livros para os amantes de história geral, mas também para aqueles que querem compreender um pouco as mudanças que ocorrem nos campos da política, organização do estado e sociedade ao longo dos últimos séculos.

Ficha técnica:
Título: Impérios: Uma nova versão da história universal
Autores: Jane Burbank | Frederick Cooper
Editora: Crítica
Páginas: 656
Ano: 2019
ISBN: 9788542216004
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Acho interessante histórias sobre os antigos Impérios. Gostei do fato de o livro ser rico em informações e ter bastante detalhes sobre vários impérios.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que esse não é bem meu estilo de livro, mas acho interessante saber sobre como se processou as mudanças que ocorrem nos campos da política.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho dúvidas que o livro seja interessante, para os amantes de história é um prato cheio! Afinal de contas aprender sobre o passado é fundamental. Não sei se iria ler, talvez apenas se a narrativa dele for boa mesmo.
    Me lembrou até Bibliotecas do Mundo Antigo, fica a dica ai para você.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sou doido para ler algo da Carina mas não tenho nada dela na minha estante, esse livro parece ser incrível, eu já quero, mesmo sendo um calhamaço (quase 700 páginas)!

    ResponderExcluir
  5. Parece um ótimo livro! "Impérios" não parece muito distante do nosso período atual, é mais como os tempos, como o dos Estados Guerreiros da China, quando uma ordem política e econômica anteriormente estável estava entrando em colapso ... Há um afrouxamento das afiliações mais antigas de o momento em que é análogo a esse período na Roma antiga.

    ResponderExcluir
  6. Ola tudo bem??
    É um asunto que deveria esta em pauta sempre e em varios locais.Apesar de ser um tanto complexo mas é atual e tudo gira em torno.
    Otima dica..

    ResponderExcluir
  7. O livro é espetacular, é muito enriquecedor livros que trazem histórias sobre os antigos impérios é uma forma que o autor dá para o leitor conhecer melhor, quem ama história sem dúvida vai gostar muito do livro, abraços.

    ResponderExcluir
  8. É um livro interessante. Eu gosto de história e conhecer a fundo os grandes Impérios aos olhos de dois especialistas deve ser fascinante. Eu ainda não conhecia o livro, mas anotei a dica. Quer ler!

    ResponderExcluir
  9. Realmente me parece um excelente livro para os apaixonados por História. Como diz o ditado, estamos sempre aprendendo e através das informações contidas nessa obra o leitor conhecerá uma outra visão da História Universal. Muito legal!

    ResponderExcluir
  10. Também adoro história . Já fiz faculdade de história e saber história de impérios na visão universal me fascina. Adorei a resenha... Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  11. Adoro resenhas literárias e esse me parece muito bom pra entrar na lista de próximos a ler! Adoro resenhas bem elaboradas e explicativas como a sua. Um amor esse post. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. oi
    Adorei a sugestão :D gosto muito de livros com histórias sobre os antigos Impérios.. Irei ler com certeza ;)

    ResponderExcluir
  13. Nossa quero muito... vou salvar aqui para colocar esse livro na minha lista.... o tema me agrada muito, gosto de entender um pouco da humanidade e seu percurso

    ResponderExcluir
  14. Primeira vez que vejo resenha desse livro.
    E curti muito de verdade, saber um pouquinho. Fiquei curiosa pra saber mais detalhes rsrs.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Adoro resenhas literárias... Porém, o numero de páginas me assustou um pouco.

    ResponderExcluir
  16. Confesso que esse não é o meu tipo de livro, história favoritos, mas acho super importante acrescentarmos sempre todo tipo de leitura em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  17. Acho tão bacana as pessoas que se interessam por esse tipo de leitura, queria gostar, acho que na verdade nunca li algo que me fizesse gostar. Vou tentar esse!

    ResponderExcluir
  18. Gosto de livros assim e sua resenha me fez ter vontade de ter um exemplar desses na minha estante. Adorei a sugestão de leitura!

    Beijos,
    Isa Gomes

    ResponderExcluir
  19. Olá Yvens,
    Não conhecia o livro, mais achei importante a temática, ainda mais que gosto de história. E os autores trabalharem a questão de como cada pais lhe dar com as diferenças étnicas desse ser incrível. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  20. Não é o tipo de livro que costumo ler, mas com certeza é recheado de informações muito interessantes! Quem curte história vai amar.

    ResponderExcluir