[RESENHA #789] ANNE DE GREEN GABLES - L. M. MONTGOMERY

Sinopse: Dentro das páginas deste livro estão contidas todas as peripécias, alegrias e aprendizados da jovem Anne, que ao se mudar para Green Gables, na Ilha do Príncipe Eduardo, transforma não apenas a sua vida, mas a de todos ao seu redor. A jovem garota ruiva continua a encantar os leitores de todas as épocas, servindo de inspiração para a série produzida pela Netflix: “Anne with an E”. É impossível não aprender ou crescer com Anne, não se emocionar e não se lembrar de como sempre é possível ver tudo sob uma ótica diferente.

Resenha: Eu já conhecia por alto a história de Anne de Green Gables através de amigos, mas também por meio da série exibida pela Netflix. Eu até assisti alguns episódios da série, mas como gosto de ler antes o livro, eu acabei deixando de lado, apesar de todo o sucesso dessa série.

Aqui temos a história de uma garotinha ruiva de apenas 11 anos, Anne Shirley. Ela é uma garota sonhadora e tagarela, que ao nascer perdeu os pais e foi adotada por duas famílias que não lhe deram carinho e amor. Anne foi abandonada por essas famílias e deixada em um orfanato, ou seja, ninguém a queria.

Apesar de um começo de vida difícil, Anne buscou nos livros uma forma de explorar a sua imaginação fértil e também se divertir. Contudo, o destino lhe deu uma nova chance de ter uma família, ainda que por engano, pois ela foi adotada por dois irmãos de idade avançada que nunca se casaram. Os irmãos queriam na verdade adotar um garoto para ajudar nas atividades diárias da linda fazenda Green Gables, local onde os irmãos solteirões moram.

Apesar do engano, Anne é acolhida pelos irmãos Cuthbert. Matthew logo ficou encantado pela garota, o que não podemos dizer o mesmo sobre Marília, pois ela é uma mulher rabugenta e não ficou satisfeita com a situação, mas com o passar do tempo ela fica com pena da garota e a aceita em casa.

Anne tão logo começa a frequentar a escola local já obtém destaque, pois ela demonstra ser curiosa e inteligente. Mesmo não tendo uma boa educação até seus 11 anos, Anne rapidamente se destaca na escola e é aí que ela conhece Dianna, que vem ser a sua melhor amiga, e Gilbert Blythe, um garoto muito inteligente que acaba sendo o seu primeiro "amor" ou "paquera".

Com o passar do tempo cresce nos irmãos sentimentos de carinho e amor pela garota e isso é retribuído pela mesma. Além disso, Anne vai amadurecendo e tornando-se uma jovem ajuizada, responsável e até mesmo menos sonhadora, mas em certo momento a vida lhe prega outra peça, ela deve optar entre continuar os estudos ou ajudar uma pessoa que ela ama muito.

Opinião: É impossível não se apaixonar por Anne, ela é uma menina divertida e sonhadora, apresenta uma imaginação extremamente fértil e isso em determinados momentos atrapalha bastante a garota, mas a sua língua descontrolada que é o principal problema, pois ela fala mais do que deveria em algumas oportunidades e isso a coloca em apuros com diversas pessoas. Anne é uma menina extremamente carinhosa, ela faz de tudo para agradar Matthew e Marília, inclusive pedir desculpas quando eles a ofendem por ela ter cabelos vermelhos.

É interessante acompanhar a relação entre Anne e Marília, elas possuem características e comportamentos completamente opostos, mas com o passar do tempo elas se aproximam e Anne consegue conquistar o coração de pedra da Marília. A relação entre Anne e Matthew também há carinho, amor e proteção. Eles também são completamente opostos, pois Anne é tagarela e desinibida, já Matthew é tímido e quieto, então ele rapidamente é conquistado pela garota.

Montgomery apresenta em Anne de Green Gables uma história fantástica e uma leitura maravilhosa, além de é claro, diversos ensinamentos e momentos para refletirmos sobre a vida. Ao longo da leitura podemos vivenciar diversas aventuras e desventuras de Anne de uma forma bem próxima. Outro aspecto interessante é acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento da personagem seja na relação com os irmãos ou mesmo diante da vida, pois aqui acompanhamos a jornada da garota dos 11 aos seus 16 anos, período que se transforma de uma criança para uma jovem adulta íntegra e determinada. O mais importante é que mesmo diante de todas as dificuldades, Anne jamais vai desistir dos seus sonhos e sua visão idealista sobre as coisas que a cercam. Anne de Green Gables é simplesmente uma leitura incrível!!

Sobre a autora: Lucy Maud Montgomery nasceu em Clifton (atualmente New London), Ilha do Príncipe Eduardo em 30 de novembro de 1874. Sua mãe, Clara Woolner Macneill Montgomery, morreu de tuberculose quando Maud tinha 21 meses. Estremecido pela morte da esposa, o pai, Hugh Montgomery, deu a sua custódia para seus avós maternos. Posteriormente, ele mudou para Saskatchewan, quando Maud tinha sete anos, e ela passou a viver com os avós maternos, Alexander Marquis Macneill e Lucy Woolner Macneill, nas proximidades de Cavendish e foi criada por eles de uma forma rigorosa e implacável; sua vida ali foi muito solitária. Apesar de haver condições de relacionamento nos arredores, muitas crianças eram criadas sozinhas, e no caso de Maud, isso lhe proporcionou a invenção de amigos imaginários para lidar com sua solidão, incentivando sua imaginação.

Ficha técnica:
Título: Anne de Green Gables
Autora: L. M. Montgomery
Tradução: Anna Maria Dalle Luche
Editora: Martin Claret
Páginas: 424
Ano: 2019
ISBN: 9788544002278
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários