[RESENHA #856] NEGOCIANDO COM HITLER - TIM BOUVERIE

 

Sinopse: E se a diplomacia tivesse conseguido parar a Segunda Guerra? Negociando com Hitler traz uma desconhecida história dos desastrosos anos de indecisão e diplomacia cujo fracasso contribuiu para o domínio de Hitler na Europa. Com base em pesquisas em arquivos e fontes não anteriormente vistas por historiadores, Tim Bouverie cria um retrato inesquecível de políticos, aristocratas e diplomatas que, por meio de suas ações, determinaram o destino do mundo. Começando com o advento de Hitler em 1933, embarcamos em uma viagem fascinante desde os primeiros dias do Terceiro Reich até as praias de Dunquerque. Bouverie nos leva não apenas para os bastidores do parlamento e do governo inglês mas também para as salas de estar e restaurantes da decadente Grã-Bretanha imperial, onde Hitler gozou de surpreendente apoio entre a classe dominante e até mesmo alguns membros da família real.

Resenha/Opinião: Publicado originalmente em 2019, "Negociando com Hitler: A desastrosa diplomacia que levou à guerra" chegou ao Brasil nesse ano de 2021 pelo selo Crítica do Grupo Planeta de Livros. Escrito pelo historiador britânico Tim Bouverie, o autor nos leva para o ano de 1933, período em que a Alemanha vivia um Grande Depressão, mas também foi o ano que Hitler ascendeu ao poder na condição de Chanceler do país.

Após a ascensão de Hitler ao poder o governo britânico entra em cena e inicia contatos diplomáticos com o líder alemão, o objetivo é um apaziguamento, a busca pela paz, tendo em vista que a Alemanha nazista e a Itália de Mussolini estavam provocando outras nações europeias através da política externa, sendo que na década de 1930 a Itália invadiu a Abissínia (atual Etiópia) e a Alemanha de Hitler anexou a desmilitarizada Renânia (região oeste da atual Alemanha). Aliás, ambos países apoiaram Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, violando antigos e novos acordos firmados com algumas nações europeias.

O primeiro ministro Neville Chamberlain viajou para Munique em 1938 onde reuniu-se com Hitler para tentar frear as ambições do líder nazista. Ao voltar para o Reino Unido, Neville trouxe consigo um pedaço de papel com a "promessa de paz", mas essa paz era frágil, pois em 1939 a Segunda Guerra Mundial eclodiu e esse um ano de paz serviu apenas para Hitler consolidar a sua posição e fortalecer as forças armadas nazistas, pois em 1938 a Alemanha não estava pronta para uma guerra.

Negociando com Hitler é um livro fascinante e intrigante, fica claro que Tim Bouverie (historiador) realizou uma profunda pesquisa sobre um dos períodos mais sombrio e nefasto da história da Europa, pois é um livro repleto de informações. É interessante acompanhar esse período histórico por um olhar novo, mas principalmente pelo ponto de vista britânico, tendo em vista que o autor nos leva da ascensão de Hitler ao poder, algo que ocorreu em janeiro de 1933 até a queda de Neville Chamberlain em maio de 1940. 


Outro aspecto interessante é a abordagem e construção de personagens históricos feito pelo autor, pois Tim Bouverie nos apresenta figuras como: Duff Cooper, Adolf Hitler, Anthony Eden, Stanley Baldwin e tantos outros de forma vívida, algo que enrique a experiência do leitor.

Esse foi o livro de estreia do historiador Tim Bourverie e posso dizer tranquilamente que foi uma excelente estreia. Bourverie expõe de forma clara a sua visão e argumentos sobre esse período histórico que antecedeu um dos maiores conflitos bélicos da história da humanidade. Bourverie nos apresenta uma investigação detalhada e vívida sobre os acontecimentos políticos da década de 1930. Em suma, recomendo a leitura de "Negociando com Hitler" para todos aqueles que gostam de história, mas principalmente esse período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.


Sobre o autor: Tim Bouverie formou-se em História pela Universidade de Oxford. Trabalhou como comentarista político e, nos últimos anos, vem se dedicando à carreira de historiador – sendo considerado um dos mais promissores pelos especialistas da área.

Ficha técnica:
Título: Negociando com Hitler
Autor: Tim Bouverie
Tradução: Jaime Biaggio
Editora: Crítica (Planeta de Livros)
Páginas: 528
Ano: 2021
ISBN: 9786555351903
Onde Comprar: Amazon

Postar um comentário

0 Comentários