[RESENHA #780] OS AMADORES - SARA SHEPARD

 

Sinopse: Há cinco anos, a estudante do ensino médio Helena Kelly desapareceu do quintal de sua casa em Dexby, Connecticut. Ninguém nunca ouviu falar dela, e sua família ficou sem respostas sobre quem sequestrou e matou Helena ou o porquê. Quando Seneca Frazier, de dezoito anos, vê uma postagem desesperada no site Caso Não Encerrado, ela sabe que é hora de mudar isso. Afinal, o desaparecimento de Helena é o motivo de ela ter ficado obcecada por casos não resolvidos e estar nesse site. Determinada a desvendar o mistério, ela resolve passar o recesso de primavera em Connecticut trabalhando no caso junto com Maddy Wright, sua principal conexão do site Caso Não Encerrado. Mas desde o momento em que ela sai do trem, tudo começa a dar errado. Maddy não é quem ela esperava que fosse, e Aerin, a irmã de Helena, parece não querer nenhuma ajuda. Além disso, Seneca tem um segredo que pode colocar em cheque toda a investigação. Junto com outro usuário do site, Brett, eles vão descobrindo aos poucos os segredos que Helena mantinha até as semanas que antecederam seu desaparecimento. Mas o assassino está por perto... e está determinado a manter esse caso sem solução. O primeiro livro da série, surpreendente e assustador, Os amadores vai te deixar sem fôlego, esperando pela próxima história!"

Resenha: Os amadores foi publicado nesse segundo semestre de 2020 pela Editora Rocco e confesso que fiquei surpreso ao receber esse livro, pois a minha única referência da autora é a série Pretty Little Liars, ,que eu nunca li. A minha surpresa também fica por conta que eu não tenho o hábito de ler young adult, gênero esse que fica mais por conta do amigo e colaborador Jeffa Koontz.

Logo no início da leitura conhecemos a história da jovem Helena Kelly, uma estudante que misteriosamente sumiu do quintal da sua casa enquanto fazia boneco de neve na companhia da sua irmã mais nova. Após o desaparecimento, a polícia iniciou as investigações da jovem, mas nunca conseguiu encontrar informações suficientes que levasse ao seu paradeiro. Passados cinco anos, Aerin, a irmã de Helena, completamente insatisfeita que o caso nunca foi resolvido, deseja continuar investigando o paradeiro de sua irmã.

Inconformada, Aerin deixa um mensagem no site "Caso não encerrado", esse site na verdade é formado por investigadores amadores e trabalham nos casos em que a polícia não conseguiu resolver, isso é claro aumenta a credibilidade desse grupo de investigadores. Desesperada e sem esperar qualquer retorno do site, Aerin é surpreendida quando alguns membros decidem ajudá-la a solucionar esse misterioso sumiço.

As surpresas não param por aí, pois Aerin acredita que vai contar com a ajuda de investigadores experiente, mas na verdade ela vai ter ao seu lado pessoas que nem ao menos entraram na faculdade, são jovens que lutam contra a impunidade e que possuem certa experiência em investigações criminais. Em um primeiro momento Aerin pensa em desistir das investigações, mas ela pensa que mal não vai ter em aceitar a ajuda desses jovens. Desse momento em diante as investigações são intensas, há uma busca enorme pela verdade, sobre quem é a pessoa responsável pelo sumiço e assassinato de Helena, ao mesmo tempo alguns segredos são desvendados nesse grupo de jovens investigadores.

Opinião: Os amadores foi uma grata surpresa, primeiro porque eu não esperava receber esse livro da Editora Rocco e segundo porque a escrita da autora é muito envolvente. Apesar de tratar sobre um assassinato, essa não é uma leitura pesada, é um young adult protagonizado por jovens, é um livro que traz elementos de mistério e suspense de forma equilibrada. Eu achei interessante a ideia da autora de aos poucos nos dar pistas, bem como apresentar suspeitos e ao mesmo tempo álibis, pois isso serve para dificultar um pouco na solução do caso.

A autora nos apresenta vários personagens e eles acabam dividindo os holofotes, isso não é um problema, mas sempre há alguns que se sobressaem, como o caso de Aerin e Seneca. Maddy (Maddox) é um personagem interessante, tem uma carreira promissora e infelizmente precisa lidar com uma chantagem emocional. Temos também Maddison (irmã de Maddox) e Brett, personagens que servem mais como complemento ao meu ver.

Os amadores é o primeiro volume de uma trilogia que leva o mesmo nome e foi uma leitura extremamente positiva. Outro aspecto que me agradou foi o final, é simplesmente chocante e surpreendente. Embora a história seja protagonizada por adolescente, eles enfrentam situações perigosas, tensas e precisam tomar decisões acertadas. Além disso, eles são determinados e não se deixam levar pela intimidação ou medo. Essa foi uma leitura rápida e intensa, super recomendo para quem curte thriller/suspense.

Sobre a autora: Sara Shepard já sonhou em ser estrela de novela, designer de Lego, cineasta, geneticista e editora de moda, mas quando cresceu virou escritora mesmo. Ela se formou na Universidade de Nova York e é mestre em escrita criativa pela Brooklyn College. Atualmente, vive em Tucson, Arizona, com o marido e três cães indisciplinados. A série Pretty Little Liars, inspirada em sua infância e adolescência passadas em uma das cidades mais abastadas da Filadélfia, foi vendida para vários países e também adaptada com sucesso para a televisão.

Ficha técnica:
Autor: Sara Shepard
Tradução: Regina Winarski
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano: 2020
ISBN: 9788579804915
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Eu não conhecia esse livro, mas gostei da premissa e me parece ser uma leitura bem envolvente, fiquei curiosa pra saber mais detalhes da história.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra da autora e pela sinopse apresentada, parece ser uma leitura bem instigante. Confesso que gosto bastante de enredos que envolvem desaparecimentos misteriosos. Tenha uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho vontade de ler os livros da Sara, vejo no instagram inúmeras resenhas e a galera adora a autora. Parabéns pela bela resenha!

    ResponderExcluir