[RESENHA #820] PODEROSO DESTINO - J. MARQUESI

Sinopse: Depois de ser publicamente humilhado pela alta sociedade de Londres, o Conde de Hawkstone precisará provar que é capaz de reerguer-se e ter de volta a fortuna de sua família, completamente arruinada pelo seu falecido pai. Com a chegada de Joaquim, seu primo português, Hawk vê a possibilidade de enriquecer novamente com um arriscado investimento: o café brasileiro. Com o sucesso dos negócios e sua volta ao topo da aristocracia, Hawkstone está pronto para reinvidicar o amor de Lady Gwendoline, que lhe fora negada no passado, porém, uma viagem ao Brasil faz com que ele conheça o verdadeiro amor nos braços da jovem misteriosa garota de cabelos castanhos avermelhados. 

Resumo: Stephen é um conde que recebeu um título cheio de dívidas do pai e que não conferiu tudo, caindo na falência. Tudo acaba vindo à tona para a sociedade quando uma tia, sempre invejosa, revela seu segredo a todos. Ele e a família são humilhados e seu noivado com Lady Gwendoline é rompido pelo pai da moça por conta da descoberta. A salvação para Stephen e a família chega através do primo português, Joaquim, que faz uma proposta inicialmente maluca: investir e comercializar café brasileiro. Mas o que parecia uma loucura, acaba por dar muito certo anos depois, garantindo uma nova fortuna para Hawk. 

A primeira coisa que Stephen faz é retomar laços com Lady Gwen, que agora é viúva. Mas antes que ele possa realizar seu desejo de se casar com ela, algo ameaça seus negócios e junto do primo e do cunhado, Hawk parte para o Brasil para conhecer o dono do café que ele comercializa. Lá eles se encantam pela beleza do país e se horrorizam com a escravidão presente no lugar. 

Lá, Hawk conhece uma misteriosa mulher que, inicialmente, acredita ser uma escrava e, com muita relutância, acaba se envolvendo com ela, lamentando não poder levá-la consigo, mas tentando se consolar que finalmente mostraria à sociedade londrina que ele conseguiria tudo o que quis após se casar com Gwendoline. Mas a proposta do Barão do Café ameaça seus planos, pois ele deseja que Hawk e sua família recebam sua filha rebelde e consigam um bom casamento para ela.

E qual é a surpresa de Hawk ao receber a misteriosa mulher com quem ele se deitou no Brasil chegar em sua casa como filha do Barão do Café e perceber que a atração que sente por ela não sumiu. E pior, que teria que arrumar um marido para ela. 

Opinião: A maior humilhação que um homem da época poderia sofrer, Hawk passou ao revelarem para toda a sociedade sobre a falência de sua família, ele ficou como incapaz de manter seu condado e sua família e seu noivado acabou de forma abrupta. Humilhado e sem mais nada a perder, Stephen vendeu tudo o que podia e investiu, junto a seu cunhado e primo, no comercio do café brasileiro. Um negócio que deu muito certo e rendeu uma fortuna muito maior do que sua família já tivera com o título de conde. 

Joaquim se ergueu, se impôs a sociedade e voltou a se relacionar com Lady Gwendoline, agora viúva. Ele sempre quis "calar a boca" da sociedade que o humilhou e conseguia fazer isso a cada dia. Porém, quando teve que viajar para o Brasil, sua vida mudou. Ele conheceu a beleza do país, mas também o período mais feio: a escravidão. Tanto ele quanto seus parentes não se sentiram a vontade com a realidade de lá e, apesar de isso ser um pouco incomum para a população da época, foi uma abordagem que me deixou mais satisfeita, já que mesmo mostrando a escravidão, focou em um ponto de vista que não concordava nenhum pouco com ela. 

Quando Hawk conhece a dama misteriosa, não é difícil imaginar quem ela é, então o mistério que a cerca não se torna surpresa quando ela aparece como a filha do Barão do Café a quem ele tem que ajudar a conseguir um bom casamento em Londres. A surpresa maior é saber como tudo vai acontecer e devo dizer que não me decepcionei, pois Helena é um moça forte, decidida e bem à frente de seu tempo. Ela não usa calças ou frases impactantes, ela apenas se impõe, mostra que ninguém vai a fazer de boba e que sabe o que quer, mesmo que recue em alguns momentos. 

Apesar de não ser um livro com muitas surpresas, pois muito do caminho se torna previsível com o desenrolar da história, é gostoso ver como o relacionamento deles evolui no tempo que precisam conviver, agora sabendo quem são, e como enfrentam seu orgulho para conseguirem ficar juntos em uma sociedade, claramente, preconceituosa e taxativa. 

Sobre a autora: É uma faz-tudo que começou a escrever na adolescência, em cadernos pautados. Acha-se uma metamorfose ambulante, pois já quis ser cantora, atriz, artesã, locutora de rádio, musicista, escritora e chef de cozinha. Atualmente é advogada, mãe e esposa, mas nunca deixou para trás seu sonho de um dia poder mostrar suas histórias a alguém. 

Ficha Técnica:
Título: Poderoso Destino
Autora: J. Marquesi
Editora: Astral Cultural
Páginas: 272
Ano: 2019
ISBN: 9788587469712
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários