[RESENHA #851] OS VIVOS E OS OUTROS - JOSÉ EDUARDO AGUALUSA


Sinopse: Um festival literário na ilha de Moçambique reúne três dezenas de escritores africanos que, na sequência de uma violentíssima tempestade no continente (e de um evento muito mais trágico, que só no fim se revela), permanecem totalmente isolados, sem ligação com o resto do planeta, durante sete dias. Uma série de estranhos e misteriosos acontecimentos, colocando em causa a fronteira entre realidade e ficção, entre passado e futuro, entre a vida e a morte, inquietam os escritores e a população local: alguns dos personagens dos livros daqueles escritores parecem ter tomado vida, passeando agora pelas ruas da cidade histórica.

Resenha/Opinião: José Eduardo Agualusa está entre os autores mais impactantes e importantes da literatura africana, dessa forma não é surpresa alguma seus livros estejam ganhando relevância cada vez mais no Brasil. Apesar de toda a sua notoriedade e sua relevância, é a primeira vez que desbravo algum de seus livros e a minha escolha inicial foi justamente "Os vivos e os outros", livro esse publicado em dezembro de 2020 pela Tusquests, selo da Planeta de Livros do Brasil.

Em "Os vivos e os outros" Agualusa nos leva para para Ilha de Moçambique, um lugar paradisíaco situado na província de Nampula, região norte de Moçambique. Nesse local ocorre um festival literário voltado para escritores africanos, em sua maioria composta por angolanos, nigerianos e é claro, moçambicanos. O evento é organizado por Daniel Benchimol e sua esposa que está em fase final da gravidez. O objetivo dessa evento literário é basicamente proporcionar uma oportunidade para o surgimento de novos valores da literatura africana, tendo em vista que evento desse tipo era algo raro nos países africanos.


Essa festa literária tinha tudo para ser um enorme sucesso, mas é repentinamente interrompida por uma tremenda tempestade que assolou o continente africano, a força da natureza foi tamanha que todo e qualquer tipo de comunicação entre a ilha e o continente é interrompido, nada funciona, o sinal de internet caiu, os telefones não funcionam, muito menos os rádios e a televisão, a energia elétrica é coisa do passado, os escritores e todos que estão no local ficam completamente desligados do mundo.

Enquanto precisam lidar com a falta de comunicação com o mundo exterior, os escritores ficam durante sete dias em isolamento forçado na Ilha de Moçambique, é nesse período que os egos entram em conflito e dificilmente alguém saíra ileso dessa experiência. Aliás, diante da falta de notícias alguns escritores acreditam que o mundo está em estágio final e que eles encontram-se mortos, essa ideia é reforçado quando algumas pessoas que aparentam ser personagens de seus livros aparecem na ilha.

Esse é um livro interessante por diversos motivos, um deles reside no fato do romance ignorar a divisão do tempo, ou seja, o presente e futuro são um emanharado só, a própria vida se confunde com a morte, a realidade e a fantasia andam de mãos dadas, é um misto de verdade, ficção e mitos. Agualusa nos apresenta uma história repleta de reflexões, pois ele nos faz pensar sobre os nossos desejos, medos, família e amigos. O autor também abre espaço para questionar a identidade da literatura africana e como ela é vista fora do seu território.


"Os vivos e os outros" é um livro fantástico, possui uma linguagem lírica ímpar, é carregado de momentos poéticos e os personagens são bem construídos. O desfecho merece destaque, pois surpreende. Em suma, eu matei a minha curiosidade e pude ler o meu primeiro livro do Agualusa e adorei! Eu fiquei extremamente envolvido na leitura! Recomendo para todos a leitura de "Os vivos e os outros", pois é um livro imperdível!


Sobre o autor: Nasceu em Huambo, Angola, em 1960. Estudou silvicultura e agronomia em Lisboa. Iniciou a carreira literária em 1988, com A conjura. Entre seus livros, traduzidos para mais de vinte idiomas, destacam-se os romances Nação crioula, O vendedor de passados, Os vivos e os outros, A sociedade dos sonhadores involuntários.

Ficha técnica:
Título: Os vivos e os outros
Autor: José Eduardo Agualusa
Editora: Tusquets (Planeta de Livros)
Páginas: 208
Ano: 2020
ISBN: 9786555351989
Onde comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários