[RESENHA #758] COLEÇÃO FOLHA A REPÚBLICA BRASILEIRA 130 ANOS - VOL. 28: MICHEL TEMER E JAIR BOLSONARO


Sinopse: Este ano a República brasileira faz 130 anos e esta coleção da Folha busca apresentar um panorama histórico do regime que substituiu a Monarquia. Entretanto, a coleção não tem o intuito de festejar uma efeméride, mas sim de apresentar ao leitor um olhar em retrospecto a fim de reconhecer as superações, conquistas e avanços, e também detectar as crises, fragilidades e contradições da República. Com a Coleção Folha A República Brasileira, será possível percorrer as origens desse regime, que surgiu em 1889 com a queda da Monarquia, e seus desdobramentos até a chegada da redemocratização. Os 28 volumes apresentarão os contextos e o desenrolar de conspirações, revoltas e conflitos que permitiram a consolidação da República, permeando também a ditadura militar, pois é inevitável que a história da República seja também a da consolidação da democracia.

Resenha: Michel Miguel Elias Temer Lulia, nasceu em 23 de setembro de 1940 em Tietê/SP. Seu mandato foi de 12 de maio de 2016 a 31 de dezembro de 2018. Seu governo foi marcado pela participação do impeachment de Dilma Rousseff e saiu do poder como um dos presidentes mais mal avaliados da história. Jair Messias Bolsonaro, nasceu em 21 de março de 1955 em Glicério/SP, seu mandato teve início em 01 de janeiro de 2019 e tem previsão de término em 31 de dezembro de 2022. Foi eleito como a única alternativa para a substituição do PT ao governo e vem tendo uma dos mais controversos governos da história da República Brasileira.


"Um dos articuladores do impeachment de Dilma, de quem foi vice por seis anos, o peemedebista Michel Temer assumiu a Presidência prometendo recuperar a economia. Começou a fazer reformas de cunho liberal, agradando ao empresariado e aos setores mais conservadores da sociedade. Também foi criticado por não ter mandato para fazer tais reformas, como a trabalhista. Seu governo desmontou parte da agenda social prevista na Constituição. Só não foi adiante com as reformas porque se viu envolvido em denúncias de corrupção a partir de uma gravação que sugere que ele tivesse estimulado a compra do silêncio de um aliado que se encontrava preso."


"Um dos presidentes mais impopulares da história, Temer passou a faixa presidencial para o ex-capitão do Exército Jair Bolsonaro, deputado do chamado baixo clero eleito com uma agenda de extrema-direita que atraiu os votos dos eleitores críticos de Lula e do PT. Começava uma fase em que o próprio presidente seria o responsável por ataques retóricos à democracia."


"A obra coletiva, a Coleção Folha A República Brasileira - 130 Anos não abre espaço a idiossincrasias e opiniões nem, no extremo oposto, pretende objetividade e isenção, uma vez que a rigor, tais conceitos só existem enquanto metas. Entre os dois polos, os autores apostam no equilíbrio da seleção e da apreciação dos fatos, com intento de prover subsídios para melhor compreender o presente e projetar o futuro." Oscar Pilagallo.


Sobre a edição: A Coleção Folha A República Brasileira é formada por 28 volumes semanais no formato 24x18,5, capa dura, com miolo em papel Couché e totalmente ilustrado. Os volumes serão divididos em duas seções: a primeira, de abertura, abordará o mandato do presidente em foco. A segunda traçará seu perfil biográfico, abrangendo mais do que suas realizações políticas. Além disso, os textos também apresentarão fatos que marcaram a época e curiosidades que ilustram a narrativa histórica. Ao fim de cada volume, o leitor irá encontrar uma cronologia do período em questão e indicações bibliográficas comentadas.

A coleção é amplamente ilustrada com fotografias, registros pessoais e militares, cartas, mapas, cartazes, excertos de jornais e revistas da época, material que foi minuciosamente pesquisado dentre os principais museus e arquivos brasileiros. Cada volume contém a reprodução de documentos com inestimável valor histórico, que ajuda a entender melhor os grandes acontecimentos que marcaram a narrativa do nosso país. 

Ficha Técnica:
Título: Coleção Folha A República Brasileira
Presidente: Michel Temer e Jair Bolsonaro
Autor: Lucas Ferraz
Editora: Folha de São Paulo
Páginas: 64
Ano: 2019
ISBN: 9788581934754
Onde Comprar: Coleções Folha

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, como vão as coisas por aí?

    Acompanhei outras resenhas aqui no blog acerca das obras anteriores dessa coleção e, em todas elas, fiquei interessado pra caramba nelas. Uma resenha melhor do que a outra!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir