[RESENHA #773] SIGA EM FRENTE - AUSTIN KLEON

Sinopse: "Coleção Pitch Deck. Plataforma para jovens negócios.SIGA TRABALHANDO. SIGA NO JOGO. SIGA CRIANDO. Em seus livros anteriores, os best-sellers Roube como um artista e Mostre seu trabalho!, Austin Kleon deu aos seus leitores a chave para liberar a criatividade e o que é preciso para que seus resultados se tornem conhecidos. Agora, ele oferece um de seus trabalhos mais inspiradores, apresentando dez regras simples sobre como permanecer criativo, focado e fiel a si mesmo – por toda a vida. A vida criativa não é uma jornada linear em direção a uma linha de chegada, ela é como um loop – portanto, encontre uma rotina diária, já que hoje é o único dia que importa. Desconecte-se do mundo para conectar-se a si mesmo – e às vezes você só precisa mudar para o modo avião para que isso aconteça. SIGA EM FRENTE celebra as atividades ao ar livre e incentiva pequenas escapadas, nem que seja apenas para um passeio curto (como o diretor Ingmar Bergman disse à filha: “Os demônios odeiam ar fresco”). Preste atenção e, principalmente, preste atenção no que você presta atenção. Preocupe-se menos em terminar as coisas e preocupe-se mais com o valor do que você está fazendo. Foque menos em deixar sua marca nas coisas, trabalhe mais para deixar as coisas melhores do que estavam quando você as encontrou. SIGA EM FRENTE traz princípios éticos, atemporais e práticos para aqueles que tentam manter uma vida produtiva e significativa."

Resenha: Dizem que existe a hora certa para ler determinados livros e acho que o momento em que vivemos é o mais propício possível para ler "Siga em frente: 10 maneiras de manter a criatividade nos bons e maus momentos" de Austin Kleon e digo isso justamente porque estamos vivendo em um período que tem maus do que bons momentos, principalmente por causa da Covid-19 que afetou o globo inteiro levando incertezas e tristezas para as nossas vidas e como trabalhar a criatividade nesse momento tão complicado? 

Eu por exemplo durante muitos meses da pandemia fiquei procrastinando algumas obrigações pessoais e principalmente a criação de conteúdos para o blog de forma geral, ou seja, tive um bloqueio mental e a minha criatividade para lidar com esses afazeres e obrigações foi para o ralo. Nesses tempos sombrios, aliados com as incertezas em nossas vidas pessoais e profissionais, sem contar o aspecto financeiro que afetou muitas pessoas deixa tudo meio sombrio e é claro afeta com o nosso entusiasmo e determinação para certas coisas. 

O objetivo inicial do autor foi criar um livro que servisse de inspiração para escritores e artistas, mas ele mesmo acredita que é um livro para todos e realmente acredito nisso, pois essa foi uma leitura interessante e inspiradora. Aliás, essa foi uma leitura rápida e de fácil compreensão, sem contar que durante as 201 páginas (divididos em 10 capítulos) o autor nos demonstra através de ilustrações e frases que por meio de boas práticas e força de vontade nós podemos trabalhar o nosso desenvolvimento pessoal, podemos nos fortalecer mentalmente e com isso boas ideias virão, aflorando o nosso lado criativo.

5 IDEIAS INTERESSANTES DO "SIGA EM FRENTE"

1) Cada dia é um novo dia; e devemos criar hábitos para torná-lo produtivo;

2) A atenção transforma o ordinário em extraordinário;

3) Fazer uma caminhada e tirar um cochilo tornam seu cérebro mais criativo;

4) Às vezes, mudar de opinião faz bem para seu pensamento;

5) Ter um espaço onde você possa se desconectar do mundo favorece a sua criatividade;

Opinião: Eu achei interessante algumas outras dicas que o autor passa e algumas delas eu já aproveitava em alguns momentos da minha vida como aproveitar a natureza, nós que vivemos em cidades médias ou grandes aproveitamos cada vez menos a natureza e isso faz uma falta enorme, pois dá paz de espírito, é bom para refletirmos e aproveitar a calmaria e tranquilidade que a natureza nos oferece, ao menos para mim a natureza serve como um combustível, me dá uma renovada.

Kleon também nos fala para criarmos o hábito de escrever em diários, otimizar as nossas vidas, aproveitar determinados momentos para assistir um filme e todas essas dicas são valiosas, mas precisamos criar uma rotina, precisamos organizar as nossas vidas para sermos produtivos. Em suma, essa foi uma leitura que me envolveu e intrigou. Gostei de conhecer a escrita do autor e achei suas dicas valiosas. Recomendo a leitura!!

Sobre o autor: Austin Kleon é autor do livro de poemas Newspaper Blackout, e seu trabalho tem sido destaque na NPR’ Morning Edition, PBS NewsHour, The Wall Street Journal e no site 20x200.com. Ele fala sobre criatividade e arte online para organizações como SXSW, TEDx e The Economist. Mora em Austin, Texas, onde mantém o endereço www.austinkleon.com

Ficha técnica:
Título: Siga em frente
Autor: Austin Kleon
Tradução: Sofia Soter
Editora: Rocco
Páginas: 224
Ano: 2020
ISBN: 9786555320107
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Opaa! Gosto bastante de livros assim. A pandemia também fez com que eu criar o hábito da procrastinação para diversas coisas. Mas estou voltando aos trilhos. Acredito que tudo é questão de equilíbrio...
    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  2. O livro em si é bastante interessante, como você disse o autor Austin dá algumas dicas de hábitos para fazermos no dia a dia, como assistir filmes, são momentos que devemos aproveitar, são rotinas necessárias, gostei bastante da indicação do livro, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Tô lendo "Roube como um artista" do autor e gostando bastante da experiência. As dicas que ele traz são muito propícias. Creio que minha experiência com essa leitura seria igualmente satisfatória. Super concordo que ter um espaço para nos desconectar é fundamental, sem dúvidas. Amei demais seu post, apenas me deixou mais interessada em ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma leitura interessante para o momento atual. Eu também me senti um pouco perdido durante essa pandemia, cansado das mesmas coisas. Acho dicas assim interessantes, pois facilmente podemos colocar em prática sem nenhum investimento grandioso. A maior parte das dicas só depende mesmo da nossa boa vontade. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adorei a resenha e os pontos abordados, nesse momento se faz necessário! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá: Concordo que é um trabalho perfeito para esses tempos de grande estresse mental devido à pandemia já conhecida e ao novo normal. A determinação está em perigo e a decepção e relutância acedem pelo meio de cada um.

    ResponderExcluir
  7. Oi Yvens, tudo bem? Ah, eu também estou com esse livro quase terminei a leitura. Só pelo título já acredito que vale a pena. Muitos de nós quando diante de certos desafios, de certos obstáculos tendem a retroceder, desistir ou ficar perdido. Mas é importante saber o que fazer com todos esses sentimentos, sensações e como sair disso ainda mais forte. As vezes falta criatividade, mas com um pouquinho do exercício ela volta não é mesmo? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Parece uma ótima leitura para frete como a parte do titulo já diz! Gostei da proposta. Foi um ótima indicação!

    ResponderExcluir