[RESENHA #815] DEATH BY METAL | A HISTÓRIA DE CHUCK SCHULDINER - RINO GISSI


Sinopse: Estados Unidos, meados dos anos 80. Após a ascensão do thrash metal, outra revolução começou a perturbar a cena pesada: o nascimento do feroz death metal. E bem no coração dessa tempestade, um grupo se moveu ao ponto de praticamente batizar o gênero – DEATH, guiado pela tenacidade e perseverança de um garoto que não abriria mão dos seus sonhos com facilidade. Seu nome é CHUCK SCHULDINER. Graças a Chuck, com o passar dos anos o DEATH se tornou uma complexa máquina de guerra. Longe dos estereótipos e clichês da corrente musical que a banda ajudou a criar, a banda elevou a própria ideia de heavy metal a um nível superior que poucos ousaram tocar. Traçando os eventos mais importantes da vida e carreira de Chuck, extraindo detalhes daqueles que o conheciam de perto e examinando todos os seus álbuns do ponto de vista musical e lírico, este livro tem o intuito de celebrar a vida e obra de um grande artista, cuja contribuição tem importância seminal na história do heavy metal. Um garoto que sempre gostou de pensar com a própria cabeça e que vivia pela música, mas cujo sonho foi prematuramente interrompido, aos trinta e quatro anos de idade, por uma doença cruel que levou sua vida.

Resenha/Opinião: Se o Death Metal existe nos dias de hoje e tão apreciado pelos amantes do metal, os agradecimentos devem ser direcionados quase que exclusivamente ao grande e genial Chuck Schuldiner e para celebrar esse agradecimento através da leitura, a editora Estética Torta nos apresenta uma nova edição com nova capa, nova revisão e um trabalho editorial, como sempre, espetacular, de Death by Metal: A História de Chuck Schuldiner de Rino Gissi. 

"O pai dele e eu também fomos severos: explicamos-lhe que primeiro viriam os estudos e depois a guitarra, mas não havia nada que pudéssemos fazer. Falamos então com os diretores da escola, que entendíamos que o Chuck levava a música a sério e estávamos decidindo que ele tinha o direito de correr atrás dos seus sonhos."

Sound Of Perseverence foi o último disco da banda Death de Chuck, lançado em 1998, e o primeiro que ouvi deles. Lembro-me perfeitamente como fiquei extremamente espantado com aquele disco que trazia brilhantismo e técnica ao estilo do Death Metal. Claro que depois desse eu precisava ouvir todos os outros e mesmo depois de tantos anos, ainda digo que Death é a minha banda de Death Metal preferida, seguida pela bestial banda Cannibal Corpse.


Rino Gissi, faz uma "caminhada" muito interessante em dissecar cada disco da trajetória musical de Chuck Shuldniner desde seus primórdios das Demo Tapes até sua última paixão que foi o Control Denied, que infelizmente, só teve tempo de lançar um trabalho em 1999, intitulado The Fragile Art Of Existence.

Gissi mostra que o caminho de Shuldiner não foi nada fácil, pois desde o começo ele teve vários contratempos e sempre soube muito bem o que queria da sua música. Com isso trouxe uma fama de difícil, arrogante e muitos adjetivos pejorativos mais. Porém, toda história tem pelo menos dois lados e fica claro que muita coisa que se falava de Chuck naquela época era um pouco exagerada e Rino demonstra alguns desses exageros, mas também confirma certas estórias de comportamento do guitarrista. Mas com a experiência os erros acabam se tornando mais escassos e foi assim que Chuck foi construindo sua fama e carreira no mundo do Heavy Metal.


Cada capítulo do livro é dedicado a um trabalho do Death cronologicamente, onde o autor esmiúça as características dos músicos envolvidos, onde foram feitas as gravações, a produção, as composições, seu lançamento e o que houve depois disso, como turnês e shows avulsos. 

Dentro desses capítulos, Gissi, fez uma profunda análise de cada música disco a disco, fazendo comparações diversas, mas principalmente com parte da vida de Chuck, pois mesmo suas letras tinham muito a ver com sua vivência e muitas delas foram até mesmo recados dados a diversas pessoas que passaram pela vida pessoal e profissional de Shuldiner.

É extremamente interessante essa parte das letras, pois podemos ver ali a profundidade e os diversos assuntos que Chuck abordava em suas músicas. Muitas delas, inclusive, tratando de assuntos voltados ao nosso Eu, da psique humana, passando pelo amor, ressentimento, ódio, vingança, mas também falando das recompensas da vida, saudades entre muitas outras coisas.
 

Essa viagem cronológica que Gissi escolhei para contar a história de Shuldiner, além de ser o meio mais óbvio numa biografia, é muito contagiante, pois nós nos vemos juntos em meio aos problemas de se gerenciar uma banda de metal e principalmente uma banda inovadora que era o Death. A cada capítulo, que significa a cada disco lançado, a gente acaba se envolvendo na evolução fantástica de Chuck, através de suas ideias e estudos de técnicas da guitarra. 

Além de muita coisa, obviamente, da banda Death, Gissi, nos apresenta por meio de declarações de amigos, familiares e ex companheiros de banda, a vida desse rapaz que se foi muito cedo. Aliás, se você gosta mesmo da banda e sabe pelo menos um pouco que seja da história dela, não tem como não se emocionar no final dessa trajetória que, por causa de uma doente terrível, levou um dos mais brilhantes músicos que o mundo já teve o prazer de conhecer.

LET THE METAL FLOW!! CHUCK SHULDINER (13/05/1967 - 13/12/2001)

Charles Michael Schuldiner, faleceu em 13 de dezembro de 2001 aos 34 anos de idade na Florida, em decorrência de um tumor no cérebro, deixando um legado impecável no mundo da música pesada. Shuldiner difundiu, melhorou e popularizou um estilo muito difícil na área do Heavy Metal, que é o Death Metal. Acabou criando uma nova veia metálica que ficou muito popular depois de sua morte e ainda o é, o chamado Tecnical Death Metal, que teve sua estreia, a meu ver, com o disco Human. Portanto, Death by Metal | A História de Chuck Schuldiner de Rino Gissi e publicado pela editora Estética Torta, além de ser um tributo ao homem que remodelou um estilo musical, é absolutamente I.M.P.E.R.D.Í.V.EL.


Ficha Técnica:
Título: Death by Metal: A História de Chuck Schuldiner
Autor: Rino Gissi
Tradução: Guilherme Maionchi
Editora: Estética Torta
Páginas: 264
Ano: 2021
ISBN: 9786589087076  

Postar um comentário

0 Comentários