[RESENHA #757] COLEÇÃO FOLHA A REPÚBLICA BRASILEIRA 130 ANOS - VOL. 27: DILMA ROUSSEFF


Sinopse: Este ano a República brasileira faz 130 anos e esta coleção da Folha busca apresentar um panorama histórico do regime que substituiu a Monarquia. Entretanto, a coleção não tem o intuito de festejar uma efeméride, mas sim de apresentar ao leitor um olhar em retrospecto a fim de reconhecer as superações, conquistas e avanços, e também detectar as crises, fragilidades e contradições da República. Com a Coleção Folha A República Brasileira, será possível percorrer as origens desse regime, que surgiu em 1889 com a queda da Monarquia, e seus desdobramentos até a chegada da redemocratização. Os 28 volumes apresentarão os contextos e o desenrolar de conspirações, revoltas e conflitos que permitiram a consolidação da República, permeando também a ditadura militar, pois é inevitável que a história da República seja também a da consolidação da democracia.

Resenha: Dilma Vana Rousseff, nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte/MG. Seu mandato foi de 01 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014 e de 01 de janeiro de 2015 a 12 de maio de 2016. Primeira presidente do Brasil, seu governo foi marcado por controvérsias, crise política e econômica. Em seu segundo mandato sofreu um impeachment bastante controverso.


"Primeira mulher eleita presidente, Dilma Rousseff foi escolhida – contra sua vontade – para “continuar o Brasil de Lula”. A ex-guerrilheira e ex-ministra da Energia e da Casa Civil de Lula nunca disputara antes uma eleição. Tentou implantar uma “nova matriz econômica” e fez intervenções nos preços públicos para segurar a inflação. Estimulou alguns setores à custa de desonerações fiscais que acabaram deteriorando as contas públicas. Criticada à esquerda e à direita, a centralizadora Dilma comandou o país num grave momento de crise política e econômica, agravada pelos seus erros."


"No centro de uma trama cujas sequelas ainda persistem, ela foi alvo do segundo impeachment da história, num processo polêmico, baseado na acusação de ter dado “pedaladas fiscais”, que polarizou a sociedade. Eleita prometendo erradicar a miséria e transformar o Brasil num país de classe média, fez um governo que desmontou quase todos os avanços do antecessor. Dilma manteve seus direitos políticos, mas não conseguiu se eleger senadora pelo PT em 2018."


"A obra coletiva, a Coleção Folha A República Brasileira - 130 Anos não abre espaço a idiossincrasias e opiniões nem, no extremo oposto, pretende objetividade e isenção, uma vez que a rigor, tais conceitos só existem enquanto metas. Entre os dois polos, os autores apostam no equilíbrio da seleção e da apreciação dos fatos, com intento de prover subsídios para melhor compreender o presente e projetar o futuro." Oscar Pilagallo.


Sobre a edição: A Coleção Folha A República Brasileira é formada por 28 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado. Os volumes serão divididos em duas seções: a primeira, de abertura, abordará o mandato do presidente em foco. A segunda traçará seu perfil biográfico, abrangendo mais do que suas realizações políticas. Além disso, os textos também apresentarão fatos que marcaram a época e curiosidades que ilustram a narrativa histórica. Ao fim de cada volume, o leitor irá encontrar uma cronologia do período em questão e indicações bibliográficas comentadas.

A coleção é amplamente ilustrada com fotografias, registros pessoais e militares, cartas, mapas, cartazes, excertos de jornais e revistas da época, material que foi minuciosamente pesquisado dentre os principais museus e arquivos brasileiros. Cada volume contém a reprodução de documentos com inestimável valor histórico, que ajuda a entender melhor os grandes acontecimentos que marcaram a narrativa do nosso país. 

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha A República Brasileira
Presidente: Dilma Rousseff
Autor: Lucas Ferraz
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 64
Ano: 2019
ISBN: 9788581934747
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

0 Comentários