[RESENHA #786] O MUNDO COMPLETO DA MITOLOGIA GREGA - RICHARD BUXTON

Sinopse: Nenhum outro grupo de narrativas exibe maior riqueza e conteúdo, e certamente nenhum foi mais influente do que aquele que conhecemos como a “mitologia grega”. Relatos textuais e imagens visuais recordando as façanhas dos seus deuses e deusas, heroínas e heróis, são encontrados já no I milênio a.C. e continuaram a ser produzidos, numa série aparentemente inexaurível de variações e reinterpretações, até os dias de hoje. Um dos temas mais salientados nesta obra é a diversidade dos mitos gregos. O livro oferece um quadro abrangente do mundo da mitologia grega – seus contornos e horizontes imaginativos, motivos e preocupações recorrentes, que emprestam sentido às histórias.

Resenha/Opinião: A mitologia de uma forma geral é algo que gosto muito de ler e reler, mas em se tratando de mitologia grega o meu fascínio é ainda maior pela diversidade de divindades, semidivindades, heróis e criaturas em geral. Entrar na mitologia sempre me leva a tentar compreender os alicerces e fundamentos da nossa civilização, pois através dos mitos podemos compreender como os seres humanos agiam dezenas de séculos atrás, mas também serve, ainda que de forma resumida, para compreendermos como devemos agir no mundo de hoje, pois os mitos serviam de combustível para o ser humano lutar pelos seus ideais e hoje em dia as religiões, bem como doutrinas tomaram o lugar dos deuses antigos, também servindo de combustível para que possamos lutar pelos nossos ideias.

Foi nesse período da antiguidade grega em que exortações como "Conhece-te a ti mesmo" foi esculpida no templo de Delfos, lema ou exortação atribuída a Sócrates, que por sinal era um pensador e filósofo grego que acreditava nas figuras dos deuses. Há também o lema "nada demais" ou "nada em excesso", igualmente esculpido no templo de Delfos, que conduz a um ensinamento prático em que devemos nos afastar de qualquer tipo de vício e não devemos nos tornar refém de um hábito.

Essas exortações nos levam a pensar e nos mostrar que somos apenas humanos, possuímos falhas e somos passíveis de erros, mas que ao tentar fazer mais do que somos capazes podemos pagar um preço. A própria mitologia grega deixa claro que o homem ou mulher ao perder de vista as suas limitações, ao agir com violência e arrogância como se fosse um deus ou um imortal, pode pagar um preço terrível pelo modo de pensar e agir.

Esse livro foi uma grata surpresa para mim, pois eu não imaginava que tivesse tantas fotografias e ilustrações, sejam de objetos, esculturas, gravuras antigas, paisagens naturais que foram mencionadas na mitologia grega, mapas ou mesmo sítios arqueológicos, eu já imaginava que fosse ter tais informações, mas não em abundância como foi demonstrado.

Richard Buxton traz inúmeras informações sobre o período helênico da antiguidade, o impacto e influência dos mitos gregos para as pessoas daquela época, as origens e locais dos mitos, história de fundação de algumas cidades como Tebas, bem como de alguns fundadores como o próprio Cadmo que fundou a cidade de Tebas, a influência dos oráculos no cotidiano das pessoas e também na política.

É interessante acompanhar por meio do texto de Richard Buxton à pluralidade de narrativas mitológicas e o quanto elas ainda influenciam na atualidade, para tal, o autor contextualiza e utiliza das características da mitologia grega em geral, ele percorre a origem dos mitos (cosmogonias), passando pelos deuses do olimpo, demonstrando as façanhas dos heróis gregos, mas também se debruça sobre as tragédias e sagas familiares, concluindo até que ponto a mitologia grega influenciou a humanidade ao longos dos séculos.

Esse livro é tão rico em informações e possui tantos detalhes, que além dos mapas e fontes utilizadas, o autor ao citar uma região, cidade ou país da antiguidade, ele esclarece e demonstra o nome e região atual, tudo para facilitar a compreensão daqueles leitores que não estão habituados com as nomenclaturas e nomes utilizados na antiguidade.

Eu recomendo a leitura de "O mundo completo da mitologia grega" para todos aqueles que desejam se aprofundar no tema, mas também para aqueles que querem iniciar os estudos ou leituras sobre a Mitologia Grega, pois esse é de longe um dos livros de mais fácil compreensão, sem contar, como eu já disse, as inúmeras fotografias, imagens e ilustrações utilizadas que servem para enriquecer ainda mais a obra e facilitar a compreensão do leitor. Esse livro é magistral!!!!

Ficha técnica:
Título: O mundo completo da mitologia grega
Autor: Richard Buxton
Tradução: José Maria Gomes de Souza Neto
Editora: Vozes
Páginas: 256
Ano: 2019
ISBN: 9788532660961
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Oi Yvens!!

    Desde quando eu estudei as mitologias muitos anos atrás, eu nunca me encantei pela mitologia grega, acredita? Nunca bateu a curiosidade nem nada, eu gosto de muitas outras, mas essa ainda não foi! HAHAHAHAHA
    Minha esposa adora, já vou dar essa indicação pra ela, certeza que ela vaia dorar!
    Adorei teu post e suas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito, pois há uma diversidade enorme de mitologias para estudar e particularmente gosto muito da mitologia celta e nórdica.

      Excluir
  2. Olá
    Eu sou apaixonada por mitologia grega, então é claro que fiquei encantada por esse título e já quero fazer a leitura em breve também. Muito bom saber que é de fácil compreensão, mesmo pq sabe-se que é um tema bem profundo sim, justamente são esses elementos que chamam demais a atenção.
    Beijos, Fê
    Modoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem tranquilo, esse livro realmente é para todos Fernanda!
      Abraços!

      Excluir
  3. Fala, Yvens!!

    Eu curto muito livros sobre mitologia e esse eu ainda não conhecia, adorei a sua dica e também de saber que é um livro de fácil compreensão!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Yvens!
    Desde a minha adolescência sou fascinado por mitologias e já li diversos livros, inclusive esse da Editora Vozes que é maravilhoso. Estou de acordo contigo, esse livro é de fácil compreensão.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Você acredita que eu nunca li livros de mitologia? Apenas assisti filmes e séries sobre o tema. Preciso explorar esses universos através da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Embora a mitologia grega seja "popular", eu conheço apenas aquilo que é de conhecimento comum, o que veio em filmes e releituras em livros, profundamente eu não conheço nada e fiquei curiosa!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Yvens!
    Sou muito curiosa em relação a livros que falam sobre mitologias, principalmente gregas. Sou fascinada por história e gosto de me aprofundar em detalhes e no modo como eram expostos os pontoas de vista. Adorei saber desse livro ainda não conhecia, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Abraços!

    ResponderExcluir