[RESENHA #750] COLEÇÃO FOLHA A REPÚBLICA BRASILEIRA 130 ANOS - VOL. 24: ITAMAR FRANCO


Sinopse: Este ano a República brasileira faz 130 anos e esta coleção da Folha busca apresentar um panorama histórico do regime que substituiu a Monarquia. Entretanto, a coleção não tem o intuito de festejar uma efeméride, mas sim de apresentar ao leitor um olhar em retrospecto a fim de reconhecer as superações, conquistas e avanços, e também detectar as crises, fragilidades e contradições da República. Com a Coleção Folha A República Brasileira, será possível percorrer as origens desse regime, que surgiu em 1889 com a queda da Monarquia, e seus desdobramentos até a chegada da redemocratização. Os 28 volumes apresentarão os contextos e o desenrolar de conspirações, revoltas e conflitos que permitiram a consolidação da República, permeando também a ditadura militar, pois é inevitável que a história da República seja também a da consolidação da democracia.

Resenha: Itamar Augusto Cautiero Franco, nasceu em 28 de junho de 1930 no mar em território brasileiro. Seu mandato foi de 02 de outubro de 1992 a 31 de dezembro de 1994, vice de Fernando Collor, assumiu após o impeachment e seu governo foi marcado principalmente pela implantação do Plano Real que conseguiu, finalmente, vencer a superinflação no Brasil. Faleceu em 02 de julho de 2011 aos 81 anos em São Paulo.


"O mineiro Itamar Franco foi o 33º presidente da República e o sétimo vice-presidente a assumir o principal assento do Poder Executivo nacional, governando entre o dia 2 de outubro de 1992 e 1º de janeiro de 1995. Assumiu o país em meio à tormenta provocada pela crise política que levou ao impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, e entregou seu mandato depois de conseguir implementar a medida de estabilização da economia mais bem-sucedida da história da Nova República: o Plano Real."


"A fim de garantir os bons resultados desse plano, o presidente trabalhou intensamente para fazer seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso, a quem foi atribuído o título de “pai do Plano Real”. Nisso, a História é injusta, colocando Itamar como mero coadjuvante no processo. A narrativa que estabeleceu o mito da paternidade do Real também colocou Itamar em segundo plano na vida política nacional, teimando em enquadrá-lo no estereótipo do “mandato-tampão”, ou no do “governo de transição"."


"A obra coletiva, a Coleção Folha A República Brasileira - 130 Anos não abre espaço a idiossincrasias e opiniões nem, no extremo oposto, pretende objetividade e isenção, uma vez que a rigor, tais conceitos só existem enquanto metas. Entre os dois polos, os autores apostam no equilíbrio da seleção e da apreciação dos fatos, com intento de prover subsídios para melhor compreender o presente e projetar o futuro." Oscar Pilagallo.


Sobre a edição: A Coleção Folha A República Brasileira é formada por 28 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado. Os volumes serão divididos em duas seções: a primeira, de abertura, abordará o mandato do presidente em foco. A segunda traçará seu perfil biográfico, abrangendo mais do que suas realizações políticas. Além disso, os textos também apresentarão fatos que marcaram a época e curiosidades que ilustram a narrativa histórica. Ao fim de cada volume, o leitor irá encontrar uma cronologia do período em questão e indicações bibliográficas comentadas.

A coleção é amplamente ilustrada com fotografias, registros pessoais e militares, cartas, mapas, cartazes, excertos de jornais e revistas da época, material que foi minuciosamente pesquisado dentre os principais museus e arquivos brasileiros. Cada volume contém a reprodução de documentos com inestimável valor histórico, que ajuda a entender melhor os grandes acontecimentos que marcaram a narrativa do nosso país. 

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha A República Brasileira
Presidente: Itamar Franco
Autor: Dirceu Franco Ferreira
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 64
Ano: 2019
ISBN: 9788581934716
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Opa, tudo bem por aí?

    Tenho muito interesse nessa coleção, até porque a história do nosso país é algo que mexe bastante comigo e eu sempre fico curioso quando vejo uma obra ou coleção acerca do tema. Acho incrível essa mesclagem de imagens, documentos etc. com a leitura, ainda mais se tratando de obras desse tipo. O leitor se sente bem mais conectado com a história e consegue entende-la facilmente.

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir