[RESENHA #827] PODEROSA LIBERDADE - J. MARQUESI

Sinopse: Uma promessa de amor quebrada há anos mudou a vida de Marieta e colocou fim em todos os seus sonhos. Depois de viver um casamento arranjado pelo barão da fazenda onde residia, ficou viúva e se viu sozinha. Até que um golpe do destino a fez se reencontrar com sinhá Helena, a filha do barão, que leva Marieta para ser sua dama de companhia em Londres. Longe de casa, Marieta se vê inserida em uma realidade totalmente diferente e ainda preconceituosa. Mesmo com a carta de alforria, ela não consegue viver de maneira livre e, quando se depara com Joaquim, seu amor do passado, snte ainda mais necessidade de, enfim, se livrar das amarrar que a sociedade sempre impôs a ela. No entanto, não será uma tarefa fácil: Marieta terá que se manter com a cabeça erguida para continuar em busca de seus sonhos. 

Resumo: Marieta era uma escrava na fazenda Santa Helena, no Brasil, que acabou e ficar viúva e que recebe a visita da filha do barão e sua amiga, que acabou de se casar com o Conde de Hawkstone. Helena convida Marieta para ir com ela para Londres, onde seria sua dama de companhia. A mulher se vê livre, tanto para ficar quanto para ir. Ela não era mais uma escrava, poderia escolher seu destino e, com o sonho de libertar também seu povo, ela vai com a amiga, onde ganharia um salário que lhe ajudaria a realizar esse sonho.

Mas chegando ao novo país, Marieta precisará enfrentar muito mais do que as dificuldades de uma nova língua e costumes, ela vai ter que lidar com o preconceito ainda enraizado na sociedade ao mesmo tempo que precisará lidar com o passado que voltou para lhe confrontar. 

Joaquim, primo do conde, é alguém por quem Marieta se apaixonou quando ele visitava a fazenda Santa Helena há muitos anos, e quem esperou durante muito tempo até o barão a obrigar a casar com um dos escravos. Joaquim foi sua maior paixão, mas também sua maior decepção, pois ele não voltou para ela. 

Marieta precisará aprender muito mais do que se impor perante as pessoas, ela precisará compreender o que é verdadeiramente o amor próprio e superar seus traumas para conseguir encontrar seu lugar, afinal, não é tão simples deixar para trás algo que foi enraizado em si desde seu nascimento, por mais que a liberdade e a sua própria força lhe impulsionasse. Ela não estava sozinha... Helena estava mais do que disposta, assim como a nova família da amiga, a mostrar o quão maravilhosa Marieta é, e nenhum deles, assim como Joaquim, permitiriam que ninguém a visse de outra forma, nem mesmo ela própria. 

Opinião: Não é fácil escrever sobre um período tão triste e errado quanto o da escravidão. A autora levou uma personagem que nasceu como escrava e viveu como tal para o tom da sociedade britânica; uma proposta inovadora, mas que de início me deixou com medo de como tudo seria retratado. 

Marieta cresceu com Helena, pois era filha de um senhor do café e uma escrava, dada como escrava para o barão, pai de Helena. Assim, a menina cresceu tendo uma educação maior do que os demais negros, mas que não durou, já que a amiga foi mandada para internatos fora do país. Ainda jovem, ela conheceu Joaquim e ambos se apaixonaram, com ele prometendo voltar quando pudesse comprar sua liberdade, mas isso nunca aconteceu e ela acabou tendo que se casar. Até a volta de Helena com sua liberdade, Marieta não tinha mais esperança de ser livre, mas agora, agarra as novas oportunidade com toda a força e determinação que ela ganhou com tantos anos de sofrimento. 

Marieta foi uma personagem que me cativou de imediato. Ela não tenta ser uma personagem inteiramente forte. Possui essa força e empoderamento, porém, também possui muitos traumas causados por sua vida e em determinados momentos acaba se vendo de forma bem inferior, como resultado de tudo o que passou. Ela é uma personagem real, palpável e que podemos nos identificar. 

Joaquim também me surpreendeu, ele não foi o idiota que pensei que seria, muito pelo contrário, ele me encantou e me fez torcer tão fortemente para que Marieta o visse como eu era capaz de ver, que fiquei ansiosa para terminar a leitura e saber como tudo ia desenrolar. Os dois tem um caminho difícil a percorrer, mas que acontece com tanta naturalidade, que a leitura flui com facilidade. 

Este livro retratou as personagens com muita verossimilhança, mostrou o preconceito, a fragilidade e o amor de formas tão claras, que é impossível sair dessa leitura sem se sentir impactado de alguma forma, ou ao menos sem nos colocarmos no lugar das personagens em alguns momentos. 

Sobre a autora: É uma faz-tudo que começou a escrever na adolescência, em cadernos pautados. Acha-se uma metamorfose ambulante, pois já quis ser cantora, atriz, artesã, locutora de rádio, musicista, escritora e chef de cozinha. Atualmente é advogada, mãe e esposa, mas nunca deixou para trás seu sonho de um dia poder mostrar suas história a alguém. 

Ficha Técnica: 
Titulo: Poderosa Liberdade
Autora: J. Marquesi
Editora: Astral Cultural
Páginas: 304
Ano: 2021
ISBN: 9786555660814
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários