[RESENHA #803] MITOLOGIA GREGA (VOL. 1) - JUANITO DE SOUZA BRANDÃO

Sinopse: Após uma introdução ao difícil e discutido conceito de mito, e sua permanência na cultura universal, mostra-se historicamente a 'Grécia' antes da Grécia e se inicia uma longa caminhada mítica, que se estende do neolítico, passando-se pelo Caos, Urano e Crono, até as lutas e conquista da soberania do cosmo por Zeus.

Resenha/Opinião: Venho falar novamente com vocês sobre o fascinante universo da mitologia e vamos continuar com a mitologia grega e suas inúmeras divindades, semidivindades, heróis e criaturas. Para me aprofundar nos estudos da Mitologia, vou falar sobre o livro "Mitologia Grega" de Juanito de Souza Brandão, autor que teve o seu livro publicado pela Editora Vozes. O autor começa o livro apresentando uma árvore genealógica, demonstrando as primeiras divindades com Urano e Geia. Dessas duas divindades surgiram os Titãs (Oceano, Ceos, Crio, Hiperíon, Jápeto e Crono), Titânidas (Teia, Reia, Têmis, Mnemósina, Febe e Tétis), Ciclopes (Arges, Estérope e Brontes) e Hecatonquiros (Coto, Briaréu e Gias).

Urano era um grande déspota e isso gerou uma grande revolta em seu filho Crono, este tomou o governo do mundo e temendo os Ciclopes, lançou esses nas trevas. Contudo, Crono com o passar do tempo demonstrou ser pior que seu pai e novamente uma revolta ocorreu entre as divindades. Crono foi substituído no poder e controle do mundo por Zeus após terríveis e cruéis lutas. Após a derrota dos Titãs, Zeus criou divindades para cantar a grande vitória dos Olímpicos.

Ao longo da leitura, o autor nos apresenta e defende a ideia de que os mitos chegaram até nós através da poesia, arte figurativa e principalmente da literatura erudita, ou seja, em documentos. A produção de conteúdo envolvendo os mitos respeitou critérios religiosos, mas também estéticos, ou seja, existia uma práxis sagrada, através de ritos, objetivos e exigências para atender determinada circunstâncias ou pessoas na produção de tais conteúdos. O grande problema é que ao passar dos tempos os mitos sofreram alterações, sendo recriados para atender às novas exigências artísticas conforme o lugar e tempo.

Fica claro que os mitos influenciaram várias pessoas, sociedades e épocas distintas, pois ele inspirou e guiou a tragédia, a comédia, o lirismo, artes plásticas, poesia e principalmente o comportamento humano diante dos seus pares. Outro aspecto interessante é que os mitos sofreram diversas e profundas análises, isso fica claro com a ascensão do racionalismo, pois os pensadores criticavam os atos e atitudes dos deuses em nome da ideia de um Deus mais elevado, ou seja, um Deus de verdade jamais poderia comportar-se como vingativo, tendencioso, adúltero ou injusto, algo que fica claro no comportamento dos deuses olímpicos. 

É interessante nos depararmos com aspectos fundamentais para a compreensão da mitologia grega como a parte histórica da Grécia, pois o autor aborda a chegada dos Indos-Europeus ao território que hoje conhecemos como Grécia, bem como a invasão de outros povos cuja origem não dá para determinar com precisão. Há também as invasões dos povos da Ásia Menor e suas contribuições para a linguística. Outro povo que invadiu a região grega foram os Jônios, guerreiros organizados e violentos. Eles apresentavam uma organização social "igualitária", dividiam as terras em glebas e chefes das famílias.

Após os Jônios, há o contato dos gregos com os cretenses e é com esses que aparece um dos mitos mais importantes desse universo, pois o Rei Minos de Creta está diretamente ligado ao palácio de Cnossos local onde ficava o conhecido labirinto habitado pelo temido Minotauro, criatura que devorava virgens e que foi derrotado por Teseu. Aliás, todos os povos que cruzaram a formação da Grégia antiga contribuiram de alguma forma para o surgimento dos mitos, organização social e modo de viver do povo helênico.

Em suma, a "Mitologia Grega" de Juanito Brandão não é um livro que aborda exclusivamente as divindades gregas e suas mitologias, também fala sobre a própria formação do estado grego e isso é extremamente interessante. Esse é um livro essencial para quem deseja se aprofundar nos estudos da mitologia grega, bem como compreender o pensamento grego através do mitos, referências e origem dos termos.

Ficha técnica:
Título: Mitologia Grega - Volume 1
Autor: Juanito de Souza Brandão
Editora: Vozes
Páginas: 405
Ano: 2015
ISBN: 9788532604071
Onde Comprar:
Amazon

Postar um comentário

0 Comentários