[RESENHA #775] AINDA DÁ!: A FORÇA DA PERSISTÊNCIA - MARIO SERGIO CORTELLA & PAULO JEBAILI


Sinopse: A expressão “ainda dá” concentra uma série de significados. Tem a ver com esperança, com persistência e com competência. Traz em si também um elemento de temporalidade. É a partir dessa conjunção de aspectos que Cortella e Jebaili tratam neste livro da busca da excelência, aquele esforço de ir além, de ultrapassar limites, de avançar, de fazer melhor do que o feito até então. Afinal, qualquer atividade vai demandar energia e, sobretudo, tempo – um ativo que se torna cada vez mais precioso à medida que passa. Por isso, quem ambiciona uma vida gratificante e revestida de sentido não pode limitar-se a fazer por fazer. Cumprir tabela é um modus operandi típico da mediocridade. Buscar a excelência é um horizonte, mas, acima de tudo, uma atitude. Com a genialidade de sempre, Cortella ilumina os caminhos para darmos esse passo adiante e Jebaili inspira com histórias reais de quem perseguiu e conseguiu realizar seus sonhos.

Resenha: Publicado no início de 2020, "Ainda dá!" é um livro escrito por quatro mãos e na verdade é fruto da parceria entre o filósofo, educador e palestrante Mario Sergio Cortella com o jornalista Paulo Jebaili. A expressão "ainda dá" nos traz diversos significados e podemos entende-lo pelo viés de ter esperança na vida, mas também está relacionado com a persistência, algo muito importante para conquistarmos nossos objetivos. Aliás, acredito que muitos de nós deixamos de persistir e perseverar em nossas vidas por problemas pessoais que acabam afetando a nossa produção e principalmente na determinação.

"[...] a consciência da covardia de si mesmo é muito incômoda, muito dolorida. Quando você, intimamente, se sabe covarde, convive com uma perturbação. Há decisões que podem gerar frustação, mas o peso é menor do que o arrependimento de ter desistido antes mesmo de tentar."

Afinal, tudo na vida demanda de nós certa quantidade de energia e determinação, bem como tempo e isso, é algo extremamente precioso, mas que nos dias de hoje nos transmite a sensação de estar passando cada vez mais rápido e por isso se torna extremamente precioso. Cortella e Jebaili deixam claro que devemos aliar o tempo com esperança e persistência para ultrapassarmos os nossos limites e avançarmos na vida, sempre fazendo tudo da melhor forma possível.

Os autores nos passam uma mensagem clara que para obtermos uma vida com sentido e conquistas, nós não devemos fazer as coisas por fazer ou com a mentalidade de fazer por "obrigação", pois esse tipo de conduta nos leva a uma vida medíocre, mediana. Contudo, para alcançar o tipo de vida proposta, os autores defendem um caminho de excelência, nos demonstrando caminhos para sair da mesmice através de histórias reais.

Opinião: "Ainda dá!" é um livro que você pode ler em um ou dois dias tranquilamente, mas a proposta é desfrutar a leitura e aproveitar todos os ensinamentos que são passados, mas se eu ou os leitores vão aproveitar essas lições é "outra história". O livro é dividido em 12 capítulos ou lições e todas elas são de leitura rápida, pois os textos são bem tranquilos e de fácil compreensão.

Essa é uma leitura que nos faz refletir, bem como realizar uma autocrítica, pois nos faz pensar sobre o quanto fazemos para realizar os nossos sonhos. Cortella e Jebaili nos apresentam textos motivadores e repletos de esperança, eles lançam mão de discursos diretos e objetivos e aqui temos aquela velha situação do copo com água onde, dependendo da visão de cada um ele pode estar "meio cheio" ou "meio vazio". Cortella e Jebaili nos apresentam textos motivadores e repletos de esperança, lançando mão de discursos diretos e objetivos. Em suma, essa foi uma leitura rápida e prazerosa.

Ficha técnica:
Título: Ainda dá!: A força da persistência
Autores: Margio Sergio Cortella & Paulo Jebaili
Editora: Planeta
Páginas: 144
Ano: 2020
ISBN: 9788542218602
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários