[RESENHA #802] SOMBRAS & OSSOS - LEIGH BARDUGO


Sinopse: O clássico do Universo YA em uma nova edição Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados. 

Resenha/Opinião: Escrito pela autora Leigh Bardugo, "Sombra e Ossos" é o primeiro volume da trilogia Grisha e recentemente recebeu uma nova edição por meio da editora Planeta de Livros. Esse livro não é uma novidade para mim, na verdade eu embarquei em uma releitura, pois li alguns anos atrás, gostei muito e tive a oportunidade de realizar essa releitura.

Em "Sombras e Ossos" a autora nos apresenta um país chamado Ravka. Esse país está localizado próximo de "Dobra das sombras - Não Mar", uma região sombria em que a vida não prospera, onde a vida é incapaz de sobreviver e perdurar, pois na Dobra das Sombras existem as volcras, criaturas que se alimentam daqueles humanos que se arriscam e tentam atravessar essa região perigosa. É nesse mundo perigoso que conhecemos Alina Starkov, uma garota órfã que não tem muitas perspectivas e esperanças na vida, ela tem autoestima baixa e a única pessoa que tem na vida é Maly Oretsev, um amigo que conheceu ainda criança no orfanato e por quem nutre uma profunda paixão.

Alina é uma pessoa comum como muitas ou ao menos acredita ser. Alina levava uma vida comum e não apresentava nenhuma habilidade ou dom especial, por isso ela trabalhava como cartógrafa em um regimento militar para se manter. Contudo, a sua vida muda quando ela embarca em uma expedição para a região da Dobra das Sombras ordenada pelo rei; pois ela vê Maly e seus amigos serem atacados pelas temíveis criaturas e Maly fica profundamente ferido. Diante desse cenário de dor e horror que os instintos de Alina vem à tona e ela demonstra ter um poder jamais imaginado.

Alina descobre que é uma Grisha (pessoa que controla elementos) e que é uma conjuradora do sol. Diante dessa novidade ela precisa deixar o seu ofício e se mudar para o castelo real onde receberá um treinamento adequado para poder lidar e controlar os seus poderes que até então estavam hibernados.

A jovem acredita que está vivendo um grande sonho, mas ela não gosta totalmente do seu novo status e condição, pois ela simplesmente perdeu a maior de suas liberdades, algo básico para todo o ser humano, que é poder ir e vir para onde quiser e bem entender. Ela também percebe que nem tudo são flores, nem tudo é o que se realmente vê, pois o castelo apresenta um mundo totalmente novo para ela, extravagante e cheio de mentiras, além disso ela sente que não é bem vinda no local e para piorar toda a situação, ela está afastada da pessoa que mais gosta na sua vida, o seu amigo e sua paixão, Maly. Alina também não sabe a real situação dele, ela não tem informações sobre ele e não sabe se está vivo ou morto.

Sombra e Ossos é uma leitura fascinante e incrivelmente envolvente. Aliás, essa releitura foi algo extremamente prazeroso, pois tinha um bom tempo que eu não li algo de literatura fantástica, um gênero literário que eu acabei deixando de lado nos últimos tempos. O universo apresentado pela autora é bem construído e fascinante, aliás, tem como referência a Rússia, um país que desperta a minha curiosidade por sua história e literatura. Leigh Bardugo  apresenta usa e abusa dos detalhes na construção desse universo, mas em nenhum momento essas descrições tornaram a leitura cansativa. 

Alina é uma protagonista que vai amadurecendo no decorrer da história, ela é uma personagem que de insegura e instável, passa a ser uma mulher forte e notável. Os personagens secundários são bem construídos e possuem relevância na história. Nesse mundo de perigos e aventuras temos um triângulo amoroso e isso é um plus para quem gosta de romances, o que não é muito o meu caso. O livro apresenta reviravoltas e uma em especial vai surpreender muitos leitores. Essa é uma leitura que vale a pena, é um livro que merece a sua atenção, principalmente se você gosta de literatura fantástica. É simplesmente imperdível!!

Sobre a autora: Leigh Bardugo nasceu em Jerusalém, foi criada em Los Angeles, e graduou-se na Universidade de Yale. Agora vive em Hollywood e se entrega ao seu gosto por glamour. Seu primeiro romance, Shadow & Bone, agora é um Best Seller do The New York Times. Os direitos de Shadow and Bone foram comprados pela Dreamworks.


Ficha técnica:
Título: Sombras & Ossos
Autora: Leigh Bardugo
Tradução: Eric Novello
Editora: Planeta
Páginas: 288
Ano: 2021
ISBN: 9786555352795
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários