[RESENHA #800] A HISTÓRIA DO MUNDO (VOL. 1) - SUSAN WISE BAUER


Sinopse: Este primeiro livro de uma série narrativa, dividida em quatro volumes, vai transformar a forma como você estuda história. Que terrível segredo se encontra sepultado no túmulo de Shi Huang Di? Será que os nômades gostavam de ensopado de lagarto? E como é que uma criança de seis anos de idade se tornou imperador de Roma? Escrita de uma forma direta e envolvente, que se tornou a marca registrada de Susan Wise Bauer, a série História do Mundo narra o percurso da humanidade desde os tempos antigos até o presente. África, China, Europa, as Américas – descobre o que aconteceu à volta do mundo nos tempos longínquos. O primeiro volume inicia-se com os primeiros nômades e termina com o último imperador romano. Recentemente revisto e atualizado, este primeiro volume inclui mapas, uma nova cronologia, ilustrações adicionais, e dicas complementares para os pais. Esta série para ler em voz alta foi concebida para ser compartilhada pelos pais com crianças do ensino fundamental. Desfrutem dela juntos e apresente sua criança à maravilhosa história das civilizações do mundo.

Resenha: A história sempre foi um ramo ou vertente das ciências humanas que me fascinou e isso vem desde a minha infância, principalmente no que tange assuntos relacionados à antiguidade e envolvendo é claro nações como Egito, Babilônia, Suméria, Grécia e Império Romano como exemplos. Dessa forma vocês podem imaginar a minha surpresa e interesse ao tomar conhecimento do livro "A História do Mundo (Vol. 1) - A Antiguidade: Dos Primeiros Nômades ao Último Imperador Romano" que foi publicado recentemente pelo selo Filocalia da editora É Realizações.

Escrito pela historiadora estadunidense Susan Wise Bauer, o livro inicia-se com uma introdução escrita pela autora em que explica de forma sucinta o que é história e o que é arqueologia, bem como foram e são fundamentais para podermos compreender informações e aspectos históricos e culturais de nações e povos passados, mas também como tais informações chegaram em nossas mãos nos dias de hoje.

Ao longo da leitura a autora nos apresenta os primeiros nômades, ainda que de forma sucinta e como eles deixaram de ser coletores para se tornarem agricultores, estabelecendo assim em uma única região, como por exemplo a região dos rios Tigres e Eufrates localizados no norte da África, em especial, no Egito. É possível também saber como foi o surgimento do Egito e seus primeiros mitos, como os seus antigos deuses. Aos poucos, a autora se debruça sobre o surgimento da escrita, algo que surgiu de forma muito primitiva através de hieróglifos ou escritas em pedras e até mesmo tábuas de argila ou barro.

Saindo do Egito, a autora demonstra de forma breve a história dos Sumérios e o primeiro ditador desse povo. Visitando a história dos judeus, conhecemos um pouco sobre duas figuras importantes desse povo, Abraão e José. Entre os povos antigos, Susan nos fala de forma breve sobre os Assírios e desse povo, vamos adentro da Ásia, onde conhecemos as primeiras cidades da Índia e de lá aspectos culturais e econômicos da China antiga. Diante de inúmeras informações, acompanhamos a ascensão da Babilônia e a loucura de Nabucodonosor.

Mesmo diante de diversas nações e histórias sobre o mundo antigo, o que ainda mais me fascina é a história da Grécia e do Império Romano. Aqui acompanhamos os gregos antigos, povo que surgiu dos cretenses. É interessante que apesar de ser um livro de história, a autora aborda aspectos da mitologia, como O Rei Minos e o labirinto do Minotauro, criatura essa que foi derrotada por Teseu, mas também os deuses gregos. Susan abre espaço para as histórias de Homero, os primeiros jogos Olímpicos, os embates dos gregos contra a Pérsia e até mesmo as guerras que as cidades-estados travaram entre si. Ainda que de forma sucinta, a autora não deixa de abordar como era a vida nas cidades de Esparta e Atenas, principais cidades-estados daquela época.

Uma grande figura história daquele tempo ganha atenção nesse livro, é o grande conquistador Alexandre, O Grande. Aqui vemos de forma breve a relação de Alexandre com o seu pai, Filipe (Rei da Macedônia), mas também as invasões e conquistas de Alexandre, bem como a sua queda, ou seja, morte.

Saindo da Grécia nós vamos para o fascinante de Roma, passando pelo surgimento da grande cidade do mundo antigo com Rômulo e Remo, a sua ascensão, os deuses romanos, a importância das construções, seus engenheiros e construtores, os temidos gladiadores e o liceu de gladiadores. Em se tratando de Roma, a autora não deixa de fora as Guerras Púnicas que foi travada entre Roma e Cártago.

Se você acha que a autora fica apenas na Europa, Norte da África e Ásia está engando, pois ela fala sobre os povos das américas, passando pelos desenhos de Nazca e as cabeças de Olmeca. Em suma, "A história do mundo" é um livro fabuloso, pois a autora aborda diversos temas, histórias e mitos da antiguidade e para isso estudou sobre povos de diversos continentes e regiões. Susan Wise Bauer fala sobre figuras importantes como Alexandre e Júlio César, sobre a relação de Roma com os Cristãos, a queda do Império Romano sob as mãos de Átila, o Huno. 

Para requintar ainda mais a edição e facilitar o acesso à informação, temos ao final do livro apêndices com informações extras como cronologia dos tempos antigos, geografia daquele tempo, mas também como era a pronúncia dos nomes na antiguidade e até mesmo a história de Abraão. Eu super recomendo esse livro para todos que amam história ou querem conhecer e estudar sobre os povos antigos, pois apesar da brevidade em boa parte dos temas, o livro serve também como pontapé inicial para aqueles que querem estudar história. Só sei que mal posso esperar pelo volume 2 que vai abordar a Idade Média.

Sobre a autora: Pioneira na promoção do homeschooling, e tendo sido ela própria educada em casa pelos pais, a historiadora Susan Wise Bauer graduou-se na Liberty University, como visiting student por um período na Universidade de Oxford, e tornou-se mestre em Língua e Literatura Inglesas e Ph.D. em Estudos Americanos, além de Mestre em Divindades pelo Westminster Theological Seminary. Versada em latim (língua que aprendeu quando tinha dez anos de idade) e grego, é uma destacada defensora da educação clássica. Escreveu três romances antes de completar dezesseis anos de idade, foi bibliotecária e tutora de leitura. Em 2008, um de seus trabalhos acadêmicos foi publicado pela Princeton University Press. Atualmente dirige uma editora e integra o corpo docente do College of William and Mary.

Ficha técnica:
Título: A História do Mundo (Volume 1) - A Antiguidade: Dos Primeiros Nômades ao Último Imperador Romano
Autora: Susan Wise Bauer
Tradução: Rodrigo Maltez Novaes
Editora: Filocalia (É Realizações)
Páginas: 384
Ano: 2021
ISBN: 9786588143018

Onde Comprar:
 Amazon - ERealizações

Postar um comentário

0 Comentários