[PARCERIA] ATELIÊ EDITORIAL

 


Tem uma ótima novidade aqui na Saga Literária, pois agora temos ao nosso lado a Ateliê Editorial, uma editora que preza pela qualidade, tendo em vista que o próprio nome da editora reflete o cuidado que dispensam na produção dos livros, pois seus livros são feitos de forma artesanal, contando com muito esmero, competência e carinho para proporcionar ao leitor uma experiência única de leitura.

A Ateliê tem um vasto e diversificado catálogo, passando por livros das áreas de: arquitetura, artes, biografias, memórias, ciências, humanidade, comunicação, linguagem, design, livros sobre livros, poesia, prosa, clássicos da literatura, teoria e crítica literária, mas também livros que foram premiados, ou seja, existe um mundo maravilhoso para você leitor explorar. Confira abaixo a história da editora:

A Ateliê Editorial

A história da Ateliê Editorial começa em 1995, com a publicação de O Mistério do Leão Rampante, de Rodrigo Lacerda. O objetivo da editora era – e ainda é – discutir a importância do livro como objeto que, para além de belo, seja um projeto estético que possa servir da melhor maneira às palavras do autor. Por isso, todos os detalhes são levados em conta: o melhor papel, um projeto gráfico agradável, tipo de letra adequado a cada título, belas ilustrações, imagens tratadas com delicadeza, textos preparados e revisados com atenção.

O nome escolhido, Ateliê Editorial, reflete o cuidado e o capricho com que a casa realiza suas edições. O trabalho é artesanal, feito como em um ateliê de arte, priorizando o conceito do livro como um suporte material digno da boa literatura. Por isso, as publicações da Ateliê são realizadas com esmero. Elas primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão.

Todos os projetos são realizados como se fossem únicos, para garantir a qualidade das edições e para manter a identidade da editora, criada sob a filosofia de celebrar o livro como um objeto de desejo e admiração. 

Catálogo

Se a “embalagem”, os projetos gráficos dos livros lançados pela Ateliê são belos e bem-cuidados, o “presente” é ainda mais especial. A excelência na qualidade editorial é a marca de todas as publicações. Cada obra é feita com rigor e fidelidade textual, seja para um título inédito de um novo autor, seja para um clássico da literatura universal.


Os clássicos, aliás, são o ponto alto do catálogo. Trazem edições primorosas, apresentações escritas por pesquisadores renomados, textos cotejados com os originais (sempre que possível), notas explicativas e traduções realizadas por alguns dos mais importantes nomes do mercado. Por isso, ajudam efetivamente os estudantes – desde o ensino fundamental – a entrarem em contato com os aspectos mais relevantes de cada obra e a compreenderem a importância de ainda serem estudadas, mesmo tantos anos depois de terem sido escritas.

Além de títulos de poesia e prosa de novos autores, outro destaque do catálogo da Ateliê é a publicação de textos acadêmicos que nem sempre têm espaço nas editoras universitárias. É o caso da Coleção Artes do Livro, dedicada a levar ao público livros que tratam sobre livros, discutindo aspectos técnicos e históricos. Nos livros da coleção, o leitor pode encontrar informações sobre tipografia, clichês, design e tudo o que orbita o universo do livro. Uma verdadeira celebração desse objeto.


Premiações

O Mistério do Leão Rampante, título responsável por inaugurar a Ateliê Editorial, recebeu, em 1996, o Prêmio Jabuti. Esse reconhecimento prenunciava uma longa história de premiações recebidas pelo catálogo da editora. Em vinte anos, foram mais de 15 Jabutis para obras que marcaram o mercado editorial brasileiro, como Orlando Furioso e Finnegans Wake.

Além disso, diversas obras da editora foram premiadas por algumas das mais importantes instituições nacionais e internacionais, como Academia Brasileira de Letras (ABL), Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), If Design Awards (Alemanha) e IDA International Design Awards (EUA).

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Parabéns pela nova parceria com a Ateliê Editorial, é muito importante fazer parcerias com excelentes editoras, isso significa que vamos ter ótimos livros que vai encantar os leitores, legal que os livros são feito de forma artesanal, desejo muito sucesso para ambos, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Então teremos mais resenhas? Que maravilha! Parabéns pela parceria, desejo muito mais sucesso para ambos!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Nossa 😊 que maravilha, parabéns pela parceria e sucesso. Vou aguardar as resenhas dos livros da Ateliê Editorial

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber que o catálogo da Ateliê inclui as publicação de textos acadêmicos que nem sempre têm espaço nas editoras universitárias. Gostaria de saber como são selecionados esses textos?

    ResponderExcluir
  5. Que legal em. Meus parabéns pela parceria. E que chique também hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essa novidade, parabéns! Com certeza será uma bela parceria. Muito bacana a filosofia da editora, de celebrar o livro como um objeto de desejo e admiração. Gostei de conhecer a história da Ateliê Editorial!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Que notícia mais incrível. É muito gratificante quando nosso trabalho é reconhecido. Ainda mais quando o assunto são livros. Não conhecia a editora mas já fiquei curiosa para saber as próximas novidades. Esse ano também sou parceira de algumas editoras e tenho lido alguns títulos que me fizeram sair da zona de conforto. Isso é compensador. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pela parceria, deve ser uma oportunidade bem bacana. Ainda não conhecia a Ateliê Editorial, mas já gostei de saber que eles prezam tanto assim pela qualidade. Já quero livros deles, para conferir de perto toda essa dedicação. Adorei conhecê-los!

    Beijos!

    ResponderExcluir