[RESENHA #814] MITOLOGIA GREGA VOL. 3 - JUANITO BRANDÃO

 

Sinopse: Este volume descreve o Mito dos Heróis. Após uma introdução à conceituação do herói, válida para antigos e modernos, alinham-se os grandes mitos de heróis, cujos arquétipos jamais desapareceram do saber e do imaginário humano. Apresenta igualmente Perseu, Héracles, Teseu, Jasão e Medéia, Belerofonte, Faetonte, Édipo e Ulisses. Encerra-se com um estudo sobre a heroína Clitemnestra e os arquétipos femininos.

Resenha/Opinião: Esse é o terceiro e último volume de Juanito de Souza Brandão sobre o profundo universo da Mitologia Grega. Nesse derradeiro volume, o autor inicia a sua obra com uma profunda introdução ao Mito dos Heróis, onde busca a origem e funções do herói, levantando a sua importância independente da sua procedência ser mítica ou histórica, pois a figura e existência do herói seria de certa maneira para suprir as nossas deficiências, principalmente as psíquicas.

Juanito ao abordar o surgimento dos heróis deixa claro que muitos deles tiveram um nascimento complicado e uma vida conturbada até certo ponto, pois muitos desses heróis descendem de um deus ou deusas com algum mortal. Entre esses heróis temos Perseu, Teseu, Héracles, Castor, Pólux, Eneias, Aquiles e tantos outros. Esses heróis muitas vezes são vistos como os benfeitores da humanidade do seu tempo e por isso muitas vezes precisaram ir contra os deuses, desprendendo-se das garras paternas ou maternas.


O autor em seguida aborda os mitos envolvendo Perseu e Medusa, incluindo a linhagem do primeiro que é descendente do maior deus do Olimpo, Zeus. Contudo, a linhagem que liga Zeus até Perseu é longa e passa por outras divindades como Poseidon. O descendente de Zeus em alguns momentos de sua vida recebe a ajuda e interferência de outros deuses como Hermes. No que tange a figura de Medusa, essa simboliza a imagem deformada daquele que a contempla, é uma autoimagem petrificada pelo horror.

Em Héracles e os Doze Trabalhos o autor esmiúça o herói e semideus Hércules, para isso ele parte do significado de seu nome, pois Hércules significa aquele que fez a glória de Hera. O autor ainda demonstra que o herói foi um fruto da relação de Alcmena com Zeus, aliás, a sua mãe teve noites seguidas de amor não somente com Zeus, mas também com Anfitrião. Para alcançar a glória, foi imposto a Hércules doze trabalhos, seis deles nas terras do Peloponeso e outros seis relacionados aos lugares e domínios da deusa Hera e do deus Hades.


Outro tema na mitologia grega que sempre me fascinou e chamou atenção justamente pelo aspecto aventuresco e desbravador é sobre a história envolvendo Jasão e os Argonautas, tema esse abordado pelo autor. Filho de Esão e de Polímede ou Alcímede, Jasão desde a infância sofreu com as dificuldades e amarguras do exílio, pois o seu pai era o herdeiro do reino de Iolco, mas teve o trono usurpado pelo meio-irmão Pélias, filho de Tiro e Posídon. Em certo momento da sua vida, Jasão lidera uma expedição que parte de Argos na companhia de outros heróis, eles tinham uma difícil e perigosa missão, pegar o velocino ou velo de ouro, lá de ouro do carneiro alado Crisómalo.

Em seu terceiro e último volume Juanito consegue manter o alto nível de informações, pois sem sombra de dúvida o autor demonstra todo o seu conhecimento sobre a mitologia grega, fica claro que ele realizou profundas e longas pesquisas para elaborar esses três livros. Essas pesquisas refletem nos livros, pois há inúmeras informações que eu não tinha encontrando até então em outros livros de sobre a mitologia grega. Aliás, há diversas notas de rodapé durante a leitura e elas servem para exemplificar e explicar determinadas passagens e informações sobre os mitos gregos.

Nesse terceiro volume o autor mergulha nos heróis gregos, principalmente em figuras importantes como Héracles (Hércules), Teseu, Perseu, Jasão, Ulisses e tantos outros que tiveram maior ou menor relevância na construção dos mitos gregos. O autor é magistral ao demonstrar o significado dos nomes desses heróis, como foi a concepção, nascimento e infância deles, quais as dificuldades que enfrentaram em suas vidas, quais foram os objetivos e propósitos que tiveram em vida, mas também a importância deles diante dos gregos daquele tempo.


Essa é uma edição em brochura bem caprichada, pois conta com mapa, notas de rodapé, diversas imagem que ilustram figuras dos mitos gregos, há ainda prefácio, uma rica introdução elaborada pelo autor, índice onomástico e índice analítico e complementação biográfica.

Em suma, essa foi mais uma leitura prazerosa sobre esse universo riquíssimo dos mitos gregos. Juanito verdadeiramente nos presenteia com um belo livro, onde podemos realizar uma viagem profunda na mitologia grega, mitologia essa que serviu de inspiração para outras mitologias, mas também sociedades que vieram depois dos gregos daquele tempo. Eu recomendo os livros do Juanito para os estudiosos de mitologia, mas também para aqueles que desejam conhecer a mitologia grega de uma forma que não seja apenas superficial.

Ficha técnica:
Título: Mitologia Grega
Autor: Juanito de Souza Brandão
Editora: Vozes
Páginas: 440
Ano: 2015
ISBN: 9788532604507
Onde comprar: Amazon - Vozes

Postar um comentário

0 Comentários