Longe das amarras e correntes da vida de escrava, Baumfree até então perdida espiritualmente, encontra-se na fé e decide mudar o seu nome, deixando para trás o nome de escrava Isabella Baumfree e adota o nome Sojourner Truth. Contando com a ajuda daqueles que a acolheram, ela move uma ação no tribunal local para conseguir recuperar o seu filho e obtém êxito em seu intento, sendo a primeira mulher negra a ingressar com uma ação judicial contra um homem branco, ou melhor, contra um senhor de escravos.
Com a abolição da escravidão, Truth passa a lutar contra a desigualdade racial, demonstra ser uma mulher contra todo e qualquer regime escravocrata, bem como apresenta uma fé inabalável em Deus, todos esses aspectos a tornam uma mulher inspiradora e importante no movimento progressista que estava ganhando força.
A leitura de "A história de Sojourner Truth" é algo impactante, pois nós podemos vislumbrar as mazelas e maldades cometidas pelo ser humano, no caso, o homem branco em face dos negros. Aliás, ler sobre a escravidão é algo que me faz pensar em quanto o ser humano já foi cruel e em quanto nós melhoramos e ainda podemos melhorar no aspecto de como tratar o próximo, afinal, somos todos humanos, todos nós dividimos o mesmo planeta, temos sonhos e angústias, vontades e necessidades, mas nunca e em nenhuma condição devemos subjugar o próximo, jamais devemos escravizar, maltratar, desprezar o próximo em prol das nossas vontades.
Eu na condição de homem branco descendente de italianos e portugueses não consigo imaginar a dor, os sonhos quebrados e vidas despedaçadas que fizeram parte da realidade de muitos negros e ainda fazem, tudo por causa do racismo e ódio. Não consigo imaginar a dor que os pais sofreram naquela época vendo seus filhos serem vendidos como objetivos ou animais, pois muitos senhores brancos os consideravam como objetos ou seres sem sentimentos.
Sojourner era uma mulher forte, determinada e de princípios, uma mulher que estava à frente do seu tempo e que principalmente acreditava em Deus e usou a fé em seu favor para lutar contra as adversidades, bem como vencer os obstáculos gigantescos que os negros enfrentavam em sua época. Esse livro é um apanhado biográfico e foi ditado pela própria Sojourner Truth a Olive Gilbert, amiga que conquistou na luta e defesa dos direitos femininos. Em suma, essa é uma leitura fascinante e imperdível.
Ficha técnica:
Título: A história de Sojouner Truth
Autora: Olive Gilbert
Editora: Principis
Páginas: 128
Ano: 2021
ISBN: 9786555522143
Onde Comprar: Amazon - Ciranda Cultural
0 Comentários