[RESENHA #857] OS RUSSOS - ANGELO SEGRILLO


Sinopse: Eles vivem em um país tão vasto que faz o Brasil parecer pequeno. Protagonistas da Revolução Socialista de 1917, da Guerra Fria e, hoje, integrantes do G8, são músicos magníficos, possuem uma literatura marcante e destacam-se nos eventos esportivos mundiais. Um pouco europeus, um pouco asiáticos, um pouco ocidentais, um pouco orientais, os russos abrigam uma enorme diversidade de nações e culturas. Sofreram com a servidão até 1861 e, mal entrados no capitalismo, embarcaram em quase sete décadas de comunismo. Milhões morreram nas duas guerras mundiais. Viveram momentos de extrema privação ao mesmo tempo que ganharam o status de superpotência. O capitalismo selvagem dos anos 1990 começou assustando a maioria do povo, mas hoje a Rússia volta a ser uma protagonista mundial. Assim são os russos, descritos neste livro com carinho por um autor brasileiro que os conhece de perto.

Resenha/Opinião: A Rússia como bem sabemos é um país de dimensões territoriais gigantesca, é uma país que passou por diversos conflitos bélicos e ao longo da sua história enfrentou diversas mudanças políticas, já no campo da literatura presenteou o mundo com grandes autores(as) como Tolstói, Dostoiévski, Gogol, Turguêniev, Púshkin, Bella Akhmadulina, Ayn Rand e diversos outros nomes.

Angelo Segrillo inicia o livro com uma breve apresentação sobre quem são os russos, em seguida fala sobre aspectos como o solo e a vegetação, ou seja, aspectos da sua geografia. Segrillo também fala sobre aspectos geográficos, sociais, históricos e políticos de cidades importantes como Moscou e São Petersburgo, sem deixar de lado as cidades do interior do país.


No decorrer do livro o autor tece descrições sobre acontecimentos que moldaram o povo russo, pois eles enfrentaram diversos momentos turbulentos, incluindo o período em que os czares comandaram o país, algo que durou entre 1547 e 1917. Segrillo fala das participações do Império Russo na Primeira Guerra Mundial, mas também da União Soviética na Segunda Guerra Mundial, sem esquecer um importante evento entre essas duas guerras, a Revolução Russa. Outro período importante da história russa e mundial retratada no livro é a Guerra Fria que ocorreu entre a União Soviética e os Estados Unidos da América.

O meu interesse pelo povo russo e pela própria Rússia começou a surgir por meio de filmes, sejam eles sobre a Revolução Russa ou mesmo sobre a Segunda Guerra Mundial, mas esse interesse foi acentuado quando entrei de vez no mundo da literatura. Contudo, muitas das peculiaridades desse país passa despercebido pelo público em geral e me incluo nessa, pois o meu conhecimento sobre a cultura, economia, história e até mesmo o modo de vida russo ainda é superficial. A proposta desse livro é justamente apresentar um pouco dessas peculiaridades sobre a história russa, mas também o quanto esse povo é parecido e diferente de nós brasileiros.


"Os Russos" é um livro incrível e bem interessante, fica claro que o autor realizou profundas pesquisas e estudou muito sobre a história da Rússia para escrever esse livro. Eu apenas senti falta de mais informações sobre a cultura russa, em especial no campo do cinema e da literatura. Esse é um livro que traz informações gerais sobre o país, pois trata de diversos temas. Em suma, é um livro imperdível e recomendo para todos que querem conhecer um pouco mais sobre esse país!


Sobre o autor: Angelo Segrillo é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Língua e Literatura russa pelo Instituto Pushkin de Moscou. Pela Contexto é autor do livro Hungria 1956 e Os Russos. Foto por Francisco Emolo.

Ficha técnica:
Título:
Os Russos
Autor: Angelo Segrillo
Editora: Contexto
Páginas: 300
Ano: 2012
ISBN: 9788572447263
Onde Comprar: Amazon - Contexto

Postar um comentário

0 Comentários