[RESENHA #743] SHERLOCK E OS AVENTUREIROS - VOL. 02: O PROBLEMA DOS CÁLCULOS MAQUINARES - A. Z. CARDENONSI


Sinopse: Nesta segunda aventura, Sherlock Holmes e os Aventureiros, vão precisar de muita astúcia para descobrir os planos da Companhia do Grande Oriente. Eles não imaginam até onde Mr. Brown e seus asseclas estariam dispostos a ir para tirá-los do caminho e fazer cumprir as sinistras ordens do Barão. Sherlock Holmes, Irene Lupin e Nikola Tesla precisarão recorrer a uma nova aliada. É a vez de Ada Lovelace entrar em cena, uma jovem matemática que se tornará uma das principais mentes científicas da Era Vitoriana e uma das fundadoras da computação moderna. Eles vão precisar de toda ajuda para enfrentar assassinos, um ladrão escorregadio e a fúria de um monstro pré–histórico. Embarque nas memórias de um rapaz destinado a se tornar o maior detetive de todos os tempos. Para o Jovem Sherlock e os Aventureiros… O Jogo continua!

Resenha: Preciso lembrar que como se trata de uma continuação, obviamente, algum tipo de spoiler pode acontecer, então, caso aconteça, peço desculpas. Se você não leu minha resenha do volume 01: O Mistério dos Planos Roubados, basta clicar aquiAviso dado, vamos ao que interessa.

Sherlock e os Aventureiros - Vol. 02: O Problema dos Cálculos Maquinares, se inicia exatamente de onde o volume anterior termina e agora nossos amigos precisam desvendar os códigos encontrados no cofre da fábrica de tecidos. Mas para isso, Sherlock, Nikola e Irene, vão precisar de uma ajuda extra.

Mas antes disso, Sherlock precisa atenuar os ânimos de seus amigos que não estão lá grande coisa. A interação entre Nikola e Irene ainda pende de certa sutileza. Não que os três sejam um modelo para qualquer coisa, mas desde que Sherlock tivera a atitude de ajudar Nikola, sua vida tinha dado uma bela reviravolta.


Agora com esse problema de decifrar códigos, ele teria que pedir ajuda para tentar resolver toda essa situação. Para surpresa de seus novos amigos, Sherlock teve que compartilhar algo de seu passado, pois era justamente alguém desse passado que poderia ajudá-los a desvendar mais aquele mistério e para isso teriam que encontrar com Ada Lovelace, filha de Lorde Byron e ex-noiva de Sherlock.

"Vivendo na mansão Holmes e na escola Harrow por toda a sua vida, sempre tivera regras muito rígidas e se acostumara a segui-las. Nos últimos dias, porém, escolhera se arriscar, torcendo o que era certo e o que era errado em nome de um bem maior." pág.10.

Mesmo garantindo que Ada os receberia de braços abertos, pois passado era passado, não foi bem o que aconteceu. Mas o pior ainda estava por vir, pois nada os havia preparado para a grande surpresa que aqueles códigos viram revelar. Sherlock, Irene e Nikola, estavam cada vez mais se aprofundando no grande mistério que era a Companhia do Grande Oriente, Mr. Brown e o misteriosíssimo Barão. 

Mas como Sherlock sempre dizia, os mistérios foram feitos para serem resolvidos e não havia incômodo maior para ele do que um mistério não resolvido. E assim o jogo continua.


Opinião: Cardenonsi, mais uma vez, acerta em cheio nesse novo volume da série Sherlock e os Aventureiros. Tanto pelo formato continuado da história, como se fossem histórias em quadrinhos semanais ou mensais, como na qualidade da trama.

Como disse na resenha do volume anterior, o autor se utiliza de participações especiais para dar uma sabor mais requintado a essa grande aventura continuada e nesse caso temos Ada Lovelace, que foi uma escritora e matemática inglesa que inventou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. 

Cardenonsi, de uma forma brilhante, insere Ada no meio de toda a trama fazendo uma alusão do processo que ela teve que passar para conseguir completar seu algoritmo que a fez tão famosa na vida real. Além de ter um passado com nosso personagem principal, é embrenhada em personagens reais mencionados sutilmente na história, o que é absolutamente, incrível. E ainda temos outras participações e referências que vou deixar para vocês descobrirem.

No tocante a escrita, continua exatamente a mesma, fluída, aconchegante e popular, o que continua dando a impressão aos leitores/leitoras de estarem juntos com nossos personagens correndo para lá e para cá, tentando resolver os mistérios e ora fugindo ora enfrentando os diversos inimigos que vão aparecendo conforme a trama avança.


Continuo muito feliz em dizer que Cardenonsi conseguiu manter toda beleza do primeiro livro nessa continuação sem deixar nada de fora, pois continua tendo aventura, mistério, referências e participações de personagens reais e notórios e principalmente, manteve a qualidade impecável de sua escrita. Sem sombra de dúvidas que Sherlock e os Aventureiros - vol. 02: O Problema dos Cálculos Maquinares de A. Z. Cardenonsi e publicado pela AVEC editora, é sim, I-M-P-E-R-D-Í-V-E-L.


Sobre o autor: Andre Zanki Cordenonsi é professor universitário, doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador há quase vinte anos. Membro da The Sherlock Holmes Society of London, possui uma vasta coleção de livros sobre o mais famoso detetive de todos os tempos. As histórias sobre a juventude de Sherlock Holmes, um tema pouco abordado por Sir Arthur Conan Doyle, foram alvo de inúmeras pesquisas durante toda a sua vida. Após quase quatro décadas, o jogo finalmente começou

Ficha Técnica:
Série: Sherlock e os Aventureiros
Título: O Problema dos Cálculos Maquinares
Autor: André Zanki Cardenonsi
Editora: Avec
Páginas: 128
Ano: 2019
ISBN: 9788554470463

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi Jeffa.

    Gostei de conhecer mais um livro com as histórias sobre a juventude de Sherlock e saber que continua tendo aventura e mistério. Assim como o primeiro livro também vou adicionar este na lista de desejados. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Que super interessante é a história. Acho que nunca li nada do estilo, por isso fiquei curiosa como seria toda a inserção. Que bom que o autor manteve em qualidade o enredo, o que me anima ainda mais a ler. Curtir a resenha, e com certeza dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já fiquei muito curiosa para conhecer a série. Eu amo as histórias do Sherlock Holmes, então, um livro que apareça esse personagem já me interessa. Além disso, parece que o autor tem uma escrita tão envolvente e gostosa de acompanhar. Amei sua resenha e vou ler a do primeiro livro também. Já quero adicionar os dois na lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu li o primeiro volume a adorei, estou bem curiosa com esse segundo e com certeza vai ser uma leitura que via me agradar bastante. Adorei conhecer um pouco mais sobre esse segundo livro, espero poder ler em breve

    ResponderExcluir