[RESENHA #821] SOL E TORMENTA - LEIGH BARDUGO


Sinopse: Segundo volume da trilogia Sombra e ossos, que inspirou a série da Netflix O boi sente o jugo, mas será que o pássaro sente o peso de suas asas? Na aguardada continuação de Sombra e Ossos, Alina e Maly precisam fugir das garras do Darkling após o terrível confronto na Dobra das Sombras. Apesar de finalmente ter se reunido com a pessoa mais importante de sua vida e de se ver livre do controle de Darkling e das pressões da corte, Alina está atormentada pela culpa depois dos acontecimentos na Dobra. Mas não há tempo para reflexões quando o seu principal objetivo é sobreviver. Nessa fuga frenética, em que precisa correr por sua vida e pelo destino de seu país, a Conjuradora do Sol acaba encontrando aliados – e inimigos – em figuras que nunca imaginou, como no corsário misterioso que é muito mais do que aparenta ser. Por sua vez, o Darkling está mais poderoso e determinado do que nunca. Com um novo poder assustador e extremamente perigoso, ele não irá poupar esforços para encontrar Alina e conquistar o trono de Ravka. O cerco está se fechando.

Resenha: Alguns anos atrás eu tive a possibilidade de realizar a leitura da trilogia Grisha e não pensei duas vezes em ler, pois eu estava em uma fase de muita literatura fantástica. Os anos se passaram e diminuir drasticamente o meu hábito em ler livros do gênero, mas a paixão pela literatura fantástica permanecia em mim, ainda que guardada. Quando tomei conhecimento que a Planeta iria publicar a trilogia Grisha, eu não pensei duas vezes em realizar a releitura dos livros da Leigh Bardugo. Eis que aqui estou, dessa vez para realmente falar sobre "Sol e Tormenta", pois quando eu li não escrevi uma resenha sobre esse livro, mas chega de conversa e vamos ao que interessa. 


Sol e Tormenta é o segundo volume da trilogia Grisha e depois dos acontecimentos, principalmente finais do primeiro livro, Aline e Maly encontram-se em uma situação perigosa, pois vivem escondidas em terras desconhecidas. Depois de conseguirem escapar do Darkling que está mais forte do que nunca, o plano é fugir de Ravka e isso não tem volta. Eles tentam se manter o mais longe possível da Dobra das Sombras buscando passar despercebidos aos olhos de tudo e todos.

Mas o destino é cruel, pois os dois precisam enfrentar os seus medos novamente enquanto são traídos e presos por um conjurador de sombras. Alina e Maly são arrastados pelo Mar Real e o objetivo é claro, a busca de um novo amplificador que até então era algo considerado impossível por todos. Contudo, para alguns isso não é nada impossível


Darkling tem um plano audacioso, desejando o amplificador Rusalye - um lendário dragão de gelo, ele quer usar Alina para conseguir o artefato visando o seu objetivo maior, conquistar Ravka e destronar o rei atual. É nesse momento que Alina muda os seus planos e vê a necessidade de salvar o seu país, mas para isso ela precisa primeiro se livrar das garras de Darkling, bem como entrar em uma jornada que promete ser repleta de ameaças, perigos e surpresas, onde ela poderá encontrar em seu caminho amigos e inimigos. Entre os amigos, conhecemos Nikolai Lantsov, ele é o segundo filho do Rei e, príncipe de Ravka. Aos poucos, Lantsov demonstra ser um grande e poderoso aliada para Alina.

Opinião: A releitura de Sol e Tormenta foi uma experiência prazerosa, pois pude rever personagens como Alina, Maly, Nikolai e até mesmo Darkling, é interessante ver como Darkling que um dia serviu de guia e inspiração para Alina tornar-se uma pessoa desprezível, sedenta pelo poder. Já a Alina, deixa de ser aquela garota simples do campo para se tornar uma conjuradora do sol cheia de responsabilidades, aliás, essa transformação da Alina ocorre através de uma jordana com descobertas e despedidas, ou seja, ela nunca será mais a mesma pessoa que foi um dia. 

Nessa jornada de autodescoberta, Alina passa a ser admirada e também temida, ela é vista como uma santa, uma guerreira, mas sobretudo passa a ser o símbolo de esperança para um povo, para uma nação. Outro aspecto positivo na trama é a interação ou relação entre Alina e Nikolai, pois aos poucos eles constroem uma amizade verdadeira. Nikolai busca sempre apoiar Alina em seus objetivos e decisões, tornando-se um grande aliado.


Um aspecto que não poderia faltar é a política, pois aqui está bem presente, ou seja, não há apenas ação e aventura, tendo em vista que existe maquinações, estratégias e conspirações.

Os personagens de um modo geral são cativantes e bem desenvolvidos, fica claro que há um amadurecimento deles em relação ao primeiro volume da trilogia, bem como há um amadurecimento e aperfeiçoamento na escrita da autora. Em suma, recomendo a leitura de "Sol e Tormenta" para todos que gostam de literatura fantástica, pois esse livro é épico!


Sobre a autora: Leigh Bardugo nasceu em Jerusalém, foi criada em Los Angeles, e graduou-se na Universidade de Yale. Agora vive em Hollywood e se entrega ao seu gosto por glamour. Seu primeiro romance, Shadow & Bone, agora é um Best Seller do The New York Times. Os direitos de Shadow and Bone foram comprados pela Dreamworks.

Ficha técnica:
Título: Sol e Tormenta
Autora: Leigh Bardugo
Tradução: Eric Novello
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 352
Ano: 2021
ISBN: 9786555353280
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários