[RESENHA #796] A HISTÓRIA DE SOJOURNER TRUTH - OLIVE GILBERT

 


Sinopse: Uma das mulheres afro-americanas mais famosas e admiradas da história dos Estados Unidos, Sojourner Truth cantou, pregou e debateu em reuniões campais em todo o país, guiada por sua devoção ao movimento antiescravista e sua ardente busca pelos direitos das mulheres. Nascida em 1797, Truth fugiu da escravidão para, cerca de trinta anos depois, se tornar uma figura poderosa nos movimentos progressistas que remodelaram a sociedade americana. Oradora fascinante e profeta implacável, Truth hipnotizou o público com sua história de vida e com suas interpretações comoventes de hinos metodistas e suas próprias canções. Este relato inspirador da luta de uma mulher negra por igualdade racial é uma leitura essencial para aqueles interessados na busca contínua pela igualdade de oportunidades. Uma história de respeito pela vida, pela luta e pelas ideias de quem nasceu escravo mas nunca se conformou em ser um. 

Resenha: Isabella Baumfree nasceu no ano de 1797 em um cativeiro localizado na cidade de Nova Iorque (New York). Filha de escravos, ainda nova presenciou as mazelas e horrores advindos da escravidão, viu o lado obscuro do ser humano e também sofreu na mão do Homem. Isabella desde nova escutava de seus pais diversas histórias sobre os seus irmãos que nunca teve a oportunidade de conhecer direito, pois o convívio com eles foi breve, tendo em vista que eles também foram escravizados, enjaulados e vendidos como animais ou objetos.

Alguns anos depois, já adulta, Baumfree na condição de empregada doméstica, tem a sua liberdade negada por seu proprietário, algo que foi prometido por ele antes. Inconformada com a promessa quebrada, ela decide empregar uma fuga e isso ocorre um ano antes da abolição da escravatura. Nesse período, Baumfree teve o seu filho Peter de apenas 5 anos de idade vendido ilegalmente e isso foi um impacto profundo.

Alguns anos depois, já adulta, Baumfree na condição de empregada doméstica, tem a sua liberdade negada por seu proprietário, algo que foi prometido por ele antes. Inconformada com a promessa quebrada, ela decide empregar uma fuga e isso ocorre um ano antes da abolição da escravatura. Nesse período, Baumfree teve o seu filho Peter de apenas 5 anos de idade vendido ilegalmente e isso foi um impacto profundo.

Longe das amarras e correntes da vida de escrava, Baumfree até então perdida espiritualmente, encontra-se na fé e decide mudar o seu nome, deixando para trás o nome de escrava Isabella Baumfree e adota o nome Sojourner Truth. Contando com a ajuda daqueles que a acolheram, ela move uma ação no tribunal local para conseguir recuperar o seu filho e obtém êxito em seu intento, sendo a primeira mulher negra a ingressar com uma ação judicial contra um homem branco, ou melhor, contra um senhor de escravos.

Com a abolição da escravidão, Truth passa a lutar contra a desigualdade racial, demonstra ser uma mulher contra todo e qualquer regime escravocrata, bem como apresenta uma fé inabalável em Deus, todos esses aspectos a tornam uma mulher inspiradora e importante no movimento progressista que estava ganhando força.

A leitura de "A história de Sojourner Truth" é algo impactante, pois nós podemos vislumbrar as mazelas e maldades cometidas pelo ser humano, no caso, o homem branco em face dos negros. Aliás, ler sobre a escravidão é algo que me faz pensar em quanto o ser humano já foi cruel e em quanto nós melhoramos e ainda podemos melhorar no aspecto de como tratar o próximo, afinal, somos todos humanos, todos nós dividimos o mesmo planeta, temos sonhos e angústias, vontades e necessidades, mas nunca e em nenhuma condição devemos subjugar o próximo, jamais devemos escravizar, maltratar, desprezar o próximo em prol das nossas vontades.

Eu na condição de homem branco descendente de italianos e portugueses não consigo imaginar a dor, os sonhos quebrados e vidas despedaçadas que fizeram parte da realidade de muitos negros e ainda fazem, tudo por causa do racismo e ódio. Não consigo imaginar a dor que os pais sofreram naquela época vendo seus filhos serem vendidos como objetivos ou animais, pois muitos senhores brancos os consideravam como objetos ou seres sem sentimentos.

Sojourner era uma mulher forte, determinada e de princípios, uma mulher que estava à frente do seu tempo e que principalmente acreditava em Deus e usou a fé em seu favor para lutar contra as adversidades, bem como vencer os obstáculos gigantescos que os negros enfrentavam em sua época. Esse livro é um apanhado biográfico e foi ditado pela própria Sojourner Truth a Olive Gilbert, amiga que conquistou na luta e defesa dos direitos femininos. Em suma, essa é uma leitura fascinante e imperdível.

Ficha técnica:
Título:
 A história de Sojouner Truth
Autora: Olive Gilbert
Editora: Principis
Páginas: 128
Ano: 2021
ISBN: 9786555522143
Onde Comprar: Amazon - Ciranda Cultural

Postar um comentário

0 Comentários